31 de dezembro de 2009 14:14

Por Ana Paula Menezes


Embora essa frase tenha ficado célebre no discurso de Barak Obama, hoje eu vou tomá-la emprestado para me fazer entender. Desde que me entendo por gente eu fui gorda, acima do peso, plus size, o que quer que seja que vocês queiram chamar.

Muito cedo eu tive de enfrentar um mundo que julgava as aparências, um mundo onde arrumar namorado, sair bonita em uma foto, ser bem sucedida e usar biquíni eram coisas para as magras.

Eu levei muito tempo achando que esse mundo é que tinha razão, eu levei muito tempo até entender que nenhuma dessas vozes era a minha própria voz. E que sim, eu podia ser tudo que eu quisesse. Eu trouxe ao longo desses meses em que escrevo para o Mulherão matérias que falam sobre mulheres ao redor do mundo que acreditam que elas podiam e que fizeram acontecer, para lembrar a todas nós que, sim, nós podemos.

Podemos ser modelos, empresárias, podemos ser atletas, podemos ter um amor sincero, podemos nos vestir bem, podemos estar dentro do nosso próprio padrão ao invés de seguir um padrão feito por terceiros, podemos ser altas, baixas, loiras, vestir tamanho 56, 60 ou até 36, podemos ser o que quisermos, para isso basta apenas acreditar em nossa própria força.

O poder de ser feliz reside em cada um de nós e por mais que pareça difícil de encontrar, saibam que está tudo aí dentro de vocês mesmos. Por isso, queridas amigas (e amigos) eu quero desejar um 2010 com essa consciência de que o mundo está ao nosso alcance. A felicidade é algo que a gente pode ter e que não depende do nosso manequim.

Nós podemos tudo que quisermos.

Obrigado a todos os leitores e à equipe do Mulherão pela oportunidade de participar.

Felicidades a todos nós!

  • Liria

    ANA PAULA

    COMO VOCÊ É LINDAAAAAAAAAA MENINA….
    AMEI TUAS PALAVRAS…É ISSO AÍ EU TBÉM PASSEI E PASSO POR TUDO QUE VOCÊ ESCREVEU, MAS PODEMOS SIM ENCONTRAR DENTRO DE NÓS A ACEITAÇÃO, A BELEZA E A CAPACIDADE DE FAZER ACONTECER AS COISAS DE MANEIRA ALEGRE EM NOSSAS VIDAS….GOSTARIA DE CONVIDÁ-LA PRA ESCREVER TEXTOS PARA EU PUBLICAR NO BLOG QUE CRIEI PRA NÓS GORDINHAS.

    gordinhasbonitas.blogspot.com

    EMAIL: liriasouza@yahoo.com.br

    FELIZ 2010 PRA VOCÊ….
    BEIJOS,LIRIA SOUZA.

  • Ada Cristina

    Yes!!!! We can!!!

    Já passei por situações desagradáveis muitas vezes por ter um “corpinho” mais avantajado, porém, o que realmente importa é o que temos dentro de nós: a capacidade de sermos o que queremos ser e de nos amarmos como somos.

    Antes de conhecer e de passar a ler o Blog Mulherão, infelizmente, eu não me aceitava e, ao ouvir qualquer comentário sobre como eu estava, chorava e me descabelava…queria ser magrinha e ‘dale’ dietas miraculosas que não surtiam efeito…

    Graças a Deus este Blog tem e vem mudando a minha vida e me fazendo crer que POSSO SIM ser feliz com meus quilinhos extra.

    Parabéns por compartilhar suas palavras…beijos e Felicidades porque NÓS PODEMOS!!!!

    Ada Cristina

    • Vilma

      Adorei cada palavra escrita…Desde criança fui alvo de críticas e deboches na escola pelo fato de ser gordinha e todas essas coisas que todas nós já passamos. Mas hoje é o momento de cada uma de nós encontrar a verdadeira beleza, acreditar que podemos ser felizes independentemente dos critérios “socialmente aceitos”. Somos grandes, e da mesma forma temos muito amor dentro de nós, alegria de viver e desejamos muito ser amadas e aceitas…Queremos ser felizes!!!

  • Yesssssss, WE CAN!
    AMEI!
    PARABÉNS!
    bjão

    FELIZ MULHERÃO NOVO PRA VC!

  • Já dizia Henry Ford…

    ‘Se você pensa que pode, ou se pensa que não pode, de qualquer maneira você está certo’.

    Então… eu posso !!

    Beijos! Feliz 2010!

  • Camila

    Ameiiii
    super lindo
    e pra finalizar o ano com o pé direito
    SIM ,NÓS PODEMOS!!!!
    Uhhuhuhuhuhuhuh

    amo esse blog

  • Aninhaaaaaaaa

    Vc é Gorda + FOFA no jeito de ser que eu conheço vc sabe disso neh?
    Te admiro demais e temos historias bem parecidas e o melhor disso é que :
    Tanto EU quanto VC podemosssssssssss e somossssssssssss muito feliz cada uma a seu modo[vc bem mais doce e apaixonada do que eu hauhaua].
    E desejo a ti Linda um 2010 ainda melhor que todos os anos que já teve antes.

  • Aninhaaaaaaaa

    Vc é a Gorda + FOFA no jeito de ser que eu conheço vc sabe disso neh?
    Te admiro demais e temos historias bem parecidas e o melhor disso é que :
    Tanto EU quanto VC podemosssssssssss e somossssssssssss muito feliz cada uma a seu modo[vc bem mais doce e apaixonada do que eu hauhaua].
    E desejo a ti Linda um 2010 ainda melhor que todos os anos que já teve antes.

  • Feliz 2010!
    Este ano é o ano de nossas conquistas e vamos ficar toda boa!!!! rsrsrsrs
    Bjs,
    Re

  • liliana

    guria! amey suas palavras
    nós podemos tudo quando estamos de bem com a vida e nos amamos profundamente
    beijokas e felicidades
    ahhh escreva mais vezes, vc escreve muito bem!

  • Bom texto.
    Meu peso é um número na balança e não um atestado da minha inteligência. Meu Q.I. é mais pesado que isso hahaha!

  • Renata

    Oi… adoro seu blog e fiquei mais fã quando vi seu depoimento na novela… também sou “plus size” e ainda luto para me aceitar mas eu chego lá… suas palavras só me fazem bem e me motivam para chegar onde quero… me achando linda como sou!

    Yes, I can… Yes, we can…

    Feliz 2010!

  • ARRASOU! Adorei tudo o q vc falou. E vc é uma graça! Feliz 2010!!
    http://garotaglamourosa.wordpress.com

  • AMEI AS SUAS PALAVRAS… EU JA PASSEI E PASSO ISSO ATE HOJE ….MAS O Q IMPORTA É SERMOS FELIZES…PARABENS PELAS TUAS PALAVRAS… Q DEUS TE ABENÇOE …

  • Ana

    Obrigado meninas! É sempre bom saber que as pessoas gostaram do que escrevo! Beijos em todas!

  • Aninha,
    O que vc falou é verdade, podemos ser o que quiser independente do peso, pois p sermos felizes , depende de nós msmas podemos sim ser lindas , sempre repito isso p mim mesma, e p tdas nós acima do peso.
    E pode crer que não foi só vc que pensava que para sermos felizes dependia do nosso peso , pois á cada dia percebo que minha essencia está bem, sempre acho que somos o que somos e nunca devemos nos esconder de nós msmas , e como diz a Keka (temos que nos jogar) sermos quem queremos ser empresaria , advogada podemos tdo aquilo que queremos , só depende de nós msmos , bjokas p vc Aninha!!!

  • Ana,
    já faz um tempinho que acompanho o mulherão e, a cada novo post, fico mais feliz com o blog. Não sou um mulherão mas tenho muitas amigas que, como vc, são lindas. Não APESAR de serem gordinhas, mas pq são o q são: mulherões.
    Amo de coração esse cantinho de confiança, auto-estima, aceitação e, claro, beleza inconfundível.
    Parabéns por tudo: pelo blog, pela iniciativa, pela vida.
    Bjo, Amanda

  • POXA, ESSE POST LEVANTA A AUTOESTIMA DE QUALQUER UM. A MAIS DURA EPURA VERDADE QUE ENFRENTAMOS NO MUNCDO É REALMENTE ESSA…NÃO ACREDITAR EM NÓS , PQ O MUNDO PENSA E NOS AVALIA DA SUA PRÓPRIA MANEIRA. UM AMOR….AH, UM AMOR DE VERDADE, QUE ULTRAPASSE O DESEJO SEXUAL, QUE SEJA SINCERO, QUE ESTEJA ALI DO SEU LADO A QUALQUER HORA…SENTIR-SE LINDA, SENTIR-SE SUFICIENTE…
    ESTOU COMEÇANDO A CONHECER UM MUNDO NOVO, O DA ACEITAÇÃO, GRAÇAS A ESSE BLOG QUE CONHECI A POUCOS DIAS.
    OBRIGADINHA. FELIZ 2010 A TODAS.

  • Tatiana

    Oláaa!
    hoje é a primeira vez que venho visitar o blog…e adoreiiii!!!!
    Pois é..eu sou grande tambem…mais quer saber..tenho orgulho disso…esse ano conquistei muitas coisas…quer dizer..ano passado..rsrs…e aprendi a me amar…e qdo nos amamos a nós mesmas…tudo fica mais facil..e acabei descobrindo um mundo que eu nunca tinha visto..é bom d++++++++!!!
    Feliz ANo nvo pra todas vcssss..e apartir de hoje vou entrar aqui sempre!
    Bjinhusssss

  • Jamile Gomes

    Equipe do Mulherão

    Sou leitora deste blog há uns bons meses e tenho me beneficiado dele de uma forma mágica. Quando bate aquele desanimo as palavras de vocês ecoam na minha mente e na minha alma como um treinador faz com seu atleta antes da competição do ano. Tenho me permitido vive novas sensações através do impulso que as palavras de vocês me proporcionam.
    Escrevo também e tenho um blog um tanto quanto bem acessado também. Porém meu blog é como conversa de melhores amigas em um domingo de tarde no barzinho do bairro. Vai de política, religião, sexo, moda à culinária. Esta última só nas entrelinhas, pois sou uma gordinha que não domino a cozinha.
    Engordei 22 kg em 1 ano e meio. Tomo remédios por conta de um disturbio bipolar que essa fase de engorda me ocasionou. Já tive crises de depressões horríveis e idéias de dar um fim em tudo muito tristes. Tudo por conta do que o espelho refletia e ainda reflete.
    Deus, família e amigos me ajudam a administrar o preconceito dessa sociedade anoréxica.
    Parabéns pelo trabalho de vocês! Que Deus abençoe vocês ainda mais em 2010!
    Continuem firmes e fortes! Precisamos de vocês!
    Bjs
    Jamile Gomes
    jamile.r.gomes@gmail.com
    jamilegomes.wordpress.com

  • Que lindo!!! Tudo isso que você falou é maravilhoso e… é a pura verdade! Concordo plenamente. Me fez lembrar uma das minhas frases (e uma das minhas preferidas): “ser feliz deve ser seu primeiro objetivo.” E é isso aí, a felicidade está dentro de nós e não no nosso manequim, ou cor dos olhos, ou estatura… tudo isso deve ser valorizado para contribuir com a felicidade que já temos (aqui dentro) e nenhuma ‘voz’ pode dizer o contrário. Conheci o blog por causa do depoimento em Viver a Vida e desde então passo sempre por aqui, e passo sempre porque me senti à vontade pra ficar… obrigada!

  • Oieee…eu também amei o post!!!! Os posts q vc colocam aqui me enchem de confiança de q eu posso também!!!!
    bjinhus e fiquem com Deus…um FELIZ 2010…q Deus abençoe vcs!!!

  • Camila

    Oláaaaa…gostaria de saber como faço para enviar minhas fotos…. Adoro o blog! Parabéns a todas! Lindaaas! Beijossssssssssssssssss

  • Camila

    Ainnnnnnnnnnnnnnnn mandei umas fotos minhassss…. que fééééérconhaaaaaaaaaa….Espero que gostem. Um suuper beijo!!! ^^

  • è podemos.. mas o q fazemos quando nos falta força? quando achamos q nao damos conta! :S

    • Ninha,
      quando nos falta força , por que isso pode acontecer , com qualker um gordo ou magro , primeiramente pedir p deus e segundo fzer o maximo possivel , se arrumar passar um batom diferente, sair , vir aqui no blog tem pessoas que nem assim melhora , mas se for mtu mais sério ir á uma terapia , fzer a terapia do espelho tbem é otimo, querida saiba que existe um dia ápos o outro e nda acontece por acaso então flor se jogue p vida , que ela tem mta coisa a te oferecer, uma coisa que eu sempre falo não deixe de viver por causa do seu peso , e sim faça dele apenas seu momento feliz, pq para sermos felizes não dependemos do corpo e só sim o que temos aqui dentro de nós bjokas flor , fika com Deus!!

  • Oi Ana, então, eu também sempre fui muito gordinha e tudo a vida inteira. Às vezes emagreço um pouco, fico feliz e tals, mas acho mesmo que nunca tive meu peso ideal. Às vezes encomoda, atrapalha, mas o segredo é mesmo saber viver assim e aprender que ser assim não é problema nenhum. Problema tem os outros que não nos aceitam como somos. Agora tô numa fase meio deprê com isso, mas já vivi muito bem mesmo sendo “fofinha”.
    Vi seu depoimento na Novela e vim correndo procurar seu blog. Meus parabéns pelo trabalho e FELIZ 2010!!!!! o/

  • Alexandra

    AMEI!!!!!! Era oq eu precisava pra começar o ano….

  • nusa reyes

    Tinha visto vcs nos programas de tv…. achei o máximo….. nós sim!!!!! somos os verdadeiros mulherões….mulheres que se amam,se respeitam e estão fazendo outras mulheres se amarem…. isso é tudo de bom!!!!! gostaria muito de ser modelo plus size….. tem limite de idade????
    Vi as fotos… são lindassssss!!!!!!!!! todas estão de parabéns!!!!!! e vc tb que criou o blog!!!!!
    bjooo!!!!!!

  • ivanilda

    tenho 35 anos e até o nascimento de minha primeira filha tinha um corpo esbelto. Tenho 1, 69 e vestia 38 e pesava em torno de 53 quilos. As gestações também não foram problema, só fiz barriga, mais depois que as meninas nasceram vivi e comi para elas. Amamentava muito e sentia uma fome avassaladora (principalmente na segunda gestação) e somava a isto uma completa e total indisposição de praticar – com constância – uma atividade física. Doze anos passaram e levo para a balança 81 quilos, reduzidos depois de ter chegado a 89 em uma pontuação que já chegou a 46 e agora 44. Nunca vi sofrimento em viver o que vivia mais era absurdamente cobrada. É incrivel como as pessoas se incomodam. Sou uma mulher bem casada, amo meu marido e ele também me ama, sei disso com muita propriedade, mais as pessoas.. Comprar roupas desta pontuação em uma cidade pequena é uma peregrinação ingloria e saparto, pois calço 39?. Engraçado eram as vendedoras: – tem certeza que calça 39? sorria e dizia: – mais do que ninguém.
    Hoje resolvi o problema. Encontrei uma constureira MARAVILHOSA, costura o que que quero, roupas da moda a um preço também MARAVILHOSO. Quanto ao sapato, compro pela internet e não tive problemas até hoje. Estou emagrecendo aos poucos, por mim, pelas minhas filhas que estão crescendo e comem desenfreadamente, acho que é o exemplo. Não tenho problemas de saude, mais quando como menos, durmo melhor, a pele melhora e minhas filhas estão se controlando também. Desacelerei por elas, para não vicia-las na comida. No meu caso, a comida era um passatempo e isso não é legal. Procurar atividades para fazer, estudar, trabalhar, manter um bom ciclo de amizades, tudo ajuda e comer para viver. Sempre tive um bom metabolismo, mais relaxei e quando acordei estava com 89 quilos. Estou revertendo aos poucos, por que as ações devem iniciar pela cabeça. Fui muito clara a nutricionista, NÃO QUERO PASSAR FOME e a dieta dela foi otima. Muita proteina associada com frutas e verduras. Redução de massas (macarrão, arroz e pão) e caminhar. ADOREI. Em um mes eliminei 4 quilos e estou indo, devagar e sem sofrer. Quando coloco um pouco mais de comida na boca começa a ”inchar’ e não desce, a cabeça ta funcionando e o cortpo ta reagindo. Sucesso a todos e lembrem-se, começa pela cabeça.
    abraços.