9 de setembro de 2015 22:49

Por Renata Poskus Vaz

Raphaella Tratsk Lancini é a maior (e melhor!) revelação da moda plus size brasileira dos últimos anos. Essa ariana de 20 anos, manequim 46 é natural de Joaçaba, vive em Florianópolis (SC) e está de mudança para São Paulo. Ela reúne predicados que poucas modelos plus size possuem. Raphaella não é fabricada, é linda naturalmente. E brilha! Ah, como brilha!

Sempre falo de brilho próprio por aqui. É algo que transcende a beleza e que infelizmente não se compra. Você simplesmente nasce com ele. E como se não bastasse o brilho próprio ela é extremamente profissional (leia-se: não se mete em fofocas, trabalha dignamente e cumpre todos os seus compromissos profissionais). Falo com convicção, na condição de uma entre muitas de suas contratantes. No meu evento, o Fashion Weekend Plus Size, ela deu um show. Foi ovacionada pela plateia e elogiada por todos os clientes para os quais desfilou. Senti um orgulho danado!

Achei por bem mostrar a história dessa menina linda, porque hoje ela já dá o que falar e serve de exemplo para muitas garotas que querem se tornar modelo plus size (e para as que já estão no mercado e não entendem o porquê de não alavancarem suas carreiras). Tenho certeza que um dia Raphaella Tratsk fará sucesso além dos limites do mercado plus size.

Raphaella Tratsk Lancini modelo plus size 3

Mulherão: Como surgiu a ideia de ser modelo plus size?

Raphaella Tratsk: Começou logo quando voltei do meu intercâmbio de um ano na Índia, proporcionado pelo Rotary Club de Herval d’Oeste. Meu Avô Carlão leu uma reportagem na Revista Época de julho de 2012, com a foto de capa da lindíssima Cléo Fernandes, onde o título era “O triunfo dos Gordinhos” e entrou em contato com minha mãe. Ele pediu que ela lesse a reportagem e perguntou: “A Raphaella não se encaixa neste perfil?”. Lembro-me do meu avó dizendo a minha mãe e a mim: “Este é um mercado em ascensão e acho que a Rapha tem tudo pra dar certo nele, pois a beleza ela puxou do avô.” Minha tia Karla estava presente e a mesma falou: “O Vó tem razão, você tem um futuro brilhante à sua frente só precisa um empurrãozinho”. E foi ela quem patrocinou meu primeiro book para castings. Tenho uma família maravilhosa que sempre me apoiou, acreditou, torceu e ainda torce por mim.

Fiz as fotos, mas já sabendo para qual propósito. O fotógrafo me explicou que seriam fotos com pouca produção para mostrar a minha real beleza. Então, com as fotos prontas, minha mãe as divulgou na internet e após 5 dias tivemos o primeiro retorno. Uma diretora de vídeo contatou minha mãe e fiz meu primeiro trabalho. Já em julho de 2013 conquistei o primeiro lugar no primeiro concurso “A Mais Bela Gordinha do Brasil”, o qual me proporcionou grande visibilidade.

Mulherão: E quais seus trabalhos de maior destaque?

Raphaella Tratsk: Em 3 anos de carreira, todos os meus trabalhos foram importantes para mim e para meu crescimento profisisonal. O e-commerce Flaminga (SP) foi onde iniciei minha carreira, depois fui contratada pela marca Vinculo Basic (SC), para as quais trabalho até hoje e sou eternamente grata a estas empresas que me deram a primeira oportunidade! Uma das grandes portas foi o Fashion Weekend Plus Size, que é o maior evento da moda Plus no Brasil!

Raphaella Tratsk Lancini modelo plus size 5

Mulherão: O que você conhecia antes sobre o mercado plus size?

Raphaella Tratsk: Eu desconhecia a moda plus size, sempre sofria pra comprar roupas pois como toda adolescente eu queria seguir a moda, vestir o que minhas amiguinhas vestiam. Por um lado foi bom, pois hoje eu criei o meu estilo próprio. Sou meio rebelde, acredito que muitas das tendências não me valorizam. Eu nunca uso uma roupa por estar na moda, uso porque gosto e porque combina com o meu humor do dia! Antes de ler aquela matéria na revista Época, não conhecia esse mercado e tudo começou a acontecer tão rápido, que fui aconselhada a estudar e aprender sobre o segmento. Desde o começo sigo as tops plus size mundiais e busquei me informar sobre as tops brasileiras. Sempre busco adquirir consciência corporal com treinos na frente do espelho. Adoro quando as marcas dão um feed back antes do shooting sobre as inspirações e após pra saber sobre o meu desempenho. Só assim consigo ser uma profissional cada vez melhor  para o mercado.

Raphaella Tratsk Lancini modelo plus size 7

Mulherão: Você sempre se aceitou ou já brigou com a balança?

Raphaella Tratsk: Quem diz que sempre se aceitou esta mentindo. Eu sofri muito bullying mas sempre reagi muito bem. Porém, como todo ser humano, tive meuss altos e baixos. Já quis ser magra. Graças a Deus eu me olhei no espelho e acabei percebendo que eu nunca ia ser um manequim 38, tão linda quanto sou agora no 46. Acabei descobrindo que, na realidade, eu estava usando as roupas erradas que não me valorizavam. Então, no momento que identifiquei meu biotipo, me tornei uma mulher mais segura e uma pessoa mais feliz.

Raphaella Tratsk Lancini modelo plus size 6

Mulherão: Você cuida do seu peso? Que cuidados com a beleza e a saúde você tem?

Raphaella Tratsk: Com o tempo acabei percebendo como é fundamental cuidar do peso, da pele, do cabelo, das celulites. Cuidar do peso é uma questão de saúde mental e física. Meu instrumento de trabalho é o meu corpo e minha mente, preciso cuidar dos dois e buscar a sintonia, e para isso faço academia todos os dias sem falta, massagem modeladora, uso cinta modeladora para manter a cintura sempre fina, pois meu biotipo é retângulo. Como muitas verduras e legumes e o mais importante de 3 em 3 horas, tomo pelo menos 1,5 de água por dia, lembrando que isso tudo é a minha rotina, não quer dizer que eu não coma batata frita e massa,etc… não significa que eu não falte a academia pra tomar uma cerveja com as amigas. As vezes quebrar a rotina faz parte. E pra deixar a mente tranquila procuro meditar quando dá e sempre manter o positivismo em todos os sentidos, pois até as coisas ruins vem como uma coisas boas para  o nosso aprendizado e crescimento.

Raphaella Tratsk Lancini modelo plus size 2

Mulherão: Você estuda, exerce outra profissão? Quais os seus planos para o futuro?

Raphaella Tratsk: Curso Administração e meu único trabalho é ser modelo. Sou uma menina que nasci para o mundo, quero viajar e pretendo ter esta experiência como modelo fora do país. Levar a beleza da mulher brasileira para todos os cantos do mundo em trabalhos e fazendo cada mulher plus size mais feliz em ver os padrões quebrados.

Raphaella Tratsk Lancini modelo plus size 4

 Mulherão: Tem um recado para os mlherões que ainda não redescobriram a autoestima?

Raphaella Tratsk: Desde pequena sempre fui gordinha, claro que quando criança sofri bullying por estar fora dos padrões. Muitos dos meus sonhos ficaram apenas na minha imaginação. Sempre tive medo de contar para os outros as minhas vontades e acabar sofrendo com mais bullying. Hoje, muitos se surpreendem quando eu digo que sempre foi um sonho ser modelo, desfilar, tirar fotos ou até mesmo ser atriz. Sim, era um sonho, mas quando eu tentava me abrir com algumas pessoas sobre esse meu interesse logo vinha aquela famosa frase: “É você é realmente linda, bem que você poderia perder peso para virar modelo ou se destacar”. E o sonho, ou a minha liberdade de expressão, acabava ali!

Quando criança adorava me maquiar, adorava roubar o salto da mamãe e sair pela casa desfilando. Sempre adorei brincos, jóias e principalmente comprar roupas, desde “pirralha” tenho gosto de provar roupas, me olhar no espelho, me sentir bonita! Mesmo com todo o sofrimento por ser diferente, nunca me achei fora de contexto, sempre me senti normal, talvez por que eu seja normal.

Sou uma pessoa normal, feliz, me aceito como sou, sempre me amei. Também sofri com a descriminação por ter alguns quilinhos a mais e estar fora de um padrão de beleza que muitas vezes é até surreal… Mas nem por isso deixei de me amar!

Meninas e mulheres de todas as idades, que passam pela descriminação por estarem alguns quilinhos a mais, não se torturem, aceitem-se, vocês são lindas por dentro e por fora, lutem pelo seu futuro, por uma profissão, uma vida feliz, alegre, saudável e principalmente, “NUNCA DESISTAM DOS SEUS SONHOS… LUTEM E CONQUISTE-OS!” Este é o maior reconhecimento que teremos em nossas vidas. Tenho somente 20 anos e já conquistei tantas coisas que nunca imaginei que com a idade que tenho conquistaria. E sei que ainda tenho muito a aprender e uma longa caminhada a seguir, Então, meninas…. VAMOS SER FELIZES!….

Veja Raphaella abrindo o desfile da UPSY, no último Fashion Weekend Plus Size:

  • Mariana Britor

    O desfile da UPSY foi o meu preferido! Achei tão lúdico, inspirador e divertido. Sem dúvidas a Raphaella abrilhantou em muito esse momento! As fotos dela na Flaminga sempre são as mais fofas <3

    Muito sucesso a Raphaella e parabéns ao blog pela linda entrevista!

  • Luciana Moretti

    Adorei! Ela é realmente linda, tem expressão, presença e luz!. Espero um dia poder alavancar minha atual carreira e ser reconhecida pelo meu esforço e talento assim como a Rapha. Merecido sucesso! beijos :*