4 de março de 2010 13:12

Por Renata Poskus Vaz

Vocês que acompanham o Blog e ainda não tiveram a possibilidade de participar do Dia de Modelo talvez ainda não conheçam a Claudinha Grycak. Ela é casada com meu pai e é mãe de minha irmãzinha caçula, a Luizita, que no próximo mês completará 1 aninho. Claudia foi uma das participantes do Dia de Modelo em que fez um book de deixar muita modelo profissional com inveja. Depois, virou parte fundamental da equipe, ajudando em várias etapas da produção do evento.

Hoje, após a novela Viver a Vida, Claudia dará seu depoimento que serve de motivação para muitas mulheres. Ela tem 34 anos e após algumas passagens difíceis em sua vida e que afetaram a sua estrutura emocional, começou a perder o cabelo progressivamente, até ficar totalmente careca, o que a medicina denomina de alopécia total.

O cabelo representa muito para a identidade feminina.  Ele confere charme, beleza e transmite personalidade. Quando terminamos um namoro, mudamos de emprego ou nos preparamos para alguma situação especial cortamos o cabelo, o pintamos, escovamos… O cabelo é a moldura do nosso rosto e capaz de alavancar a autoestima feminina. E para quem não tem cabelo, assim como Claudia?

Como todas podem imaginar, não foi fácil para ela presenciar o próprio cabelo, lentamente, caindo. Foi dificil para Claudia lidar com o olhar de pena das pessoas. Mas contrariando a expectativa do ex-marido e de muita gente que achava que por falta dos cabelos ela perderia a sua vida social, Claudia se divorciou, fez um estoque de perucas e voltou a viver feliz, longe dos olhares maldosos allheios.

Casou-se novamente com um homem lindo, inteligente e maravilhoso (e que por coincidência é meu pai…rsrsrs), teve uma bebezinha  linda e continua trabalhando com satisfação. Hoje, bem-humorada, ela brinca com o fato de usar perucas. Disse que enquanto as amigas fogem correndo para não molhar os cabelos em um dia de chuva, que ela simplesmente pode retirar a peruca e colocá-la na bolsa.

Quando dei meu depoimento para a novela Viver a Vida, algumas pessoas com espírito pequenino insinuaram que usei da minha dor para me promover. Eu já havia comparecido em mais de dez programas de tv, já era conhecida nacionalmente por conta do meu trabalho e não precisava usar deste artifício na atual conjuntura. Claudia, muito menos. Ela não fez isso para se aparecer ou para ganhar algo em troca. Fez isso para que seu depoimento conforte e dê esperança para mulheres que, assim como ela, sofrem coma  alopécia mas não tem força ou coragem de continuar a viver a vida.

  • Ariane

    Parabéns a Claudia.

    E que ela a cada dia se supere mais e mais!!!

    beijinhoss

    • REGINA

      LINDA!!
      LINDA
      LINDA!!
      Vc é mais que vitoriosa!!
      beijos

    • Andrea

      Claudia, como vc tenho alopécia universal e já convivo com “ela” a mais de 10 anos. Começou quando tinha 24 anos e sei como é difícil encarar o mundo no início. Hoje me viro bem com minha peruca, as vezes até esqueço que a uso.
      O que eu acho mais “cruel” dessa doença é a falta de perspectiva de cura e ainda ser atribuido ao nosso sistema emocional o desenvolvimento dela. No começo me via num ciclo vicioso: um abalo no meu emocional desencadeou a alópecia e a alopécia abalava o meu emocional. E aí? O que fazer?
      Tive um “anjo da guarda” que me ajudou demais. Fui fazer análise com uma psicóloga, porém depois de 1 ano não tinha como bancar as sessões. Sabem o que aconteceu? Ela me “adotou” e me amparou por mais uns 3 anos.
      Apesar dessas dificuldades sempre me senti muito abençoada por Deus: tenho uma filha linda, tive o apoio da minha psicóloga, tenho meu trabalho, o amor e o companheirismo do meu marido (sendo que quando o conheci, já era careca).
      Valeu, Claudia. Divulgar que essa doença existe pode fazer com que as pessoas se impressionem menos ao ver mulheres carecas e isso ajudará as portadoras de alopécia a se aceitar melhor. Obrigada.

      • Leda

        Andrea, td bem? Vc disse que sua alopecia se inicou com 24 anos né? Apareceram duas falhas em minha cabeça poucos dias antes deu completar 25 anos…mas graças à Deus, parou por aí e venho tratando-as!!! A sua perda capilar foi rápoda e progressiva? Conte-nos mais! E parabéns pela sua força e coragem diante a doença! =)

        Leda

  • Claudia que linda vc é parabénsss

    Conheci o que era alopecia ah uns 6 anos atras em um depoimento daqueles da revista NOVA e me identifiquei bem com a historia da moça, não eu nunca perdi cabelos mais sei bem o que é ser diferente das outras pessoas.

    Ah dois anos uma prima começou a passar por esse problema [ela queria engravidar e não conseguia] um dia minha irma fazendo escova nela, viu que o couro cabeludo continha falhas.

    Ela engravidou tem uma menina linda que vai afzer um ano em junho e os cabelos já estão quase como eram antes do ocorrido.

    Mais entendo que no caso da Claudia por ser total é mais dificil e fico feliz em ver que ela superou isso e esta linda e radiante 🙂

  • Renata Batista

    Mas que bela história…
    São estas belas histórias que vemos, ouvimos e vivemos que nos fazem perceber o quão maravilhoso é viver, aproveitando ao máximo tudo que nos é possível e sem medo de ser feliz.
    Parabéns pra Cláudia, pela força e coragem e pra Re pela linda família (amei a criaturinha vestida de rosa na foto…rsrs).
    Beijokas.

  • Cristiane

    Superar os nossos problemas, nos faz crescer e evoluir na vida. Nos faz ver a vida de uma maneira positiva!!!! Que é o que importa!!! Infelizmente nesse mundinho que vivemos, encontramos pessoas que fazem questão de serem “pedras” no caminho das pessoas que querem fazer a diferença positivamente na vida dos outros. Renata, vc é uma “pedra preciosa”, cujo brilho próprio ofusca essas “pessoas pedras sem brilho algum”, elas não brilham e não querem que vc brilhe.

    PARABÉNS À VC E A CLAÚDIA

  • Olha eu adooro essas histórias de superação, são incriveis, é a prova que a mulher é tudo!

    ps: amei hoje vocês no manhã maior, porque sou um ‘mulherão’ hahaha, e adoro o trabalho e a divulgação do blog! Sucesso sempre!

  • Claudia Grycak

    Depois de muito chorar por causa da alopécia, hoje choro emocinada com a minha própria história…
    Rê, fiquei surpresa, super emocinada com a postagem aqui no blog e não poderia deixar de vir aqui para agradecer!!
    Desde o início acompanho o seu trabalho de “ajuda” a todas nós, mostrando que a beleza está muito além da aparência, ela está dentro de cada uma de nós!!
    Sabemos que existem algumas pedras no caminho, mas tenho certeza de que seu castelo ficará maravilhoso quando você terminar de construí-lo com essas pedras que tem “colhido” na sua estrada.
    Obrigada pelo carinho…
    Que Papai do Ceú continue abençoando a sua vida, que todos os seus projetos se concretizem e que todos os seus sonhos se tornem realidade.
    Super beijo,
    Claudinha

    • MARINA

      BOM SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE PASSAM PELO MESMO PROBLEMA QUE EU E QUE TAMBÉM SUPERARAM AS CRISES DE BAIXA-ESTIMA E PENA DE SI MESMA.
      SOU PROFESSORA E HÀ 15 ANOS SOFRO DE ALOPÉCIA UNIVERSAL. HOJE USO PERUCA NUMA BOA , APESAR DE MEUS 52 ANOS TODOS DIZEM QUE SOU MUITO BONITA, TENHO UM MARIDO QUE ME ADORA E VIVE DIZENDO QUE SOU LINDA.
      O QUE ME ENTRISTECE É QUE MINHA FILHA MAIS VELHA TAMBÉM ESTÁ COM O MESMO PROBLEMA E NÃO ESTÁ CONSEGUINDO LIDAR COM A SITUAÇÃO, ANDA REVOLTADA, DE MAU HUMOR E DESCONTANDO NAS PESSOAS Á SUA VOLTA. ORO PARA QUE O CASO DELA SE RESOLVA JÁ QUE FOI SÓ NA CABEÇA QUE O CABELO CAIU. SE NÃO SE RESOLVER, PELO MENOS QUE ELA SE CONFORME. BEIJOS!!!

  • Ana Flavia

    Uauuu… que história linda de superação e sucesso!
    Que bom que ela dará seu depoimento em rede nacional!
    Com certeza ajudará muitas pessoas a seguirem confiantes apesar das adversidades que aparecem em seus caminhos!
    Parabéns!!!
    Bjs

  • Fiquei emocionada de ler, adoroooo a Cláudia e será mt legal ela dar o exemplo dela dps da novela das oito.

    Parabéns, Cláudia! VC É LINDA DE QQ JEITO, LUZ É LUZ E BRILHA DE QQ JEITO, EM QQ LUGAR!
    super bjo em seu coração e pra lindaaaaaaaaaaaaaaaaaa Luíza.

  • carol

    Cláudia,parabens pela sua força e coragem pra lutar…continue assim.
    Sua historia é linda de viver!!!

  • Virginia

    Primeiro sua irmãzinha é linda demais, aliás a família toda. E a sua história de vida tbém é linda e tem o seu valor como a história de todas que passam por aqui. O que importa é o vc é por dentro e sabemos o do gde valor que vc tem.

  • Lucy

    Oi….entrei aqui e vi algumas coisas….já ouvi falar daqui! Puxa, fico feliz em ver que vcs se aceitam mais fofinhas, que fotografam, etc…. eu pesava 96 kg (faz 6 anos) e consegui com Reeducação alimentar eliminar 30 k e hoje tenho o corpo que sempre desejei. Agora sim me sinto feliz. Era muito infeliz gorda! Hoje não sei não…se alguém é verdadeiramente feliz gordinha! espero que vcs sejam sim…pois eu não consegui não! Hoje como bem e de tudo, com moderação! Minha auto estima está nas alturas e me sinto melhor como ser humano…cresci, estudei, consegui chegar em meus objetivos profissionais e tenho alguém muito especial em minha vida! Talvez fosse muito complexada…mas o fato é que consegui tudo que queria apos deixar de ser gorda!

    boa sorte a vcs ! tchauuuuuuuuuuu!

  • A BUNDA DURA (Arnaldo Jabor)

    Tenho horror a mulher perfeitinha. Sabe aquele tipo que faz escova toda manhã, tá sempre na moda e é tão sorridente que parece garota-propaganda de processo de clareamento dentário? E, só pra piorar, tem a bunda dura!!!

    Pois então, mulheres assim são um porre. Pior: são brochantes. Sou louco?

    Então tá, mas posso provar a minha tese. Quer ver?

    a) Escova toda manhã: A fulana acorda as seis da matina pra deixar o cabelo parecido com o da Patrícia de Sabrit. Perde momentos imprescindíveis de rolamento na cama, encoxamento do namorado, pegação, pra encaixar-se no padrão ‘Alisabel’, que é legal… Burra.

    b) Na moda: Estilo pessoal, pra ela, é o que aparece nos anúncios da Elle do mês. Você vê-la de shortinho, camiseta surrada e cabelo preso? JAMAIS! O que indica uma coisa: ela não vai querer ficar desarrumada nem enquanto estiver transando.

    c) Sorriso incessante: Ela mora na vila dos Smurfs? Tá fazendo treinamento pra Hebe? Sou antipático com orgulho, só sorrio para quem provoca meu sorriso. Não gostou? Problema seu. Isso se chama autenticidade, meu caro. Coisa que, pra perfeitinha, não existe. Aliás, ela nem sabe o que a palavra significa… Coitada.

    d) Bunda dura: As muito gostosas são muito chatas. Pra manter aquele corpão, comem alface e tomam isotônico, portanto não vão acompanhá-lo nos pasteizinhos nem na porção de bolinho de arroz do sabadão. Bebida dá barriga e ela tem H-O-R-R-O-R a qualquer carninha saindo da calça de cintura tão baixa que o cós acaba onde começa a pornografia: nada de tomar um bom vinho com você. Cerveja? Esquece!
    Portanto:
    É melhor vc ter uma mulher engraçada do que linda, que sempre te acompanha nas festas, adora uma cerveja,gosta de futebol, prefere andar de chinelo e vestidinho, ou então calça jeans desbotada e camiseta básica , faz academia quando dá, come carne, é simpática, não liga pra grana, só quer uma vida tranqüila e saudável, é desencanada e adora dar risada; Do que ter uma mulher perfeitinha, que não curte nada, se veste feito um manequim de vitrine, nunca toma porre e só sabe contar até quinze, que é até onde chega a seqüência de bíceps e tríceps. Legal mesmo é mulher de verdade. E daí se ela tem celulite? O senso de humor compensa. Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira. Pode até ser meio mal educada quando você larga a cueca no meio da sala, mas e daí? Porque celulite, gordurinhas e desorganização têm solução. Mas ainda não criaram um remédio pra FUTILIDADE!!
    Arnaldo Jabor
    E não se esqueça….

    Mulher bonita demais e melancia grande, ninguém come sozinho!!!

    • Fran.. desculpa dizer mas esse texto não é do Arnaldo Jabor, há muitas pessoas que fazem textos e atruibuem a autoria a ele … De qualquer forma quem escreveu disse muitas verdades..
      bjinhos

  • Claudinha,

    Que depo lindooooooo, chorei aqui em casa sozinha, quer dizer, eu e Luluca, né?! Parabéns por ir em rede nacional passar sua experiência de superação e amor.É isso aí, a vida é curta demais e a gente veio aqui pra ser feliz e o resto…

    PARABÉNSSSSSSSSS!
    super bjo

  • Claúdia..

    nossa fiquei emocionada com seu depoimento.. vc como a Renata e tantas outras mulheres são exemplos de garra e perseverança… tenho certeza que Deus está honrando sua vida, com tantas alegrias, e uma coisa é certa, o que tem que ser é.. parabéns pela sua força e muito obrigada por compartilhar com o mundo suas vitórias, agradeço a Deus por existir pessoas como vcs…

    beijosss parabéns!!!

    Tânia Mara!!

  • Fiquei pensando na cara de c*** que o primeiro marido dela deve ter ficado de vê-lá tão bonita e feliz! Isso é que é mulher! Tá de parabéns!

  • Flávio Santiago

    “Quando dei meu depoimento para a novela Viver a Vida, algumas pessoas com espírito pequenino insinuaram que usei da minha dor para me promover”.

    Tsc tsc tsc. Esse tipo de gente nem me assusta mais.

  • Flávio Santiago

    Eu acho muito interessante gente que usa peruca pro dia-a-dia. Me lembrei de uma reportagem que eu vi em que uma mulher, que trabalha na área de direito (acho) usa peruca por praticidade, já que ela não tem tempo pra fazer escova com freqüência. Se eu lembrar o programa e o canal eu comento aqui. Beijos.

  • Débora Rozo

    Muito linda sua história de superação,vi ápos a novela e me emocionei…ser diferente tem um peso muito grande, sei como é lidar com preconceito.Eu por exemplo além do que sofro por causa de estar acima do peso ainda tenho que matar um leão por dia por que minha filha (15 anos)é homossexual fazem todos os tipos de comentário,que ela é nova e seu caráter ainda está se formando,ou comparam com situações de delinquência dizendo antes isso do que deus me livre ela ser marginal.E tenho que ser educada…não estou preocupada se vai continuar ou não gostando de garota…quero que seja feliz álias como qualquer outra mãe dedicada gostaria. Opçaõ sexual não define caráter de ninguém,tenho muito orgulho da minha filha e ela com certeza é muito amada por mim meu esposo e toda nossa família.O que aprendo com isso é que tem situaçõe que nos é imposta pela vida para o nosso crescimento e ainda ensinar dando exemplo de amor.Tem uma frase que me dizem sempre:_se fosse comigo não sei o que faria.E eu digo:_se ama seu filho como diz, faria como eu, porque amo muito minha filha e meu amor não está condicionado a nada.E o peso de ser uma família diferente,fica mais leve se tem amor.
    Obrigada por compartilhar sua história com a gente,são exemplos que fortalecem.bj!!!fique com Deus!!!

  • Parabéns, minha linda!!! Lamento pelo marido vigarista que te disse aquele absurdo!!! Mas a essa hora ele deve estar se rasgando, idiota!!!rsrsrsrsrs SEja Feliz

  • LIndaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa……….arrasouuuuu

  • Oi !

    Assisti ao depoimento e acredito que tenha servido de ajuda para muitas pessoas que enfrentam problemas !
    Muitas vezes nos deseperamos com as coisas … e de repente “conhecemos” pessoas guerreiras que nos mostram que a vida vale muito …. muito a pena !

    Cláudia você é VITORIOSA !
    Parabéns pela grande força de vontade que tens … e também pela bela família !!!!!!

    Beijos

  • Vanessa

    Fiquei super emocionada quando vi, agora ainda mais sabendo que ela é uma de nossas companheiras… Isso é muito bom!

  • amei sua coragem e determinaçao,mostra que somos muito mais do que cabelos e que sempre que quizermos podemos ser felizes Deus sempre te abençoe

  • Melissa

    Parabens Claudia, eu e meu marido assistimos seu depoimento, não sabiamos que existia ou o que era alopécia, nos emocionou sua força de vontade de viver, sua força de vontade de viver feliz que é o mais importante!!!

  • Keka Demétrio

    Claudinhaaaaaaaaaa,
    ahha, eu estava na facul dando aula, mas liguei meu cel e assisti vc toda linda, poderosa, maravilhosa, gostosa, hiper corajosa e mãe da Luizita…rsrsrs
    Arrasouuuuuuuu!!

    Grd bjooooooo

  • amei seu depoimento parabens por ter lutado ,ficquei fqliz Deus sempre abençoe sua familia

  • parabens por tudo

  • Loise

    Renata,

    Muito bom o trabalho que você faz!
    A Claudia é uma mulher de muita força!!
    E concordo com você…tem muita gente ai dizendo que as pessoas estao tentando se promover expondo suas vidas pessoais.

    Muito pelo contrário!!!vocês tem passado muita força ao mostrar a alegria que tem de viver e como superaram as dificuldades que a vida sempre nos impõem!!!

    Parabéns pelo blog!Parabéns pelo ótimo trabalho!!

    Grande sucesso para você!!

  • silvana mara

    Cláudia chorei com vc ontem no depoimento, tenho 38 anos,sou enfermeira e tenho alópecia areata desde os 11 anos!Há 4 anos meu cabelo e todo o pêlo do corpo caiu e uso desde então uma prótese capilar aliás aqui em Minas(Paraguaçú) tem uma peruqueira tdb(tudo de bom!) se quizer o end. te passo. Gostaria de ter seu email ou msn para contar minha vida nesses anos todos de luta,superação e aceitação.Tenho várias histórias muito engraçadas, mas tambêm muito bonitas, por favor me adicione no seu orkut quero ser sua amiga… meu filho de 17 anos falou que nós duas nos parecemos, o rosto a covinha quando sorri e até os óculos! Só que sou morena. Por favor me contate vai ser muito bom trocar experiências principalmente as engraçadas…tenho várias…agora tô precisando trocar minha prótese mas tô meio sem grana,ainda estou com a primeira prótese já tem quatro anos,sabe o cabelo dela era preto aí com o passar do tempo ela desbotou… mas ficou mais bonita ainda; porque agora tá meio loura,parece que fez mechas vou te mandar umas fotos… tudo de ÓTIMO prá vc o maridão e essa coisinha linda e fofa, sua filhinha…ADOROOO bêbes, trabalho com eles é muito gratificante e me ajudou muito a superar o meu drama de ser carequinha…rsrsrsrsr….abraços
    Silvana mara.

    • Silvana, lendo sobre a Claudinha, vi seu comentário. Gostaria de contactá-la,pois sua luta é um exemplo para mim. Tenho alopécia há um ano e é mt difícil mesmo. Não cairam todos os fios de cabelo, mas vivo na expectativa, pois diariamente caem vários. A coragem de vocês me ajuda muito. Se puder escrever-me, meu e-mail é vaniaviannamoraes@gmail.com
      bjs.

  • Silvane Mello Cardoso

    Ola Regina, me identifiquei mto com o problema da sua madrasta, gostaria de falar com ela e tirar algumas dúvidas, se puder me passar algum contato, telefone fixo ou email eu agradeço, pois me parece ser uma luz no fim do tunel..Mto Obrigada.
    (Meu email esta no contato)
    Abraço

  • Andréia Miura

    Claudia…
    Parabéns por sua coragem de falar da sua vida em rede nacional no horário nobre…
    Você tem muita garra e determinação, sucesso, saúde e paz!!!

    Felicidades!

    Beijo grande…

    Miura

  • Eu sei o que é essa maldita alopécia… estou enfrentando há vários meses e é muito difícil ver seu lindo cabelinho indo embora…todos os dias e um cadinho dele se vai =( … mas a gente vai se alimentando espiritualmente, se fortalecendo, vendo exemplos de superação e enfrenta as dificuldades!

    Não consegui assistir ao depoimento da Cláudia, infelizmente, mas devo lhe dar os parabéns e agradecer por ter compartilhado algo tão íntimo para ajudar outras mulheres que enfrentam dificuldades como essa.

    Beijos Divas!

  • Eu tenho cabelo e juro que já pensei na mesma coisa…
    Beyoncé usa várias perucas também, e ninguém enche o saco dela, porque será???

  • oi claudia! eu sei como doi ouvir isso, que seu marido disse eu tbem ouvi uma frase igual a sua a unica coisa que mudou foi que eu tinha cabelo…mas sabe qual nosso maior trunfo??? e saber que podemos supera-los… parabens por sua coragem de ir em frente e seja muiiiito feliz bjusss

  • opa! desculpa eu quiz disser SEU EX MARIDO..bobao.

  • Agata

    Parabens pela superacao..E coragem de ir em busca da sua felicidade e de alguem que te amasse de verdade..
    Voce e um grande exemplo..
    Emocionante seu depoimento..
    Beijuxx

  • Adriana

    Claudia também como portadora de alopecia universal passo por momentos difícies e cruéis mas continuo aqui firme e forte como vc.

    Parabéns a nós!!!

    Gde bj

  • Carol Junho

    Claudia,seu depoimento foi muito lindo…emocionou a familia inteira aki…rsrs.
    parabéns…bjus.

  • Laura

    Claudia,

    Primeiramente, parabéns pela superação, pois estou passando por este problema e vejo como é dificil, peço todos os dias a Deus para me dar força.
    Já perdi 80% dos cabelos, no desespero comprei uma peruca, mas ela esta grande para minha cabeça, mesmo apertando o ajuste, enfim, joguei dinheiro que não tinha fora. Gostei muito do modelo da sua, pois ela não tem muito cabelo (como as comuns) e por isso parece ser muito natural. Qndo vi vc dando depo pensei que seus cabelos tinham nascidos novamente, pois parece muito natural.
    Por favor me dê sugestões, gostaria de saber onde posso comprar peruca assim como a sua. Me mande por e-mail, se posível.

    Muito grata !!!

    • Daniela

      Olá amiga vc msn me add pra gente conversar pois passei pelo mesmo problema e hj em dia me sinto cada vez mais forte, o ano passado foi o pior ano da minha vida cheguei ao fundo do poço, conheci de perto a depressão mais profunda que uma pessoa possa sentir…. Vamos fazer amizades quem sabe assim possamos nos ajudar , e ajudar outras pessoas tb …. Só te digo uma coisa levante essa cabeça sua beleza maior está dentro de vc, Deus só nos dar aquilo que podemos superar…. Bjs me add.

  • Rosilda

    Vi o depoimento e fiquei muito emocionada, porque tenho um filho de 22 anos que tem alopecia desde os 12 anos, e na sua adolescência nós sofremos muito, mas agora ele superou, e é o careca mais lindo da minha cidade!Ele trabalha, estuda,namora, leva uma vida normal, e quero que todos que tem essa doença, ou qualquer outra que os faça diferentes da maioria,aprendam primeiro a se aceitar, é muito sofrido mas todos verão que tem tanta coisa além de cabelo num ser humano, que por fim as pessoas ao seu redor até se esquecem que você é diferente.Força para todos que tem alopecia, vocês podem sim ser amados, fazer tudo que os outros fazem, não se escondam, sejam felizes!

  • Daniela

    Cláudia, vi o seu depoimento e fiquei muito emocionada. Gostaria de saber por quanto tempo o seu cabelo caiu. Foi uma queda brusca, durou meses ou anos?
    Bj.

  • Ruth Borges

    tenho 24 anos sou casada tive alopécia aos 22 em uma determinada area, só que agora voltou, e em três meses perdi todo meu cabelo e em 15 dias minha sobrancelha, estou me tratando de alopercia mais sei que é só uma fase, tenho fé em DEUS por isso tenho certeza da minha cura mesmo que eu não teja vendo, essa fé em DEUS que me da força pra continuar lutando, temos que pensar que isso é só uma fase não podemos nos entregar ou ficar deprimidas eu sou muito feliz e graças a DEUS tenho um marido que me ama mesmo eu estando carequinha rs… isso me ajuda muito DEUS abençõe obrigada! haaaaaaa quero usar peruca se possivel me passe endereço ou email de profissionais de perucas cansei de usa lenço beijos.

  • milca

    Minha irmã de 9 anos tem alopercia universal ha mais de 2 anos. Nós moramos em Guaxupe MG ,preciso do endereço de onde comprar uma peruca de cabelo natural , o mais proximo de minha cidade , porque nao temos condiçao financeira para sairmos de nossa cidade , ja sera muito dificil consegui o dinheiro para comprarmos a peruca.

  • gorete

    gostaria de saber se a Claudia usa peruca de cabelo natural e onde compra

    • renatavaz11

      Gorete, hoje a Claudia já recuperou seus fios de cabelo naturais, mas antes ela usava peruca de cabelo natural da Nilta Perucas.

  • Letícia Grycak

    Parabéns Claudia!!

  • Qurer ouvir uma historia de decepção,acho que vai ser uma materia bem interessante p revisata.

  • Jannine Pereira

    Olá Cláudia!
    Sua história é muito bonita realmente e te desejo todo o sucesso e felicidade do mundo! Tenho o mesmo problema que vc, se manisfestou desde a infancia, pois meu pai tem tb AA universal . Depois de muitos tratamentos, meus cabelos repilaram e cresceram durante a adolescencia até que desde 2001 não voltaram mais e também uso minha peruca. Já fui rejeitada por homens também; por amigos na adolescência, fui motivo de muitas risadas, mas também tive uma história de amor que foi boa enquanto durou… Mas nunca meus cabelos foram o problema para ele. Enfim, estou no facebook e encontrei aquela página da Juliana que fala da associação de apoio em são Paulo e estes dias resolvi e postei fotos minhas com e sem a prótese com um depoimento resumido mas emocionado e estou me sentindo muito mais eu agora. Tenho AA sim, uso prótese sim e sou bonita sim!!!!! Um beijo e um forte abraço

  • cibelle

    Ola me chamo cibelle e estou com alpocia areata por volta de 4 meses, ainda não perdi todos os meus fios de cabelo e tenho esperança que não caiam todos…. Pois não sei como irei viver completamente careca…. Enfim que bom que A Claudia recuperou seus fios… qual tratamento que ela fez? ou os fio nasceram de livre e espontanea vontade… Fiquei bastante curiosa… Agradeço e força para todos 🙂

  • maria

    Olá…Muito Linda…acompanhei a novela e as entrevistas, parabéns….estou garimpando via internet para verificar a possibilidade de enquadrar esta doença como deficiência…não esta fácil, pis já consultei alguns médicos aqui em minha cidade e não obtive sucesso, ”eles” contestam até os conceitos sobre a doença da OMS…Maria 43 anos……Qual a sua opinião ?

  • Ana Luiza

    Parabens e que Deus continue a abeçoando e permitindo que sua força sirva de exemplo a outras pessoas (assim como eu). Também tneho alopecia, estou em tratamento mas devido aos choque que é ver seus cabelos diminuindo estou em depressao, sua historia de vida alem de me comover me deixou mais animada!

    Abraço

  • Ana Beatriz

    Olá meu nome é Ana Beatriz, tenho 36 anos e já fiz todos os tratamentos possíveis para amenizar a minha calvície androgenetica e agora me encontro com o cabelo bem ralo no topo da cabeça e penso na possibilidade de usar uma protese capilar. Gostaria da indicação do profissional que acompanhou a Cláudia com este resultado de grande satisfação.
    Obrigada

  • FERNanda

    Onde compra as seus cabelos lindos?