27 de março de 2009 01:48

boteroGorda, gordinha, gordona, gorducha, fofinha, fofucha, fofolete, fofona, fofão, porpeta, bolota, bolinha, bolão, balão, hipopótamo, elefante, elefantinho, mamute, mamutinho, dinossauro, barriguda, barrigudinha, barrigudona, pancinha, pançuda, pançona, orca, jubarte, baleia, leão marinho, rolha de poço, pneu de caminhão, colchão amarrado, monte de banha, toucinho, pururuca, pururuquinha, barril…

Existem milhares de apelidos ofensivos, desde o aparentemente inofensivo gordinha até os mais agressivos como rolha de poço. Acredite, você não merece e não deve ser chamada por nenhum deles.

Alguns apelidos, no diminutivo, como gordinha e fofinha, escondem por meio de uma falsa delicadeza a verdadeira natureza ofensiva da palavra. Você tem nome e, acredito eu, deve ser sonoramente muito mais agradável do que qualquer apelido que faça referência ao seu peso.

O apresentador de TV Jô Soares, freqüentemente, defende o uso da palavra “gordo” ou “gorda” para definir uma pessoa acima do peso. Segundo ele, não existe gordinho ou gordinha e sim gordo ou gorda. Entretanto, embora o apresentador goste de ser chamado de “O Gordo” e utilize expressões como “um beijo do gordo”, para se despedir da platéia, a palavra em questão é sim extremamente ofensiva.

Segundo o Larousse Cultural, a palavra “gordo” origina-se do latim “gordus”, que quer dizer grosseiro e estúpido. Portanto, nem toda pessoa acima do peso é grosseira ou estúpida o que torna essa palavra completamente pejorativa, ofensiva e dispensável.

Quer ver só? Se alguém pergunta: “quem é a Renata”. Antes de dizer: “é aquela gorda ali”, pode dizer: “é aquela moça de azul”, ou “é aquela moça à esquerda”, ou “é aquela moça sorrindo”. Percebeu?

 

Marido que xinga não merece seu respeito

Se o seu companheiro te chama de alguma forma pejorativa ou faz piadas sobre o seu peso, você pode acabar com isso. Afinal, os homens são meninos grandes. E como todo menino, eles gostam de substituir os nomes das pessoas por apelidinhos.

Caso este seja o caso do seu marido, deixe claro que você não gosta de receber apelidos. Deixe claro o quanto te magoa ser chamada dessa forma.

Quer um exemplo?

“Amor, não gosto quando você me chama assim. Acho o meu nome tão bonito, porque você não me chama por ele. E quando a gente estiver em casa, sozinhos, você pode me chamar de gostosa*”

*Fale como gostaria de ser chamada

Caso ele continue insistindo nos apelidinhos indesejáveis, parta para o ataque. Às vezes, uma provocaçãozinha consegue deixar claro o quanto é triste ser ridicularizado. Por exemplo, quando ele te chamar de gorda ou por qualquer outro apelido ofensivo fale, com muita calma e com ares de superioridade:

“Realmente sou gorda. Mas posso emagrecer. E você? Será que pode voltar a ser um homem educado?”

Ou então, você pode ser um pouco mais agressiva:

“Realmente sou gorda. Mas posso emagrecer e ficar linda. E você que é feio mesmo sendo magro?”

Se depois de todas essas reações contra os apelidos indesejáveis, seu marido insistir em chamá-la assim, tome uma atitude séria! Isso, mais do que uma falta de sensibilidade, é falta de respeito. E ninguém merece ter ao lado, dividindo todos os momentos da vida, uma pessoa que a ofende, como se você uma adversária e não uma companheira.

 

  • liliane

    Já passei por isso….até meus filhos já falaram que eu tinha uma bóia na barriga e não afundava.Mas eles qdo. chegarem aos 40 vão engordar muito. Foi assim com toda a minha família. Eu ja fui violão.. e magra… Não suporto qdo falam :” Você precisa se cuidar…é tão bonita de rosto”!Sempre me acham bonita de rosto e ainda dizem q toda gordinha é assim….ainda bem , pois aparento dez anos a menos…

    • Tatiana Castro

      Ah, essa é a frase q mais escuto: “Vc é tão bonita de rosto, se emagrecesse iria arrasar” ou então “Vc é tão bonita não tem pq continuar assim” Ou seja, as feias podem ser gordas q não têm problema *rsrs

      Só rindo mesmo, temos q ter mta personalidade p/ nos assumirmos como somos sem nos deixar levar por esse tipo de opinião.

      Bjos!!

      • camila farias

        aaaaaaaaaaaiiii, isso eu escuto todo santo dia, isso é hoerriveeeeeeeeeeeeel, eu já não aguento mais, so tenho apaoio do meu namorado….

  • Vanessa Trevisan

    Não fácil quando seu marido faz piadinhas de vc .. ainda mais na frente de outras pessoas , isso magoa muito …estou tão desanimada de tudo que antes mesmo dele falar alguma coisa já acho que ele vai falar alguma coisa de mim..Esses dias deixei bem claro que não gosto dessas brincadeiras e que não admito mais isso ..

  • grazi

    nossa, tem um menino da minha rua que vive me xingando de gorda. Detalhe: ele tbm é gordo,tem 12 anos e pesa 74 kilos! e eu peso 55!!!
    pfv alguém me ajude, preciso q ele pare com isso!!!!

    vlw
    grazi

  • barbara

    e verdade tudo isso o que vcs falaram no texto acima,hoje em dia ja nem ligo mais se me chamarem de gorda mas hoje faço acompanhamento com hidrocnologista toma anti-depressivo,mas ningem pode fazer nada pq ,eu dou e nao e da conta de ningem.

  • Camila

    Apelidos são horriveis mesmo
    já sofri mto com eles
    catavam aquela musiquinha sabe
    Gorda baleia saco de areia…
    eu odiava isso
    me sentia muito mal mesmo
    depois veio outro buchecha de budógui velhu
    esse foi o pior sinceramente
    mas hj quando me chamam de algo assim eu finju q naum é comigu pois tenhu nome
    e naum um apelido perjorativo
    quem põe apelidos nos outros não tem espelho na casa
    bom essa é minha opnião

  • Elisia

    Já passei muito por isso… tinha até musiquinha.

    Gorda, baleia,
    saco de areia,
    caiu, rolou,
    saco de cocô.

    Era muito constrangedor.

  • Renata

    odeio esses tipos de apelidos…..

  • Pingback: Gordinha, diminutivo carinhoso ou ofensa? « Mulherão()

  • Graças a Deus, não posso reclamar do meu maridão! Jamais ele me chamaria assim!

  • Amanda Coelho

    Acho inacreditável que alguêm consiga manter um relacionamento importânte como um casamento com alguêm que não te respeita. Não te reconheçe por suas qualidades e outras características.
    Estar acima do peso, ou “gordo” é apenas uma característica física como alto, baixo, moreno, loiro, com sardas…. só que a nossa situação incomoda mais as pessoas do que deveria.
    Mulherões, não permitam isso. Vivam com pessoas que além te gostar e amar vocês, te respeitem!!! Nós mereçemos!!!

  • Dizem que tenho uma carinha meiga, que minha voz é de menininha. Quando ouço isso dou risada: de “inha” eu não tenho nada! Posso até passar por grosseira quando pisam no “meu calo”. Uma vez dei um tapa na cara do “falecido” qdo ele disse que o vestido da vitrine não ficava bem em mim e sim em uma mulher magra.
    Grosseria? Sim, talvez. Mas quem não corta o mal pela raiz se arrepende no futuro. Caso eu deixasse passar, aquele episódio se repetiria e seria usado quantas vezes mais?
    Sou totalmente adepta daquela frase CUIDE BEM DE MIM OU ENTÃO SUMA!
    Faça isso você também. Por você.

    • Tatiana Castro

      Uau Aline!! Vc é das minhas! kkkkk

      Bjos e continue senhora do seu nariz! 🙂

  • Glória

    Na verdade isso se chama discriminação, falam de gorda, gordinha…. como se fossêmos algo ruim, esquecem que estão nos magoando, nós merecemos respeito, acima de tudo somos seres homanos e respeito é bom e nós merecemos!

  • Cristina Freitas

    Simplemente amei seu artigo, pois é bem assim mesmo os namorados e maridos sempre fazem assim e infelizmente agente vai deixando e a baixa auto estima entrando em nossas vidas com o nosso concentimento, é hora de dar realmente um basta.

  • kkkk adorei o seu artigo,so que o homens são todos inguais,e etc…

  • viviane

    É muito bom ouvir outras pessoas que tbm passam pelo mesmo que eu passo. sempre fui uma pessoa acima do peso e a sociedade faz com que agente se sinta marginalizado por ser diferente. Cresci uma pessoa cheia de traumas por causa do meu peso se estou em um ambiente onde só tem pesoas magras fico me sentindo um et. com medo que surga um comentário sobre peso roupas ou coisa assim. não é fácil num país onde mulher perfeita tem que ser magra.Estou gostando muito do blog………..

  • Ana Paula

    Queria saber como devo lidar com um velho amigo que fica me apelitando pela a escola e pela rua.
    Me responda o mais rápido possivel.
    Muito obrigada.
    E dizer também que adorei o blog foi muito bom ter conhecido, muito bem elaborado e ótimo assuntos.

  • karoliny

    eu tambem ganho apelidos de que ñ gosto todo mundo fala nossa karol que aconteceu com vc vc é tão linda e agora ta gorda cuidado pra ñ sair rolando mais eu ñ gosto desse tipo de brincadeira eu sei ja me disserão que eu sou linda mas eu n consigo arrumar namorado por isso eu tenho medo de fica assim pra sempre se poder me ajudar eu agardeço beijus

  • Príscylla sena

    isso acontece muito…
    ja tive um namorado que me chamava de gordinha eu odiava pedi para que ele parasse quando vi que não teria resultado resolvi terminar hoje estou com uma pessoa que me aceita como eu sou e diz que eu sou a mulher mais linda do mundo que não importa o que os outros digam.. ele me ama exatamente como eu sou…

  • Na minha infãncia e mesmo agora aos 43 anos de idade há quem me chame ainda de “Cabeção”; “Cabeça de arromba navio!”; “bola 07”; “Bebeça” e outros carinhosos congêneres. Aprendi a não ligar para isso, pois o objetivo de tais denominações, quando feitas de forma persistente, é magoar, diminuir e destacar a pessoa por algo que ela não gosta. Como professor, não consigo memorizar os nomes de todos os alunos, pois, são muitos. Legiões. Só consigo lembrar deles por alguma característica física ou psicológica. Por exemplo: já chamei uma aluna de “feijãozinho” por ser pequenininha. Meus Deus, como o nosso país, agora que entrou na era do chamado, “politicamente correto”, temo ter ofendido esta aluna sem querer. Como devo me redimir disso?

  • neiva forini

    Estou sofrendo com as tiradinhas de um vizinho de trabalho meu, meu nome é neiva, tenho 33 anos e peso 105 kl. Já ouvi coisas absurdas como: transar com mulher gorda tem que ser num quarto bem escuro e de olhos bem fechados e mandar ver. E tipo seu carro quebrou por que quem dirigi, eu, é muito pesada.E da risada. Mas o pior que nem pra processar não dá, pois não tem nem oque comer, nem oque desembolsar, se mandar pra cadeia, os filhos passam fome.

    • Tatiana

      Neiva, se eu fosse vc processava assim mesmo, a competência é do juizado especial criminal e pelo menos o infeliz vai ter q prestar uns serviçinhos à comunidade, comparecer perante um juiz, duvido q ele vá ter a mesma disposição em continuar tentando acabar com o seu psicilógico depois disso. Procure uma orientação no próprio jec mais próximo ou em uma faculdade de direito através do escritório modelo. N deixe correr solto. Um abraço!

      • neiva forini

        Obrigado pela dica Tatiana!!!!!,

  • Paula

    Estou acima do peso 25kg e so agora conseguir fazer caminha ha 10 dias estava me sentindo bem e disposta a perder uns quilinhos , mais tive uma discursão com minha irmã mais nova 32 anos eu 45, ela disse para mim ir fazer a minha caminhada porque era só olhar para baixo que viria meu problema, queria dizer minha barrigona. Então percebi que as pessoas convive com a gente mais com falsidade não aceita do jeito que somos só não tem corage de dizer..no caso ela teve.

    • Tatiana

      N se deixe abater… eu acho isso uma grande covardia, pois se estivessemos no pesso correto as pessoas teriam q se esforçar mais para achar algum ponto fraco, todavia, diante do óbvio nada mais resta do q apelar para o golpe baixo. Faça sim as suas caminhadas mas para sua saúde, n para saciar os anseios da sua irmã ou quem quer q seja. Um abraço!

  • byby

    hj estava cozinhando ,fazendo a janta e ainda uma sobremesa disse a ele
    só faltou o refrigerante e ele respondeu ,,,,,nada de refrigerante engorda !!!me chamando de gorda fechei a cara e reclamei ele idiota ……..
    quando emagrecer pois vou emagrecer um dia vou dá pé na bumda dele que ele vai parar em marte não vejo a hora de emagrecer ficar linda arrumar um gato e chutar o rabo dele dizendo não vc ta velho e feio demais pra mim haaaaaa esse dia vai chegar !!!!

  • Franck Robert

    Mulherada, vcs não têem coisas mais importantes para fazer, ficar esquentando a cabeça com êsses gozadores baratos e colocadores de apelidos, é só pêrda de tempo, se vc deixar de se importar com as coisas que a maioria das pessôas encaram despreocupadamente, essa raça maldita, vai parar de chamá-las por apelidos e morrerão como peixinhos!!!! kkkkkkkkkkkk

  • DEUS NOS CHAMA PELO NOME
    O nome identifica a pessoa. Quem não tem nome, não tem identidade… Não existe!

    Eu me lembro do primeiro dia em que cheguei a escola. Foi um dia marcante!

    Até então eu só conhecia o aconchego e a segurança do lar.

    E ter que me relacionar com tantas crianças ao mesmo tempo foi um trauma logo no primeiro momento.

    A professora começou a fazer a chamada na ordem alfabética. Foram minutos de grande expectativa até que ela chegou a letra “E” e chamou o meu nome…

    EURÍPEDES!

    Eu respondi: PRESENTE!

    Devido à minha timidez e por estar em um ambiente totalmente novo, eu senti aquele friozinho na barriga.

    Na minha ingenuidade eu me perguntava: “Como a professora sabe o meu nome?”.

    Ser chamado pelo nome por alguém que eu não conhecia previamente transmitiu-me uma sensação agradável e mudou minha vida a partir daquele momento porque eu me senti importante e valorizado.

    Mais tarde eu descobri que a professora me chamou pelo nome porque ela tinha uma lista de todos os alunos.

    Deus também sempre nos chama pelo nome.

    • é verdade tem um menino e o meu irmao fica me xingando

  • yasmin caroline

    me sinto com a alto estima muito baixa meu marido me ofende muito fora o preconceito das pessoas.quero muito sser modelo gg

  • bruno

    eu quando saio para a rua ninguem me xinga e quando vou para a casa da minha familia eles começam a fazer graça ”ae gordinho” eu odeio isso só a minha familia me xinga os outro q não me cnheçem me chama de rapaz e a minha familia é tudo preconseituoso é horrivel eu ja sofri de depressão mas minha famili nunca ligo ate hoje eu nao gosto dos meu parente gosto de pessoas desconheçidas pq elas me respeitam e tambem nao sou tão gordo asim eles q gosta de botar apelidos e ate parece q eles sao perfeitos eles tem a barriga maior q caixa de agua nao sei pq eles em xinga as camisas q não serve neles serve em mim então eu fico longe dos meus parentes para eu nao ser xingado na frente dos outros.

  • Rafa

    Eu estava discutindo com meu namorado, aí chamei ele de burro porque el tem cabeça dura, aí ele começou a me xingar de baleia da cara esburacada, bunda de rinoceronte, que meus peitos vão arrastar no joelho, mole e caído, detalhe o irmão dele estava,irmã, sobrinho e mãe. FOi vergonhoso e humilhante. Estou com depressão

  • mari

    pior coisa as pessoas que falam nao sabe oq agente sente é ruim demias do de verdade levamos pro resto da vida…:(

  • Lola

    Tem palavras que doem mais do que um tapa.. A dor se esquece mas as palavras ficam marcadas no coração pra sempre…

  • Ryan caldas

    Se a pessoa me chamar de gordo que minha barriga e inguau a uma pedra eu falo amigo e debaixo de pedras enormes que se encontra as maiores cobras

  • Liliane

    O tenpo o passa mas muit jent n evolui preconseit o um absurd nos dias de hj tem tanta coisa no brasil e no mund a ser feito porq nao usa essa forca q tem pra umilha para faze alg de import pelo brasil

  • Helen Santos

    Adoro esses comentários,esse texto e tudo mais,entretanto é difícil conviver em um mundo totalmente alienado, e que acreditam em um “padrão único” claro que não existe ‘padrão único’,afinal existimos e queremos reconhecimento,estava observando hoje,não há em contos de fadas,princesa gordas ¬¬ isso é terrível…