17 de novembro de 2013 22:44

Legging efeito molhado

Por Cíntia Rojo

Um dos itens mais controversos da moda, na minha humilde opinião, é a calça legging. Sei que ela é objeto de amor para 9 em cada 10 mulherões mas confesso: tenho trauma dessa roupa e não me entendam mal, eu explico…

Eu sou gordinha desde a adolescência e vocês pensam que naquela época era esse festival de lojas lus size oferecendo tendências de moda para todos os gostos e bolsos? Na-na-ni-na! A calça legging, então, saiu do seu ambiente original – a academia – e invadiu as ruas da cidade. O problema é que as combinações da calça legging eram – e de certa forma, ainda são! – basicamente camisas e camisetões largos, sem corte, sem cintura e em tecidos ruins. Tradução: a legging era combinada com verdadeiros sacos de batata.

Vocês devem estar se perguntando “mas ela nunca vestiu uma legging?”. Claro que vesti, meninas, mas de um jeito muito específico: com tênis e camiseta, para academia ou outra atividade que exigisse caminhada (fazer compras, por exemplo).

Só que eu estou disposta a mudar minha opinião e, por isso – e também porque uma leitora pediu,  fui pesquisar e aprender como brincar com a legging nas nossas produções.

Há algumas regras e alguns conselhos de amiga. As regras são recomendações dos stylists e os conselhos de amiga são meus, porque eu sou gorda e sei o que pode dar errado e comprometer a nossa silhueta.

Legging estampada

As regras são:

  1. Cubra o bumbum. Regra essencial, inclusive para quem é magra. Essa regrinha é para que o visual não fique vulgar ou mesmo feio.
  2. Equilibre o look com uma peça mais larguinha. Para equilibrar o visual, escolha uma peça mais larguinha para a parte de cima. Pode ser uma bata, camisa, blazer, casaco, cardigã… o que você quiser!
  3. Equilibre as estampas. Se quiser usar uma calça estampada, use a mesma regrinha do equilíbrio e opte por uma peça lisa para cobrir a parte de cima. Há um conselho de amiga para a brincadeira com estampas… continue lendo!

Os conselhos de amiga gorda são:

1.       Compre a calça no seu tamanho. Parece óbvio mas não é. Lembre-se que a legging estica e só porque um número menor entrou, não quer dizer que você deva comprá-lo. Ao comprar um número menor, o tecido vai esticar além do que deveria e sua calça pode ficar transparente. #NãoQueremos

2.       Escolha um bom tecido. Há diferentes tecidos com elastano que dão uma cara muito bonita à peça. Um dia desses vi uma legging que imitava calças de montaria; o tecido ao invés de liso, era canelado e a calça era muito bonita. Há tecidos encerados ou leggings com aspecto “molhado” que também tornam a peça mais bonita.

3.       Evite a legging branca. A menos que você não se incomode de todas as celulites ficarem evidentes. Eu, particularmente, não me sinto bem com celulite aparecendo por baixo da roupa mas não é uma regra; é conselho de amiga. Se você gosta de calça branca, o jeans é perfeito pois combina com tudo e é uma peça super chique! Opte então por uma jegging (legging jeans) que é linda! Na foto, a modelo Cléo Fernandes usa uma legging montaria que eu já falei que gosto. Mas o jeans branco, definitivamente, é look celebridade! #Adoro

Legging Montaria Branca

4.       Entenda o formato do seu corpo. Eu, por exemplo, tenho quadris largos (e gosto deles assim). Se esse não é o seu caso, evite as leggings pois, por serem muito justas, elas salientam as curvas. Dê preferência, então, para calças de corte reto ou flare, que equilibram a proporção da parte de baixo do corpo.

5.       Mix de estampas e cores. A gente pode (e deve) brincar com estampas e cores. Misturar estampas é um truque de styling que torna o visual mais interessante e divertido. Contudo, o visual pode ser perigoso; por isso, olhe-se bem no espelho e veja se as estampas estão harmoniosas. Se não conseguir um jeito de misturar padronagens de estampas diferentes, faça como a Nadia Aboulhosn, que ao invés do preto básico optou por uma regata peplum vinho (foto) para compor o look com a legging estampada. Informações da temporada: as estampas em alta são floridas, folhagens e étnicas. Brinque à vontade!

Legging nadia-aboulhosn1

Assim que eu arrumar uma legging, vou montar um look pra vocês dizerem se gostam ou não. Superar esse trauma virou questão de honra! 😉

  • Maria Faria

    Maravilhosas as dicas e acabei descobrindo que acerto em grande parte, apenas me olhando no espelho. Uma vez passei uma situação constrangedora em uma padaria, estava usando legging e uma mulher ficou me olhando e falou com a outra que “gorda não deveria usar legging”. Fiquei olhando para ela até ela ficar intimidada e sair da padaria. Tentei constrangê-la como ela havia feito comigo e consegui. O fato é que passei a me perguntar se estava fazendo a coisa certa. Mais tarde entendi que não é que gordas não possam usar leggings, o fato é que o preconceito contra o obeso predomina sempre. As dicas que você deu, servem também para as mulheres magras, dá para transformar a legging numa peça charmosa, se bem combinada. Agora, se você nunca gostou, não se preocupe em gostar, gosto não se discute. Muito obrigada pelas dicas. Bjo!

    • É verdade, Maria, as magrinhas também devem ter “simancol” na hora de usar legging. Aliás, simancol é como calça jeans, né?! Cai bem pra todo mundo!

  • Me incomoda muito, aquelas mulheres gordas ou não que usam a dita legging marcando a “pepeca” gente não pode deixar a “pepeca” ali a vista, fica feio, fica cafona, brega, vulgar e etc!!! e tem também aquelas que parecem embaladas à vacuo e a celulite gritando, quase saltando, fugindo mesmo daquele aperto todo!!! e detalhe magrinhas também tem celulite não é um privilégio só nosso GG não, meninas atenção!!!

    • Claudia, bem lembrado: uma roupa ajustada é bem diferente de apertada! Quando aperta, não dá certo… mas se é bem ajustada ao corpo, a coisa funciona! Concordo contigo: pepeca bem escondidinha, por favor! hahahahaha

  • Luciana Correia

    Amo legging… Uso muito… Mas resumiria em 2 dicas… Usá-las com blusas abaixo do bumbum e legging branca não né? Só crianças ficam bem… rs
    Se dúvida uma peça que há tempos já saiu da academia e foi para as ruas… 🙂

    • Legging branca parece roupa de criança mesmo. Se usar com batinha rosa-chiclete, só vai faltar com tênis que tem luzinha piscante kkkkkkkk 😛

  • Eu simplesmente AMO legging, acho que marcam o corpo na proporção ideal, obvio cobrindo o bumbum. Uma bela camiseta, uma camisa mais compridinha, até algo como uma micro vestido fica lindinho. Concordo legging branco é como meia branca, terrível.

    • Meia branca… eu tinha esquecido dela! rsrsrs… concordo que a legging pode ser uma roupa versátil!

  • I love legging… até pq uso tds os dias, é minha roupa de trabalho, afinal, mulherão tb pode ser professora de educação física!

    • Aí sim, Marília! 🙂

    • Eu também adoro, trabalho direto com elas, afinal os clientes que entram aqui na loja querem levar a mesma estampa que estou usando…rsrs

  • Sempre tive medo de calças brancas, mas a modelo na foto acima está simplismente maravilhosa. Vou tentar!!! rs…

  • Pingback: Plus Size()

  • eu sou baixinha tenho 1 metro e 52 sou meia gordinha tenho 64 anos.eu não quero usar roupa de senhorinha eu quero uma roupa normal mas moderna mas para mim ir pra igreja eu nao gosto de usar roupas de senhoras de idade,então eu quero saber como que eu devo me vestir que eu gosto muito de legue eu tenho medo de usar saia porque eu acho que não fica bem pra mim. para você me responder se tá certo ou errado.bjs

  • Adorei o post!
    Temos um site e fabricamos calças estampadas.

  • Roberta Ribeiro

    olá Cintia. sou formada em Educação Física e agora estou exercendo minha profissão em uma academia. tenho que ir sempre de legging mas sempre tem as que marcam a “pepeca” ou as blusinhas que sobem e acabam mostrando. sou meio complexada com isso pois na época da faculdade, todos já me zoando exatamente por isso. é muito difícil achar regatas q sejam compridas e esportivas para eu poder trabalhar 🙁

  • keila

    Legging branca só com photoshop

    • keila

      como na foto aí de cima

  • Lilian de Carvalho

    para o meu marido eu so deveria usar legging e so preta ainda por cima qdo no ele inventa e faz com qure eu coloque mhas calças de academia q sao estampadas…
    ameiiii suas dicas…

  • soraia

    eu tenho um truque , legging com blusa e mais um colete ou cardigã usado aberto , cria linha vertical , deixa mais magra e fica mais bonito .

  • Adriana

    oi sou gordinha e gosto muito de legging, me sinto mais confortável pois uso pouco calça jeans pois me machucam muito , gostaria de saber a altura exata da blusa por cima da legging gosto muito de usar a blusa no meio da coxa ñ sei se estar certo , também gosto das leggings bem em baixo da perna me cinto horrível qd fica no meio da canela da a impressão de que minha perna ficou fina ,aguardo respostas ,

  • Ivanilde Souza dos santod

    Adorei a leggeg gostaria de receber em meu hotmail outros modelos e compra los

  • Pingback: Você tem medo de legging branca? – Look do dia | Blog Coccinella()

  • Amei as dicas, principalmente vindas de uma também gordinha. A pouco tempo descobri que muita gente sente aversão pelos gordos e fiquei muito traumatizada. Nem queria mais sair de casa, mas agora resolvi fazer uma roupa bonita e curtir a vida, por isso acabei aqui. Beijo!

  • queria saber como usar calça legue colorida

  • Beatriz

    Adorei as dicas pois vou começar fazer
    Academia mais ñ sei oque usar…

  • Beatriz

    Gostei das dicas
    Eu vou começar fazer academia mais ñ sei oque usa
    Me ajuda