1 de março de 2010 20:31

Por Lane Ferreira

Olá meninas, é com muito orgulho que escrevo pela primeira vez para o Mulherão, o blog que se tornou referência em minha vida.
Sou natural de São Luís do Maranhão, mas moro há 4 anos no Porto, Portugal. Em toda minha adolescência fui gordinha, com problemas de auto-estima, sempre ouvia frases típicas como: “você tem uma rosto tão lindo, SE emagrecesse, SE…SE…SE… o SE ainda mandou em minha vida por muito tempo…”.

Mesmo com toda falta de confiança, ou mesmo por causa disso, encontrei meu marido pela internet, porque assim ele viu em primeiro lugar o que eu era de verdade, se apaixonou e esta apaixonado até hoje.

Deixei o SE de lado pela primeira vez na vida e vim com meu marido para Portugal, com mais inseguranças e medos, onde tudo é diferente, comportamento, moda, comida, educação, habitações, língua que apesar de ser a mesma língua-mãe têm imensas diferenças, tanto que o português que nós falamos aqui é chamado de BRASILEIRO!!
Como já tinha problemas em encontrar roupa no Brasil, foi muito mais assustador encontrar em Portugal. Não sabia o que vestiam aqui, sentia que todas eram mais chiques do que eu.

Preconceito contra mulheres acima do peso em Portugal

Aqui em Portugal, o preconceito com o excesso de peso é muito cruel. As lojas resumem suas coleções até o 38 e ponto final. Até parece que têm vergonha que uma pessoa que vista o 46, assim como eu, use uma peça sua. As grandes marcas e grifes excluem qualquer pessoa que esteja fora do padrão europeu. Padrão esse muito mais severo que o brasileiro. A mulher européia é muito mais fina e sem curvas e entrar nesse modelo é muito mais dificil.

A grande maioria das brasileiras que moram aqui e as portuguesas nem sabem o que é moda plus size (raras excessões!), até parece que estou a contar uma piada por dizer que existe moda pra gordinhas. Para as pessoas de mais idade isso é quase inconcebível.

Então, depois de conhecer o Blog Mulherão, tomei coragem para mostrar para esse país pequenino que nós, mulherões, temos os mesmos direitos e que nosso dinheiro é igual ao de todas as outras mulheres e que nós que usamos tamanhos maiores temos vaidade e precisamos nos sentir valorizadas.

O grande problema está mesmo na nossa cabeça. Costumamos nos moldar para mostrar às outras mulheres como estamos mais magras e nos esquecemos que a grande maioria dos homens gosta de curvas, gosta de pegar e de sentir a mulher com quem estão.

Onde comprar roupas em Portugal?

Não adianta procurar para comprar roupa Plus Size em Portugal. As lojas que vendem tamanho grande se resumem a três: C&A, El Corte Inglês e H&M (que gosto em particular). Algumas vezes podemos encontrar algumas peças 44 na ZARA e, pelo meu conhecimento, existe pelo menos uma loja especializada em moda Plus Size que fica em Portimão, mas como ainda não a visitei, não posso dar opiniões.

Mas preparem-se! Vou trazer algumas dicas de moda diretamente de Portugal e algumas novidades para vocês.

Estou muito orgulhosa com o sucesso do blog MULHERÃO, pelo sucesso da Renata e dos todos os seus parceiros nesta jornada, fico muito orgulhosa porque essa vitória é nossa, todas as mulheres que se sentiam excluídas de alguma forma.

Contamos com o vosso apoio, das leitoras desse blog para fazer Portugal ver o que há de melhor nas mulheres de verdade. O primeiro passo já foi dado, vamos fazer-nos ouvir e fica aqui prometido o Dia De Modelo de Portugal!


relacionados

Você vai gostar também

  • Susana

    Oi. Como prometido, cá me encontro lendo seu post. Parabéns. 🙂
    Como Portuguesa que sou sei bem o que é o preconceito contra as gordinhas, o não conseguir comprar roupa em lojas… Principalmente porquse eu mais alta que a maioria das mulheres portuguesas ainda piora, visto que se encontramos calças que nos servem, ficam bem curtas. Se encontramos calças com a perna bem comprida, só há numeros pequenos (40 máx). E eu podia continuar… Com o tempo, deixei até de ter prazer em comprar roupa, pois nunca achava. E quando achava, eram peças super direitas e feitas para pessoas mais velhas.
    Até que, aqui mesmo nesse blog, achei essa loja em Portimão, a Kurokai. Já fui lá e VIREI FÃ!! Tem numeros até ao 56, e roupa jovem, com decotes e sexys. Vi lá de tudo, desde calções, mini-saias (depois de anos de lavagem de cerebro, me lembrei que também podemos usar essas peças sem medos), jeans com perna bem comprida (YUPPIIII), e até roupa com lantejoulas, bem chique. Enfim, amei amei, e não digam ao meu namorido, mas planeio gastar um montão de dinheiro lá, rsrsrsrs.
    Só tenho pena que não haja lá lingerie, e espero que quando o verão chegar, que eles recebam fatos-de-banho. Será que este verão, pela primeira vez em anos, vou voltar à praia?? ;-p

    • É verdade Susana, ser gordinha cá é muito dificil, mas já estamos conseguindo nosso lugar ao sol…e por falar nisso até o verão vou a procura de fatos-de-banho e biquines plus size em Portugal e depois divulgo aqui…
      Vou fazer um esforço e ir até Portimão um dia desses.. que sacrifio né.. conhecer o lindo Algarve..lolol
      Bjinhos!!!

    • Deyla Cerqueira

      Ah susana que bom que foste a kurokai é maravilhoso lá né??rsrsrs
      bjus!!

  • Lane, parabéns pela tua rubrica aqui neste grande blog, mas sobretudo, parabéns por seres quem és e pensares como pensas.

    Concordo com absolutamente tudo o que dizes aqui e és LINDA, é óbvio que podes (e vais) ser modelo plus-size.

    Aqui, torço por ti, e pelo nosso projecto! 🙂

    Ps. ri-me imenso com o “eles aqui até chamam o nosso português de BRASILEIRO!!”. é verdade… um erro! =P

    • Ah CLaudjinha vc é suspeita pra falar né amiga…
      Sabe que vc é muito importante nesse projecto!!
      xok aeh! lol
      bjs

  • Quero parabenizá-la pela força e coragem… E é claro que os MULHERÕES brasileiros estão contigo… Vamos mostrar não só a portugal, mas ao mundo que as divas moram dentro de cada uma, independente da etiqueta 38… Nós somos sim, nós vamos sim, nós podemos sim…
    Parabéns… e força mulher!!!

    Beijo

    • Ah Amanda muito obrigada pela força, nós precisamos muito viu?!?
      Só juntas é que podemos vencer o preconceito!!
      Conto contigo tbm!!
      bjinhos!!

  • Mayara Karen

    Gente vc esta de parabens… e me falem quando vao postar a menina loosho da semana de novo hein?
    Beijocas

  • Ariane

    Mulherões Internacional!!!

    Isso é o máximo!
    Apoio e incentivo!!
    Assim como a maioria sofre ao encontrar roupas cabíveis e quando achamos, são caras.
    Vamos mostrar a força que temos!!!

    Lane, você é linda e continue sempre assim, juntas vamos longe!!!

    Beijoss

    • Obrigada Ariane… Temos muita força sim linda!!!
      Bjinhos

  • Keka Demétrio

    Laninhaaaaaaaa,
    ain amiga, amei seu depoimento.
    Acredito que o preconceito por aí deva ser mesmo muito massacrante levando em consideração que o padrão europeu não é dotado de curvas.
    Mas tenho certeza que vc está arrasando por onde passa pois seu brilho é escandalosamente lindo!!
    Te adoro!!
    Bjossssssssss

    Ahhh, sua foto tá de babar…rsrs

    • É muito dificil mesmo amiga…
      Primeiro que me sentisse a vontade aqui vendo tanta mulher fininha e bem vestida, foi o caos!!
      Massss, agora eu sei o valor que eu tenho e isso ninguém me tira..
      Obrigada pela influência e energia positiva!!
      Vc sabe que adorooo ocê, né Mermo?!
      Bjinhos amiga!!!

  • H&M é tudo! Roupa boa, barata e com tamanho de gente. O 42 é 42 mesmo, por exemplo! Tem também moda “plus size”, moda pra grávidas…

    H&M no Brasil já!!

    • É verdade Nadja, na H&M me sinto em casa..
      Gosto de uma peça:
      1º Tem meu tamanho e 2º É de qualidade e 3 º É barato!!
      Maravilha!
      bjinhos linda

  • É muito dificil mesmo amiga…
    Primeiro que me sentisse a vontade aqui vendo tanta mulher fininha e bem vestida, foi o caos!!
    Massss, agora eu sei o valor que eu tenho e isso ninguém me tira..
    Obrigada pela influência e energia positiva!!
    Vc sabe que adorooo ocê, né Mermo?!
    Bjinhos amiga!!!

  • Renata Batista

    Gente, o Mulherão atravessando o oceano pra chegar na Europa????
    Adooooooooooooooroooo!! rs
    Imaginem a agitação que um dia de modelo iria causar por lá? O blog vai bater 500 mil acessos em uma semana… Já pensaram que tudo? rs
    bjs.

    • É mais que tudo mesmo Renata!!
      Nós todas merecemos isso!!
      bjinhos

  • bom dia sou protuguesa de portugal e tambem eu tenho dificuldade em encontrar roupa moderna e gira para cheinha. as vezes sintome tapada de mais com vergonha dos comentarios. mas adoro vir aqui ao mulherao e sintome muito melhor. obrigada por existirem

    • Esse blogger nos faz um bem danado…
      Monica nós podemos estar giras sim… é só procurar nos lugares certos e as roupas certas!!
      Obrigada vc por nos acompanhar!!
      Volte sempre por aqui, haverá mais novidades pra nós de Portugal!!
      bjoo

  • Virei fã desse blog.. das pessoas.. Da Lane? Lindaaaaaa!!!! isso ai, mostrando que até na Europa podemos e devemos ser respeitada.. Parabéns pela determinação!!
    beijos

    • Mulherão por onde passa faz sucesso ne?!?
      Nós vamos conquistar o mundooo!!kkkk
      Eu que virei sua fã tbm!!
      bjinhos linda!!

  • Evelize

    Querida Lane adorei seu post. Devo dizer que não é só em Portugal que vigora essa ditadura do manequim. Há um mês estive de férias em Buenos Aires (Argentina) e fui para lá super empolgada na esperança de comprar roupas (casacos) de couro que lá são bem mais baratos que aqui no Brasil. Que frustação… tamanho grande só para homem, voltei com a impressão de que na Argentina não há mulheres que vestem do 46 para cima, ou então, essas mulheres existem e simplesmente são ignoradas pela moda local. Andei por bairros elegantes, centros de compras e não vi uma loja sequer especializada em “mulherões”. Só nos resta torcer para outros países tenham a sorte que temos no Brasil de começarmos a sermos exergadas e reconhecidas como consumidoras de potencial que querem beleza, qualidade e principalmente a “chance” de poder se vestir bem!
    Beijos a todos os mulherões do mundo….

    • Poxa Evelize, é verdade isso acontece em muito países que fazem moda só pras magrinhas…
      Mas, é tudo uma questão de procura, mas o mundo todo tem mudado e pra melhor!!!
      Afinal somos mesmo consumidoras e merecemos o melhor!!
      bjinhos

  • Legalll! Tô doída pra conhecer a Europa e passar por aí tb.
    bjcas

    • Pô Grazi vem sim espalhar seu charme pela Europa… Portugal precisa de mais mulheres lindas como vc!!!!
      bjs

  • SIMONE MARQUES

    ACHO Q AS GORDAS NAO SAO FELIZES, EU SOU GORDINHA E GOSTAVA DE SER MAGRA, MAS NAO DEVEMOS SER INFELIZES POR ISSO, APENAS TEMOS Q LUTAR PELO Q QUEREMOS…, EU ESTOU A LUTAR,BJX SIMONE

    • Poxa Simone vc é tão linda que eu bem sei….
      É linda do jeito que é!! por dentro e por fora!!
      Mas eu sei que vc tem lutado pelo seu bem estar e saúde… estou junto contigo nessa ta?
      bjinhos amiga!!

  • SIMONE MARQUES

    OH LANE NESSA FOTO TU TA MAGRA HEIN NEGA.HIHIHIHI

    • KKKKK magra eu??? é ilusão de optica!!kkkkk
      bjoka amiga!!

  • LAniiiiiinhaa ARRAASSAAAA!!!! huhuo/ valeuu miguxiinha!!! vc é liinda demais!! e arrasou no post!!!huhuo/bjosss

    • Poxa hj eu vi que tenho mesmo amigos!!!
      Hugo vc foi uma otima surpresa em minha vida..
      bjinhos amigo!!!!

  • Como a gente aprende lendo blogs. Parabéns pela postagem.

    • Nós sempre aprendemos com os outros é uma questão de ter a mente aberta para novas descobertas….
      bjinhos Cy!!

  • Parabéns…..

  • Débora Rozo

    Oi Lane fico indignada com a crueldade com que a sociedade nos tratam ,se eles gostam ou não,é um direito de cada um,mais tem que nos respeitar!!!
    tenho um salão de beleza ,daí vc imagina o que escuto diáriamente ,esse comentário sobre o rosto que sitou é um dos menos agressivo que escuto.Tem uma delas que vive repetindo que está gorda feito uma porca…e é magra!!!Tem dias que saio de lá tão arrazada que penso até em mudar de profissão,adoro o meu trabalho e elas amam meu trabalho,faço unhas artísticas .Mas quando sentão na minha mesa é como se eu fosse invisível e sem sentimento pra elas não intendo!!!Estou bastante desmotivada com o meu trabalho por conta disso,mas não com a vida me adoro eu as vezes até acho que isso as encomodam.É ISSO AÍ VAMOS NOS UNIR PRA ACABAR COM ESSE PRECONCEITO BEIJOS!!!fique com Deus

    • Ola Debora eu adoro sua profissão… adoro tudo que tenha a ver com beleza!!!
      A maioria das mulheres tem uma visão dirtocida da realidade… a mídia mente isso nas nossas cabeças.. o que é magro é belo e nem sempre é assim.. porque tem mulher que é muito magra tbm é uma mulher triste, pq pensa que a busca da felicidade depende dos numeros da balança, a maioria acaba se desiludindo!!
      Por isso é que somos mais felizes qdo nos aceitamos, magras ou gordas.. a beleza vem de dentro pra fora e não o contrario…

      Não desista da sua linda profissão não amiga…
      Vc tem o poder de deixar a mulher mais bonita… Isso é arte!!
      bjinhos e obrigada pelo seu comentário!!

  • Deyla Cerqueira

    Nossa Lane arrasou no seu post adorei imenso,sou brasileira mulherão e tbm moro em portugal(algarve),e tambem sei como é o preconceito das pessoas por aqui mas temos que nos unir e fazer deste blog o nosso ponto de encontro para darmos forças umas as outras e arrasar por onde passarmos!!
    E olha vamos fazer o possivel mesmo para trazer o dia de modelo para Portugal,nossa um sonho!Mas quem sabe um dia agente consegue!!
    grande bju!

    • Oh Deyla nós vamos mostrar pra Portugal o que um Mulherão Têm !!!
      O Dia De Modelo Portugal não é mais só um sonho..
      É realidade!! esteja atenta aqui no blogger, que traremos novidades logo logo!!!
      bjinhos linda!!

      • Deyla Cerqueira

        Ah Lane nem me diga querida só de ler essa notícia agora dei um pulo de alegria!!!
        Que legal estou ligada sempre por aqui,agora então ficarei mais atenta!!
        Um grande bj p ti e se precisar de alguma ajudinha por cá estou as ordens!!

      • poize Deyla fique sempre por aqui.. traremos novidade sim!!!
        bjinhos !!

  • dhuli

    ola!
    eu adoro esse blog,leio sempre q posso vcs estao de parabens. tenho 19 anos emoro em rio branco acre.nao sou muito gordinha o problema (para alguns umainveja) e q fui agrasiada comum bumbum um tanto avantajado.e como sou baixinha me deixa bem mais gordinha do q sou. mais adoro minhas irmas vivem disendo q tenho q emagreser, mais a verdade e q morrem de siumes pelo q eu tenho q elas nao tem,ja fis regime e me achei muito feia parecia q nao era eu.
    eu sou assim,me amo e e o q sempre serei.
    adoro esse blogpor q ele mostra bem isso, q se nao nos aceitarmos como somos, quem vai ????

    bjs

    ps: descupe pelos erros de caligrafia.

  • Dhuli é isso ai amiga… temos que nos aceitar e fazer o melhor por nós mesmos e não pelos outros!!
    Esse blogger nos faz um bem danado mesmo, por isso volte sempre por aqui viu?!
    bjinhos

  • Vivi Miguez

    Lindas, acho que o Blog mulherão tem potencial para mudar a realidade de muitas mulheres que não se valorizam por não se enquadrar no padrão ditado pela moda. E isso, não é só no Brasil, onde o blog já é um sucesso, nem só Portugal, é na Espanha, na Inglaterra, na Alemanha ….no mundo todo!!! E nesse processo é fundamental fazermos a nossa parte, isto é, acreditarmos em nós mesmas e mostrar que é possível ser diferente e feliz! Uma ótima semana pra todo mundo!

    • Tens toda razão, Vivi essa mudança tem que ser no mundo todo!!
      Todas temos o direito de estar lindas e felizes!!
      bjinhos!

  • Érlon Henrique

    Lane, o texto ficou perfeito minha querida.
    Vc é demais.
    Saudades enormes viu?
    abração

    • Erlon que alegria enorme vc ta me dando vindo aqui viu?!?!
      Obrigada por te lembrar sempre de mim..
      eu tbm tenho saudade amigo…

      Abraço e bjão!!

  • Angélica Gomes

    Lane,adorei as suas palavras.
    Sou brasileira e vivo aqui a 1 ano e meio e MEU DEUS como é difícil encontrar roupa 44/46 aqui.Toda vez que penso em comprar algo,volto pra casa deprimida.Costumo encontrar roupas bacanas na H&M tb.Confesso que não é bem o meu estilo,mas fazer o que??Sinto na pelo tb o preconceito dos portugueses em relação a nós.Mas meu marido é portugues e AMA minhas curvas e é nisso que me apego.Sempre que vou ao Brasil trago alguma coisa de lá,tenho uma amiga que tem uma fábrica de roupas tamanho maior e tem coisas lindissimas,a fábrica fica em Goiânia ,aqui vai o site caso queiram conhecer http://www.thalytareis.com.br.É muito bom saber que não estou sozinha.
    Beijinhos a todas as meninas.

    • é verdade linda, qdo a gnt procura.. procura e não encontra nada que nos sirva ficamos pra baixo mesmo!!
      Mas, como eu já sei onde ir.. não perco muito tempo.. como ja disse gosto da H&M…
      Amiga só uma coisa Portugues adora mulher com curvas… ne mesmo??kkk
      bjinhos linda!!

  • Marcy Sol

    Oi meninas ! também faço algumas viagens de vez em quando. Bom mesmo é comprar roupas em Nova York, principalmente nas liquidações… O
    tamanho não é problema e o preço, maravilhoso…
    bjkas.

    • Ai ai New York é paraíso de todas as tribos ne mesmo?!?
      Lá há mente aberta para tudo..
      bjokas!

      • Lane vc ja esteve la ??¿ new york, px è mxm um sonho là, nòs as gordinhas somos todas cindy crawfords, teem um mundo de oferta de roupa para gordinha e mta de griffe.

        Adoro sua materia sobre nòs continua menina

        Beijo Celia Barreira

  • GLaucy Padeiro

    Nossa Adorei Saber que vamos ter ca em Portugal um dia de modelo kikikikikikiki to muito feliz concerteza vou fazer sim*****

    Moro no ALGARVE e Confesso que tamanhos grandes por ca sao dificeis de se encontrar mas temos em Portimao uma loja otima a Kurokai….

    bjim a todas as mulheronas******

    • Ja ouvi tanto falar dessa loja que vou ter que ir ai heim…?!
      Linda vamos trazer novidades logo logo…
      bjinhos!!

    • Obrigada Glaucy,
      pela visita e pelo elogio espero ke muita menina ke precisa do nosso materialdescubra logo pois tem muita gente ke ainda nao sabe da nossa existencia. E fazemos muita falta para as gordinhas ke ainda nao sabem sobre nòs hà…. e jà agora os preços qualidade sao muito bons ainda ha alguns modelos super baratinhos da coleçao anterior ,VISITEM-NOS.

      BEIJO

      Celia Barreira

  • ola linda…
    Adoreiiiiiiiiiiiii o texto.
    Pensei que esse problema de preconceito contra as mulheres ” gostosas ” fosse só aqui no Brasil.
    Infelismente o mundo faz um padrão de mulher bem diferente do que a realidade.Somos diferentes em vários sentidos, até mesmo no formato do corpo.
    Já faz tempo que a maioria das mulheres ñ usam 38…
    Mas mesmo assim eles continuam usando esse número como padrão de beleza e roupa nas lojas.
    Está linda na foto.
    Desejo sucesso como colunista do blog mulherão, leva jeito p coisa viu.Parabéns.
    beijinhos.

  • Ana

    Olá, sou portuguesa, e também moro no porto, sempre achei que o padrao brasileiro fosse muito mais rigoroso que o padrao europeu, devido a tudo o que vejo na televisao sobre o Brasil.
    No meu caso acho que é extremamente dificil encontrar calças de ganga (infelizmente, porque é praticamente o que uso diariamente), eu visto o tamanho 42, mas de vez em quando ( muito raramente) consigo vestir o tamanho 40. Este poste tem uma frase que me é particularmente familiar, e que ouço muito vezes ” Tens um rosto tao bonito, se emagrecesses um bocadinho…”, penso que as pessoas nao deviam dizer coisas dessas, porque a unica coisa que conta, nao é o aspecto, mas sim, a maneira de ser de cada um..
    Parabéns pelo texto e pela foto, gostei muito 🙂

  • Pingback: Mulherão()

    • Celia B.

      Em Portimao sò pode ser KUROKAI ,estamos abertos das 10.00 horas da manha atè às 19.00 exceto aos sabados, ke encerramos às 18.00.

  • barbara

    ola eu tambem sou portuguesa vivo em lisboa e desde que engordei 40 kilos sei bem o que ser discriminada ja nao posso ouvir a famosa frase “es tao linda tens uma cara linda mas se emagreceres um pouco ai sim ficas de arrasar”.
    mas porque? continuo a ser eu na mesma gorda magra, estou cansada e sim ca em portugal a discriminacao e brutal adoraria que fizessem em portugal um desfile de moda para gordinhas sim porque nos somos lindas lindas nao precisamos vestir 38 para sermos perfeitas .
    deixo aqui uma um apelo vamos fazer um desfile fotos tudo das modelos gordinhas nao so em portugal como no mundo .
    o que acham beijos

  • cláudia

    bem a la redoute tem tamanhos ate ao 64 mas depende da colecção e para ser sincera eu tenho que procurar bem porque tanto tem roupas lindas como outras que não são assim tão atraentes(pelo menos para mim) .
    uma coisa que me surpreendeu é que cada vez mais feiras( depende do sitio claro) surgem peças lindas e confortáveis de vários tamanhos . têm-se é que saber procurar nas feiras

  • Maria Pissinatti Oliveira

    A-do-rei!

    Bjos

  • Susana

    Sou a Susana,vivo em Lisboa,tal como mts dos testemunhos sou gordinha,se não existisse a h&m não sei o k seria de mim,visto k é das poucas lojas onde encontro calças k me sirvam!Tb pensava k no Brasil havia mais obcessão com o peso e a magreza(pelos vistos uma imagem errada passada pelas novelas),pelo k peskisei,há mts sites sobre mulheres gordinhas no Brasil k gostam de si mesmas,desde k sejamos saudáveis n me parece k sejamos inferiores às magras,e podemos e somos bonitas como elas ou por vezes até mais!Portugal tem mt k mudar,não só mentalidades,como nas lojas têm k haver números maiores k o 42(k costuma ser o máximo)e sim pk não criar modelos mais gordinhas?! Beijitos a todas.

  • Gente, por favor, amor própio acima de tudo!
    Eu ja pesei 136 kilos, usava roupas da sessão de grávidas pois achava que assim caberiam em mim meu marido tinha vergonha de sair comigo por que eu era redonda, mas sabe de uma coisa?
    Um dia resolvi pintar as unhas, passar batom e lapís creon, antes de ir arrumar a casa, fui para o tanque lavar roupas de salto alto, parecia coisa de doida, meus filhos riram de mim, mas desde deste dia para cá, perdi 22 kilos, sem medicação, apenas dançando forró e tratando de manter minha alto estima.
    Moro em Portugal tbm, no Minho, um lugar calma e lindo! Mas as roupas xxl que encontrava aqui, tinham cara de padre, lol!
    Fui a luta pela minha auto estima novamente, comecei a fazer eu mesma minhas roupas, tenho blusas maravilhosas que eu mesma corto e costuro, a maioria, ficam por 2 euros :), pois compro os tecidos na feira, com uma senhora cigana, ja tentei um curso aqui, mas só existem em Braga que fica muito longe da aldeia onde resido. Comprei revistas de moldes, Burda Plus, que não tem segredo nenhum para costurar, as máquinas domésticas, aqui em portugal custam 90, 100 euros, enquanto no Brasil custam 500 de á 800 reais, mais que um salario minimo na maioria das vezes.Comprei tbm Manequim Especial tamanhos grandes que eu buscava na net, numa destas buscas, por moldes gg, uma moça de São Paulo, muito alto-astral, que revende revistas de vários temas, eu encomendei 17 revistas de moldes até ao 60.
    Então é assim, quando não encontramos uma porta, pulamos pela janela, nem que temos de fazer um buraco na parede, o importante é não se fexar dentro de uma ostra, pois o fisico não é nosso carácter, hoje uso até fitness, calçinha fio dental e to uma delicia! 🙂

    Fontes:

    http://www.burdastyle.pt/
    @kaeannarevistas
    http://manequim.abril.com.br/moda/reportagem/looks-e-pecas-com-tamanho-grande-543365.shtml

  • Adriana

    Ola 🙂 Vivo também na cidade do Porto e sofro dos quilos teimosos! Encontrar roupa bonita é missão quase impossível e daí que queria perguntar se é possível encomendar roupa no site (fantástico) e se enviam do Brasil para Portugal 🙂 Obrigada!

  • Olá boa tarde,
    não deixem de visitar a loja “Gordinha Pimentinha” em Oeiras, na Rua Mestre de Aviz, loja MR, junto ao Auditório Eunice Muñoz.
    Bjoka da Gordinha Sandra ;P

  • Lumena

    Olá pessoal eu sou portuguesa e tb sou gordinha e percebo perfeitamente do que vocês falam. Eu para comprar calcas por exemplo só compro um par por ano porque só encontro calcas decentes na salsa. Ca em Portugal as lojas que fazem roupa para mulherões tb levam caro, mas vejam as calcas da salsa eles tem diversos modelos parar todos os efeitos. Eu só tenho barriga não tenho bunda eles lá ate tem calcas com umas cenas tipo os enchimentos do soutien só que para o bum bum o que eu adoro visto que só tenho barri há e mamas assim a coisa fica mais equilibrada. Beijinhos para todas

  • HelenaS

    Olá pessoal, também sou gordinha e sou portuguesa. Visitem a Tailissime que faz parte da La redoute. Dá para entregas ao domicilio e o numero mais pequeno é o 42. Sendo que a própria La redoute tem números grandes também. Roupas super giras e em conta e renovadas a cada estação. Tem sido a minha salvação.

    Beijinhos a todas

  • Maria Antues

    Olá meninas! Identifiquei-me imenso com o que disseram. Realmente no nosso Portugal há pouca oferta de roupa para nós mais gordinhas. Mas há pouco tempo descobri uma loja em Braga chamada Boutique Da Tereza com roupa gira e especialista em tamanhos grandes. E melhor ainda, tem loja online. Achei muito interessante, pois os preços são bastante acessíveis em comparação com outras marcas. Dêem uma vista de olhos em http://boutiquetereza.com/
    Nota: Eu comprei por telefone, pois não tinha a certeza de qual era o tamanho que gastava.
    Beijinhos

  • marta silva

    ola a todas!
    eu tenho imensos problemas em comprar roupa pois existem muitas lojas mas q vendam roupas em tamanhos grandes n,e se existem sao roupas sem elegancia nenhuma. como visto o 50 sao poucas as opçoes

  • Selenita

    Este post já tem imenso tempo mas continua a ser uma questão pertinente. Tenho 1,75m e visto o 44 na maioria das marcas. No entanto o tamanho 44 passou a ser o 46 em algumas marcas e essa tendência tem sido crescente (ou seja, a “norma” de imagem corporal está a ficar cada vez mais magra) por isso é difícil encontrar roupa. Sapatos é outro inferno, porque tendo um corpo grande e com músculos também tenho pés que me suportem, ou seja, calço o 42. Descobri a ASOS, uma marca do Reino Unido com imensa variedade e tamanhos para todos os gostos. Têm website e fazem entregas para Portugal rápido e com baixo custo. Existe uma linha “plus size” mas mesmo a linha normal tem frequentemente até ao UK 16 (nosso 46), isto para quem está em cima da “linha” do plus size. Sapatos é outra maravilha, têm 42 sem problemas, e de modelos giros! Quanto às questões do preconceito, pois isso é frustrante. Nem conto a telenovela da minha vida, os trabalhos que já perdi, as relações pessoais que já se desmoronaram… E isto mesmo considerando que o meu tipo de físico não é o de “obesidade” (ponho entre aspas porque me parece que até os médicos são fanáticos em relação a isto). Desde que tive um caso sério de insuficiência venosa crónica mal diagnosticado por uma médica que me disse “você precisa é de perder peso, feche a boca!” (eu nasci com 4,5kg, NUNCA serei uma pessoa com baixo peso!) e por isso fiquei com uma coxa azul durante uma semana e necroses sérias… enfim, se isto é assim na classe médica o que dizer da sociedade em geral…

  • Joelma Alves

    Eita, que agora que achei esse post!! Tenho planos de ir a Portugal, mas depois disso estou com medo de sofrer preconceito!