25 de novembro de 2009 14:32

Por Renata Poskus Vaz

Em 2008, a revista Chocolate, admirada entre as jovens leitoras angolanas, organizou um concurso de beleza chamado Miss Chocotale, mas não imaginou que uma gordinha de 25 anos, 1,72m e 100 Kg seria uma das 10 finalistas. O nome dela é Tânia Almeida e criou uma saia justa entre os coordenadores da competição, que só analisaram fotos de rosto e esperavam apenas beldades magras em sua seleção.

Na foto acima, a linda angola que acompanha nosso Blog

Sem critérios de seleção, mas preconceito de sobra

O Miss Chocolate foi patrocinado por uma marca de linha de cosméticos e uma rede de perfumarias. As únicas exigências para participar do concurso eram a de se inscrever em uma das lojas e entregar uma foto em que estivesse usando os produtos da linha. E foi isso que a Tânia fez. Apoiada pela família, chamou uma amiga maquiadora, que por sua vez trouxe um fotógrafo, fez uma produção digna de modelo de capa de revista e tirou mais de 250 fotos. Depois, escolheu a predileta para a inscrição.

“Fui à perfumaria e me espantei quando a atendente deu uma gargalhada e disse que eu não poderia concorrer por estar fora dos padrões”, lamenta-se Tânia. Persistente, não se intimidou e falou com a gerente, que se desculpou pela atitude da funcionária e recebeu a sua candidatura.

Depois de um mês, Tânia recebeu a ligação da organização do concurso dizendo que estava classificada entre as 10 finalistas e que participaria de um ensaio final. “Quando chamaram pelo meu nome, olharam para a fotografia e para mim, depois olharam novamente, pareciam não acreditar que era eu”, desabafa.

à esq. foto que usou para se inscrever, à dir. foto realizada na etapa final

Uma vencedora

Em Angola, o preconceito é mais latente do que aqui no Brasil, agravado pela carência de personalidades GG e de lojas de vestuário para este púbico. Pelo que descreve Tânia, a organização da revista não esperava que uma gordinha se candidatasse a Miss. Ficaram surpresos, atônitos com a “audácia” deste mulherão. “Embora não tenha conquistado o primeiro lugar, consegui vencer o meu desafio pessoal e provei para muitas pessoas que quando queremos, independentemente do ”padrão”, nós podemos fazer. Desde então venci muitos dos preconceitos que tinha em relação ao meu corpo e melhorei bastante a minha auto estima”, fala a vencedora.


relacionados

Você vai gostar também

  • Tânia

    Vc é lindaaaaaa , e que situação motivadora a todos.

    Garanto que alem de voce ter saido vencedora, muita gente em seu país deve ter refletido sobre isso e ao menos alguém deve ter visto que sim existe beleza em mulheres Gordas e muita beleza como é o seu caso.

    Mata minha curiosidade vc ficou em qual colocação?[para mim e para quem ler isso garanto que vc ficou em primeiro.]
    E e vc podia enviar p/ blog as outras finalistas né 🙂

    Sabe como é mulher super curiosaaaaaaaaaaa.

    bjssssss sucesso vc já eh vencedora

    • Tânia Almeida

      Oi Kalli. Obrigada pelo comentário e pela força, só pra vc ver, o concurso tinha critérios tão subjectivos que a revista só publicou as 5 primeiras das quais eu não fazia parte, na verdade não sei em que lugar fiquei, mesmo assim consegui alcançar o meu objectivo. Quanto as outras finalistas amanhã posso ver os meus arquivos acredito que tenho algo.

      Beijos e sucesso pra vc tb.

      • Raimundo

        Não soube deste concurso, isto também porque não sou um apreciador deste tipo de magazines (Caras, Chocolate…). mas fiquei tocado com a tua história. Vc é uma pessoa especial. Parabéns pela atitude e personalidade. Seus pais devem ter muito orgulho de si

  • Keka Demétrio

    Gataaaa, vc é um espetáculo!!
    Espetáculo de beleza, de determinação e coragem.
    Sinto-me um pouco mais aliviada qdo me deparo com mulheres como vc. Aos poucos vamos novamente tomando as rédeas de nossas vidas, tão diminuida por um preconceito absurdo.

    Grd bjo

  • Debpra mateus

    prima tu és linda .. tou orgulhosa és lutadora … beijos

  • Debora mateus

    prima tu és linda… tou orgulhosa és lutadora… beijos parabens

  • gabriel sequenha

    uau tânia que bom,estaria a mentir se te dissesse k ñ fikei surpreso mas tb é verdade k desde k te conheço sempre mostraste ser uma menina batalhadora,humilde e a cima de tudo abensoada e ali está mais um dos resultados ….epah até estou sem palavras mas ñ iria deixar de te dizer pra continuares a ser a menina linda,maravilhosa e ja agora miss k tu es…
    desejo-te sucessos em tudo k fizeres na tua vida e ñ deixes de ser minha dji….pk te adoro bwelelé.

  • paty aquino

    ta de parabenns. vc é absolutamente linda!!!! é uma vencedora com certeza…. Diariamente passamos por situaões que nos fazem pereceber como somos VENCEDORES!!!!! muito orhulho de mulherões como vc no Brasil e no Mundo!!!!

    grande beijo

  • Nossa minhas amigas do blog, antes de tdo fico feliz com a garra e a determinação dessa linda negra , que não desistiu perante ao um preconceito, temos que ser assim sempre lutadoras guerreira enfinnnn , mas nunca desanime perante a dificuldade parabéns
    bjokas á tdas vcs…
    drika silva

  • renatavaz11

    Gente,

    Além da Tânia, temos outras meninas de Luanda, Moçambique e Cabo Verde que nos visitam. Isso sem contar as meninas de portugal. Ai, que luxo! Somos internacionais.

    • Dani Lima

      Acho chique num grau que vocÊs nem tem noção!

      HAUHAUAHUAH

      Adoro!

  • Maria

    “Determinação coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso.
    Se estamos possuidos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.
    Independentimente das circustancias,devemos ser sempre humildes,recatados e despidos de orgulho.”

    Dalai Lama

  • Maria

    “A confiança é um acto de fé, e esta dispensa raciocínio.”

    Carlos Drummond de Andrade

  • Maria

    “Aquele que tem confiança em si ganha a confiança dos outros.”

    Textos Judaicos

  • Maria

    “Tânia, tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.”

    Roberto Shinyashiki

  • Talyne Rangel.

    geeeente que nêga escandalo é essa? LINDAA!

  • Amanda

    nossa…lindissima e confiante.
    parabéns..mais do q o primeiro lugar no concurso
    mesmo sem o ter ganho…a força de mostrar q independente de “padrões” vc é capaz…te torna a melhor….cada dia mais me orgulho de ser gordinha…
    por ter q superar cada dia uma coisa nova…e estar sempre vendo q sou…somos..capazes sim….adorei a reportagem…bjao meninas

  • Tarcísio Baptista

    Oi, filha. Fiquei impressionado pela beleza, que é e sempre fopi indiscutível, pela determinação, pela fé, que remove montanhas e por teres chegado aonde chegaste, tendo sido uma situação em que a realidade ultrapassou o sonho. Foste injustiçada, mas para mim, já ganhaste. Continua, q Deus escreve direito por linhas tortas.Bj
    Tio Císio

  • Dudovala

    Tânia,
    Há tempos coloquei como nota de entrada no meu enderesso: O VENCEDOR NÃO FOGE/O FUGITIVO NÃO VENCE…
    Nas nossas conversas ja te falei que xtou orgulhoso de ti e isto antes de saber desta situação.
    GUERREIRA… São vários adjectivos qualificativos que citaria aqui e não cobririam tanta bravura que coroaram tua vida até aqui.
    Vá em frente que atrás vem gente.
    Beijão do teu tio.

  • vitor santos

    Eu mesmo não te conhecendo direito, sempre te achei batalhadora… keep on like that girl…

    With love
    Vitor Santos

  • Paulo Mandela

    Maninha

    Eu te adoro muitoooooo.

    Tu tens uma áurea de vencedora nata a tua volta que chega até a ser contagiante. É confiança a mais que repassas, que torna-se meio que dificil não ser levado por ela (a melhor descrição talvez fosse como que um “charme hipnótico”).

    Meus parabéns pela excelente entrevista e pelo testemunho. Foi uma óptima lição a aqueles que insistem no conceito de modelos magrelas.

    Xoxo.

    Paulo

  • Sandra Cruz

    Tânia,Sei o quanto passaste para chegar até ai o mais importante é a coragem e tu mostraste o quanto és corajosa,dou-te toda força minha colega continua que ainda vais muito longe e acredita que arrasaste,as tuas fotos estão lindas de doer.sei que és mais umas das mulheres angolanas batalhadoras,bonita,inteligente,é acima de tudo sem preconceito,tudo que uma mulher precisa tu tens.força tânia, bjos.

  • Oí fofa, parabens. Primeiro não considero você de gorda. Além de seres gira, acho que tens um corpo muito bonito.
    Fizeste uma coisa que poucas mulheres têm coragem de fazer.
    Tiveste muita coragem e tambem podes saber que serviras de roll model para muitas jovens com auto estima baixa e cometem o erro de fazer operações disnecessária, bem como tomar medicamentos para reduzir o peso que muitas das vezes tem tido efeitos colaterais graves.

    É uma honra conhecer uma beldade, batalhadora como voce, parabens, parabens, parabens.

  • Elsa

    oiiiiiiiiiiiiiii, adorei as fotos, tas linda, es linda e disso ninguem irá apagar a sua beleza apenas deus… fiquei muito orgulhosa de si por teres ultrapassado o preconceito.
    falando do preconceito é uma doença no nosso país….. alias os mangoles gostão das fofinhas e não das magricelas, magresas. bjos elsa salueva

  • Duandele

    Amiga, para mim você não é vencedora, mais sim mais que vencedora, conseguiste ultrapassar o preconceito.

  • Stella Marley

    Tânia, de facto és uma vencedora e tanto!
    não se precisa de “padrões” para sermos nós mesmos, o importante é ser feliz e conseguir atinguir as nossas metas!
    Foste um exemplo de coragem, persistência, confiante e determinação, e acima de tudo provaste ao mundo que não se precisa de “padrões” para se ser feliz, tu tens a”medida” para isso, foste simplesmente tu!
    beijos e felicidades, da colega
    StellaMarley

  • Eliete B.

    Tânia
    Nunca desistas dos teus sonhos, a vida é como uma peça de teatro que não permite ensaios por isso concretiza os teus sonhos independetemente da vontade dos outros.
    Estas linda.
    Parabéns.

  • arlete

    Devemos fazer das barreiras, o trampolim para o sucesso e tu és o exemplo disso. . .beijão

  • Helena

    Gostosonaaaaaaaaaaaaaaaaa, lindonaaaaaaaaaaaaaaaaa é carga
    de facto eu confirmo tú es lindadissima parabéns adorei a tua determinação, coragem e apesar de tudo a tua auto estima é que te tornou uma grande vencedora. bjs linda ESTOU PINK NEGRA RARA

  • Isaias Mendes

    Ola Taniuska. Infelizmente a nossa sociedade prefere ignorar muitos dos seus problemas ela prefere a grandeza do faz de conta, do que olhar e lutar pra resolver alguns dos seus problemas mais latentes. Esse é apenas um detalhe nesse oceano de preconceito onde o consumismo nos faz amar mais a embalagem do que o conteúdo.Por isso provaste para essa revistazinha que não precisa ser magra pra ser formosa e bonita.bjo

  • emerson

    “what you will do matters. all you need is to do it”
    Judy Grahn.
    tal como disse esta sabia senhora, nao nos devemos abater por opinioes pessimistas ou padroes estabelecidos pela sociedade.
    temos é que viver de acordo com os padroes definidos por nós e tentar ser felizes dia após dia.
    apos este episodio foste duplamente vencedora, conseguiste estar entre as dez “melhores” e venceste o preconceito.

  • Dani Lima

    Gente, a Tânia é gata e merecia ter ganho! FATO.
    Além de muito bonita, parece ser uma simpatia… essas coisas que a gente sente no sorriso, sabe? Sorriso por sinal que tb é maravilhoso!

    Adorei 🙂

    Um beijo Tan e continue brilhando aqui, aí e no mundo todo!

    ;*

  • emerson

    nunca desista dos teus sonhos, continue a ser como es.
    nao devem ser as opinioes das pessoas outras a definir o nosso destino.
    parabens, foste duplamente vencedora
    1º venceste o preconceito;
    2º e mais importante conseguiste estar entre as o restrito grupo das dez “melhores” o que prova que tens qualidades e nao sao poucas.
    saudaçoes
    emerson

  • PARABENS..É ISSO AI, NADA DE BAIXAR A CABEÇA. DE NV PARABENS

  • Sandra Cruz

    sei o quanto passaste para chegar ate ai,mostraste o quanto es corajosa e sabes bem o que queres,dou-te força para continuares não desista,bjos

  • ANGELA OGGIONI

    Gataaaa, vc é linda d++++!!
    Exemplo de beleza, e coragem. Sorriso mega lindo… nossa…lindíssima.
    Cada dia tenho mais orgulho de ser gordinha…
    amei para sempre a reportagem…
    beijooooos.

  • Sílvio de Almeida (Irmão mais velho da Própria)

    É Carga …
    Quem te avalia é Deus, e não os homens.
    Estes nada sabem sobre ti, são aventureiros e sem paradeiro.
    Eu te conheço bem, toda a vida a lutar contra o preconceito das pessoas, por isso você é carga.
    Sortudo é o teu namorado que te roubou de mim.
    Mas ele que se comporte bem, senão eu zás zás.
    Para mim, tu és a Miss Universo, eleita no dia 4 de Agosto de 1984. Logo que vieste ao Mundo, dei conta que tinha nascido uma Musa Rainha.
    Você também é a razão da minha existência Mana.

    Teu mano, Sílvio de Almeida.

    Bjs, te amo

  • Ivna dos Santos

    “Mais vale as lágrimas de um derrotado do que a vergonha de não ter tentado”
    Prima, o facto de teres conseguido ultrapassar a barreira do preconceito faz de ti uma vencedora.

    Beijo grande

    Ivna Marley a.k.a Rainha Negra

  • Aline Leal

    Mas a mulher eh linda zentem!
    Nao eh concurso de beleza? ¬¬

  • Ellen Moreira Coimbra

    Ela é linda, e pode participar de qualquer concurso de beleza …já que é muy bela…e eles tiveram que engolir né, que uma gordinha tinha sido parte das 10 mais…hurul…nós somos lindas só temos que acreditar como ela fez!!

  • Vania

    TANIA!!!
    PARABÉNS!!!
    Que história sensacional!!!
    Vc é muito bonita, suas fotos são lindas!!!
    Vc merece todo o reconhecimento…por ser tão determinada, persistente, corajosa, linda…enfim, vc é tudo de bom!!
    Parabéns!!!

  • Bete Monta

    Linda mesmo!
    E claro: com atitude…

    Essa é a diferença: expressão da modelo, maquiagem impecável, luz deslumbrante = beleza pura!

    Tânia, parabéns…

  • Virginia

    Gente tô rosa chiclete…..ela é linda e merecia ter ganhado sim…….mais acho que ela ganhou muito mais visitando o nosso blog e ver que ela não está sozinha em nossa luta……
    Tania parabéns mostrou que é um mulherão de verdade.

  • Tânia Almeida

    Obrigada a todos pelo carinho, em especial a minha família, não sei o que faria sem o vosso apoio. Bjs vos amo

    Tanyusca

  • Adelino N

    Caramba, qdo eu disse que vce é linda nao imaginei que tanta (de todo o mundo) já tivesse dado conta de tanta beleza.

    e nao interessam os preconceitos. a verdade e o sonho estao sempre dentro de nós (nunca veem de fora)
    e um reparo só: tu nao es gorda, ess fofa.

    BJOOOO e força!

  • J. Vieira

    Tania,alias mulherao,formosa…chamem la o que quizerem mas o mundo ainda precisa aprender a deixar de qualificar as pessoas pelo aspecto fisico e acabarem com as discriminaçoes.Este teu gesto de coragem e determinaçao é de louvar e continue a ter esta autoestima,pq tu es linda e sabes muito bem que admiro-te. ganhaste de goleada para as que tentaram humilhar-te,muaxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  • AdeRiToPuRo

    Primeiro devo felicitar o artigo em questão pela elevada qualidade que apresenta em termos de estrutura e conteúdo. Parabéns Renata Poskus Vaz!!
    Seguidamente devo dizer que a garra, a coragem e determinação da Tânia devia servir primeiro de incentivo as demais mulheres, segundo de lição aos organizadores de eventos de moda que de forma deliberada e preconceituosa pensam e tendem cada vez mais a incutir a falsa ideia de que a moda faz-se apenas com estereótipos excessivamente magros.
    A devemos em nossas acções de defender e praticar actos que promovam inclusão e não a exclusão social, afim de mantermos uma sã convivência social e acabar com todas as formas de preconceito nos seus mais diversos modos de manifestação.

  • Isabel

    Meus sinceros “PARABENS” linda como tu és,batalhadora naquilo que quer vc merece este lugar.vc tem uma elegancia que muitas que se dizem ser deusas ou diva das belezas NÃO tenhem por isso muitos BEIJINHOS
    “FELICIDADES”

  • Isabel

    Foste e és uma mulher de muita coragem, levanto-me e bato mil veze palmas.
    vc merece, é desse tipo exemplo que a sociedade Angolana presiça ,pra saber lidar com certos preconceitos.

    vc foi explendida!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Muitos bjinhos vc merece

  • Valéria

    LINDA!!!!!
    Vc é simplismente linda…
    No fim da situação…agradeço a Deus por conhecer uma pessoa tão especial como vc e verdadeira….
    BJOOOO

  • Liria

    Parabéns…você é simplesmente lindaaaaaaaaaaaaa…

  • Ladislau Reis

    Que mais posso dizer!? Nessa “dinâmica” sociedade não se adivinham surpresas.
    O bem, o bom e o agradavel deve ser preservado e combatido a todo o custo: a dignidade da pessoa humana (é divina).
    Dá mais carga Tânia…

  • Mello

    Tânia,

    Tu és o máximo! E duvido que haja alguém na face da Terra que não quizesse te conhecer.
    Vá em frente!

    Beijos…

  • Pingback: Nota: Direito de imagem violado |()