3 de janeiro de 2016 12:41

Por Renata Poskus Vaz

Gata, o verão chegou! Ele é meu, seu, de todas nós. Nada de vergonha, nada de ficar em casa, nada de se privar de ter um verão feliz por causa dos seus poucos ou muitos quilos a mais. Abaixo, 9 dicas para ter um verão sem-vergonha… hihihihi… Ilustram a matéria fotos gentilmente cedidas por nossas leitoras lindas.

  1. Não siga dicas!

gordinha de biquini 1

Acima: nossa leitora Ana Benicá, de Ipatinga, MG

Nossa primeira dicas é: não siga dicas! Isso mesmo! Parece uma incoerência nossa, já que esse é um texto de dicas para você curtir o verão de biquininho, não é mesmo? Mas nós somos uma exceção, porque torcemos para que você curta o verão intensamente, sem precisar mudar seu corpo, do jeitinho que é.

Muitas revistas e sites femininos vão te passar dietas malucas para emagrecimento em tempo recorde, que vão acabar com sua saúde e bom-humor. Vão te fazer acreditar que seu corpo é feio, que precisa ser melhorado e que não deve ser exibido por aí enquanto não estiver “perfeito” . Não caia nessa! Não siga esse tipo de dica.

2. Não se importe com as suas dobrinhas!

gordinha de biquini 6

À esquerda, Carol Malgarin de Porto Alegre, RS. À direita, Claudia Araújo, Aracujo, SE

Fala sério, minha amiga, celulite, estrias e dobrinhas todo mundo tem, em maior ou menos volume. E, olha só, há até quem ache muito sexy tudo isso! Não esconda suas curvas e nem as dobrinhas que fazem parte de quem você é. Não tenha vergonha!

3. Compre um biquíni novo!

gordinha de biquini 4

Acima: Mariana Donato, Recife, Pernambuco

Parece besteira, mas comprar um biquíni novo pode te motivar – e muito! – a enfrentar a praia, sem vergonha, neste verão. Compre um biquini que você realmente ache bonito, estampado, colorido, com ou sem bojo, de amarrar embaixo ou hot pant. Ouse, arrisque, escolha, experimente! Existem muitas lojas online que vendem biquínis plus size, basta pequisar no Google. Se não gostar ou não servir, basta devolver e pedir o dinheiro de volta (isso é lei!). Aqui mesmo no Blog Mulherão já fizemos inúmeras matérias com dica de moda praia para gordinhas.

E não se prenda à regras. Quer usar fio dental? Use! Quer usar cortinha? Use também. O corpo é seu, o dinheiro é seu e o biquíni deve seguir o seu gosto!

4. Olhe para o lado, você não é a única gorda do mundo

gordinha de biquini 5

Acima: Talitha Vasconcelos, que mora em Campinas, SP

Quando estamos com sobrepeso ou obesas temos a tendência de achar que seremos a única gorda da praia ou do clube, o centro  das atenções, o ponto de referência, o assunto das fofocas. Acreditamos que todos os ollhares estarão voltados para nós. A verdade é que tá cheio de gente gorda por aí. E emagrecer não te fará ficar isenta de comentários ou olhares maldosos alheios, porque brasileiro nasceu com a fofoca na veia. Arruma motivo para falar de tudo e todos, até de gente magra. Enquanto você se priva de curtir o verão, muita gorda abusada o encara de frente, com muita felicidade, sensualidade e bom-humor.

5. Fuja de gente que te coloca pra baixo

gordinha de biquini 3

Acima: Jossana Lauria e seu boymagia, de Goiânia, GO

Imagine a cena: você compra um biquíni novo que adorou. Aí, você se prepara para pegar aquela piscina, coloca o biquini e se acha bonita de verdade. De repente, vem um parente ou o namorado e faz a maldita pergunta: “tem certeza que você vai assim?” e tem os que vão além e complementam com: “esse biquíni não está legal em você”. Afaste-se dessa pessoa. Ela não está sendo sincera, trata-se apenas de um vampiro emocional, alguém que quer te vcer triste para se sentir melhor. Se você escolheu aquele biquini e o vestiu é porque gostou e se sentiu bem com ele. Quem te ama vai te apoiar e não te fazer críticas que podem te magoar.

Fique ligada! Não seja uma escrava emocional dessa gente. Há muitos namorados que ofendem suas companheiras por ciúmes, mas as fazem acreditar que são feias ou indignas de curtir o verão de biquininho. Companheiro que te ama de verdade vai querre te ver feliz. Vai te achar linda com 50, 100 ou 150Kg. Estará ao seu lado, de mãos dadas, sem vergonha alguma. Então, lembre-se, se a pessoa  (seja ela amiga, mãe ou namorado) te ofende e te critica, afaste-se dela.

6. Curta com seus filhos sem medo dos olhares

gordinha de biquini 2

Acima: Viviane Cibantos, de Marília, SP

A infância dos nossos filhos passa rápido. Você quer participar ativamente desta fase ou apenas observar, de longe, da cadeira, dando tchauzinho? Você quer ser protagonista ou uma coadjuvante distante da melhor parte da vida dos seus filhos? Você quer integrar ativamente essas memórias ou ser uma vaga lembrança do passado deles? Então, saia da cadeira. Levante seu bundão GG e o desfile pela areia, corra, nade, pule ondinhas, faça castelinhos na beira do mar com seus filhos. Aproveite! Não se esconda! Eles não merecem isso (e nem você!).

8. Não se esconda enrolada na canga

gordinha de biquini 8

                                                                         Acima, Cristiane Oliveira, de Salvador, BA

Canga se chama saída de praia e não permanência de praia. Ou seja, você deve usá-la para chegar ou sair da praia e não ficar o tempo todo com ela. É um direito seu usá-la o tempo todo e eu até acho melhor que você fique na praia enrolada na canga, do que não vá à praia. Mas, aos poucos, tente se libertar. Se a sua intenção é se esconder atrás dela, saiba que quando ficamos enrolada em uma faixa de tecido acabamos chamando ainda mais atenção. Além disso, você ficará com marconas de sol, passará calor, etc. Liberte-se!

9. Não esqueça o protetor solar

gordinha de biquini 7

Acima, Nathalia Magalhães, de Guarulhos, SP

Você já está cansada de saber disso. Mas devido ao grande número de camarões plus size circulando pelas praias, não custa relembrar. Passe filtro solar e o reaplique diversas vezes, principalmente se fizer exercícios ou nadar.  Nossa, circunferência é maior, portanto, a área para queimar e arder também kkkk… Peça ajuda para aplicar o protetor, assim evitará manchas, já que nossos bracinhos fofos não alcançam toda nossa área de gostosura! ♥