31 de agosto de 2010 18:32

Por Renata Poskus Vaz

Meninas, vamos continuar a nossa odisséia em busca dos esclarecimentos em torno da carreira de modelo plus size. Antes que indaguem se tenho ou não cacife para falar sobre tal assunto, esclareço que sou uma das organizadoras do maior evento de moda GG do País, o Fashion Weekend Plus Size, além de assessorar diversas marcas de moda GG. Além disso, minhas melhores amigas atuam na área e eu mesma arrisco meus passos como modelo plus size. Então, embora saiba que ainda tenha muito a aprender sobre o mercado, considero-me apta a dividir com minhas amigas leitoras um pouco do que observei sobre esta carreira.

Boa leitura, meninas. E continuem ligadas no Blog Mulherão, pois ao longo desta semana trarei mais dicas sobre as exigências desta carreira.

Qual a idade mínima e máxima para ser modelo plus size?

Ao contrário das grifes com modelagem tradicional, a indústria plus size é mais flexível em relação à idade de suas modelos. Como existem grifes jovens e outras mais formais, as marcas procuram adequar, na maioria das vezes, a idade da modelo à da maioria de suas consumidoras.

No Fashion Weekend Plus Size, por exemplo, uma das modelos mais requisitadas foi Silvia Neves, 36, que praticamente se apresentou em todas as grifes. As mais novinhas foram Rita de Cássia, 16, Jéssica Gambá, 17 e Dafne, 18.

 Qual o manequim e altura ideal para ser modelo plus size?

As manequins fashion têm um limite máximo de manequim. Quase todas as tops mantém a silhueta no manequim 36, para no mínimo 1,74m. Já as modelos plus size podem ter perfis diferentes, com menos rigidez em relação à altura e manequim, depende dos interesses da grife.

Observando o mercado, as modelos que mais obtém trabalhos em catálogos usam do manequim 44 ao 48, são mais altas, estilo mulherão. Esta mesma linha é adotada nos EUA e na Europa. As modelos plus size de lá são ligeiramente altas e esguias, embora usem manequins maiores.

Mas nem sempre foi assim aqui no Brasil. Há quase 10 anos, quando essa onda plus size começou, as modelos eram mais gordinhas.  Isso não significa que, hoje, quem use um manequim 52, 54, não possa sonhar com seu lugar ao sol.

Flúvia Lacerda, a nossa única TOP Model brasileira com carreira internacional, tem a parte superior do corpo pequena, mas usa calças 50, 52. Entre as que usam entre manequim 50 e 52 também estão: Mayara Russi, estrela da Kauê.  Keka Gorni, modelo da Miglon e Jovyani, modelo da Julia Modas.

No Fashion Weekend Plus Size optamos por contratar principalmente modelos acima de 1,65m. Isso porque há muitas fileiras de cadeiras na platéia e a modelo deve ser vista da primeira à última. Entre as nossas minhonzinhas: Bianca Raya e Márcia Spinelli. As mais altas: Andréia Miura, Kássia Pessoa, Jessica Gamba e Rita de Cássia.

 No Fashion Weekend optamos por contratar principalmente modelos com manequins de 44 a 50, pois é nesta numeração que as grifes fazem suas peças piloto. Lembrem-se, no FWPS os desfiles são das próximas coleções, as marcas não têm ainda toda a numeração em seu estoque e não podem fazer nada sob medida para suas modelos.

Para nossa surpresa, algumas grifes solicitaram modelos com manequins maiores, foi aí que contratamos, de última hora, também: Christiane, Chayene e Ana Paula Repele. 

Já para as fotografias, a altura não é importante. Um exemplo é a modelo Julia Pires, que tem menos de 1,60m e é há anos a modelo da Ana Lisboa.

 Qual o formato do corpo predileto?

As gordinhas não têm corpo igual. O corpo predileto é o formato “ampulheta”. Ou seja, ombros e quadris proporcionais e cinturamais fina, como a modelo Andrea Boschim. Mas há modelos famosas que fogem deste padrão e fazem tanto sucesso quanto. Um exemplo é Celina Lulai, que tem o corpo estilo “pêra”, com ombros mais estreitos, pouco seios e quadris bem largos. 

Simone Fiúza tem o corpo estilo triângulo invertido, assim como Nanda Soul. Quem tem esse tipo de corpo costuma apresentar a parte superior maior do que a parte inferior do corpo. Este costuma ser o perfil menos contratado, mas o que não falta na agenda da TOP Fiuza, há anos, é trabalho.

Está vendo que toda excessão tem sua regra?

Cicatrizes e tatuagens

Cicatrizes e tatuagens atrapalham, sim. Mas nada que não possa ser resolvido com um photoshop. Para catálogos de lingerie, modelos com tatuagens muito grandes ou cicatrizes de cesária ou outras operações muito aparentes podem ser deixadas de lado.

No FWPS uma grife se estressou com uma das modelos que desfilaria com uma blusa rendada por ser tatuada  (erro deles que não viram isso na prova de roupa). Já a estilista Lu Oliva, da Korukru, deu preferência para as tatuadas no desfile de sua coleção. Nathy Arias e Litha, do Manual Prático da Gordinha, arrasaram na passarela.

Na dúvida, se preferir ingressar nesta carreira, não faça uma tatuagem.

 E a cor da pele, interfere?

Infelizmente, sim. Conheci uma estilista famosa de moda plus size que diz ter usado uma belíssima grávida negra em seu catálogo e suas representantes e revendedoras ficaram abismados e rejeitaram a iniciativa.

Até hoje, só conheço pessoalmente uma modelo negra que estrelou um catálogo de moda plus size: Taiz Marques, da Carlota-rio. Em desfiles, há outras que integram a lista, como Nanda Soul, Patrícia de Cássia, Rita de Cássia e Silvia Neves, mas que ainda aguardam a oportunidade para catálogos de moda.

  • meus parabens pelo assunto esta otimo e agradaver de ler

    • eu tenho uma subrinha que é tão linda ela é gordinha mai acho que ela seria uma modelo bem linda bjs

  • Rachel

    Depois de ler a 2ª parte de Dicas para ser modelo, acredito que tenho chance. Só não irei participar do Dia de Modelos Plus Size no RJ porque uso aparelho e acho que isso pode atrapalhar minhas fotos futuramente.

    Bjos meninas =)

  • Cibele Miranda

    Assino embaixo.
    Tô adorando as dicas. assim as coisas ficam mais claras para todas que desejam seguir carreira.

  • Agora que você comentou eu sei que não é cisma minha: eu nunca tinha visto uma modelo plus size negra. Depois de vencido o primeiro obstáculo, está na hora de encarar o próximo: mostrar para pessoas de mente limitada (como as tais representantes e revendedoras desse caso lamentável) que todas as brasileiras querem se ver nos catálogos de moda e nas passarelas.

    Parabéns pelo post (e pelo blog!)
    Bjos

  • Alinne Santhiago

    ADOREI O POST ,MUITO LINDA A OPORTUNIDADE QUE NÓS PODEMOS TER NA VIDA. SÓ NÃO GOSTEI DO DESCASO DAS PESSOAS DE PELE MAIS ESCURAS NÃO PODEREM PARTICIPAR DESTAS CONQUISTAS……..

    • renatavaz11

      Infelizmente, Aline, a igualdade só existe na teoria. Torço pelo dia em que modelos negras trabalharão tanto quanto as loirinhas.

      Um beijo grande.

  • ameii as dicass to juntando dinheiro para ir p sp fzer dia d modelo com vcs, se tivesse um aqui n parana seria mais facil, vc disse d beleza plus size negra mas a moça ai d cima não é negra eu considero ela morena, morena qse clara.

  • Olá Re, tenho 2 tatuagens na perna e ja fiquei “”bolada!”..mas para desfiles de calça, acho que nao tem problemas…ou tem?? Vou fazer o dia de Modelo de qualquer forma…Alias, como voces fazem o casting para o FW? Quando será o proximo?

  • Mary Medeiros.

    Gente!!! Da onde a Silvia Neves tem 36 anos? Divina!!
    Todos estão de parabéns, são LINDAS!!!

    • Silvia Neves

      rsrsrsrs, acho que erraram a minha certidão de nascimento, rsrsrs. Obrigada Mary, bjs

  • Carol Caran

    Esclarecedor e muito interessante. Honestamente, meu sonho era participar da organização do FWPS. rs Mas se vcs abrirem o cast de novo, estarei lá. Amo moda e amo o que vocês fazem!!!!

    Beijos!

  • Juliana Luz

    Gentiii q linda tbém essa Keka….q corpão..num parece q usa tudo issi não!!!

    Linda matéria, ótimo esse assunto..bjkssssssssssss

  • Silvia Neves

    Acabei de estrelar mais um catálogo aqui em Minas, depois te passo as fotos Rê. bjs

  • Pingback: Dicas para quem quer ser modelo Plus Size – Parte III « Mulherão()

  • Não acredito que as negras têm sido prejudicadas até nisso, já não basta ser limadas da sociedade por ser acima do peso e ainda sofrem por serem negras. Eu como plus size e negra repudio este racismo. Vamos mudar isto, somos lindas de qualquer jeito: negras ou brancas, magras ou gordas. Mulheres não aceitem isto.
    Bj

    • Dany

      Da mesma forma que há um movimento pela moda plus size e pela quebra de tabus em relação ao peso, temos que lutar contra o preconceito racial na sociedade e isso inclui o mundo da moda! Se lutarmos apenas pela aceitação de pessoas acima do peso e não pela diversidade brasileira no que tange a etnia faremos uma democracia limitada. Toda forma de preconceito deve ser repudiada e ultrapassada, se o mercado tradicional de moda é racista o mercado plus size deve fazer a diferença já que ele surgiu para quebrar um determinado padrão de beleza. Nós negros e negras tb consumimos, gastamos nosso suado dindin e queremos ser representados! Viva a diversidade em todas as suas formas!

      • ACHEI OMÁXIMO ,CONCORDO EM GENERO, NÚMERO E GRAU

  • Gente, essa Tais Marques não é negra não! Negra é Tais Araújo pra mais!! Ali sim, oh mulher bonita!!

    • renatavaz11

      Acho uó ficar definindo as pessoas como morena clara, morena média, parda, cor de burrinho quando foge… Vamos valorizar a raça negra. Vc é descendente de negros? Então é negro. Pronto e acabou. Ficar com vergonha de assumir a raça é desgraça.

      Beijos

  • QUERO SEGUIR ACHO AQUI O MÁXIMO!

  • Cintia Audrey

    OI..
    amiga amei o post..mas faltou a Carla Manso…..modelo e jornalista de moda PLus…Lora e linda vem ganhando espaço tb
    bjossss

  • Estou adorando as dicas da Andrea… Fazem parar para pensar… e pensar que “ainda pode dar certo”!

    Outro biotipo que nunca vi trabalhando como Plus Size é o oriental. Tudo bem que geneticamentes as orientais tem corpos mais esguios, porém não é regra. E tem cada uma mais linda que a outra (Né Madame Juju? Não me deixa mentir né…).

    É um “pré conceito”, existe e sempre irá existir, infelizmente.

    Fiquei super feliz em saber que é possível trabalhar mesmo tendo 1.60 e vestindo manequim 50.

    Andrea, obrigada mais uma vez por compartilhar com a gente sua experiência!

  • very

    muito bom os requisitos mais fiqei triste com uma coisa;mais tambem não desisto sobre a cor da pele que preconceito sou negra e tenho um sonho de ser modelo plus size e não vou desistir.

  • andreia

    quero ver as 100%negras

  • Carol

    Infelizmente moro no rio e fica difícil fazer um dia com vocês

  • Pingback: Dia de Modelo Plus Size | Garotinha Juvenil()

  • Jessica

    Bom depois de ler essa segunda parte fiquei meio descontente, tenho uma cirurgia na coluna e uma tatuagem nas costas, sempre soube que minha borboleta poderia me atrapalhar, mas tinha me esquecido das minhas cicatrizes …

  • ADOREI …MUITO LINDAS ,TENHO 1,65 DE ALTURA E PESO 84 KILOS,SOU UMA GORDINHA BASICA E GOSTO DE USAR SOMENTE CAMISETAS EXATAMENTE PARA ESCONDER MINHAS GORDURINHAS,QUANDO ENGORDO É POR INTEIRO ,TOTALMENTE DISTRIBUIDA E SEM MUITO SEIOS ,ELES SAO PEQUENINOS RSRSRS ,E AS VEZES NAO SEI QUE ROUPA POSSO USAR ,QUER DIZER AS QUAIS COMBINA COM O MEU CORPO.

  • Pingback: Gordinhas Lindas » Dicas para quem quer ser modelo plus size – Parte II()

  • Berenice

    nossa até no mundo plus size consegue ter algum tipo de preconceito fiquei triste ,pq existem mulheres negras linda
    espalhadas por esse pais é uma pena mesmo que esse tipo de discriminação ainda exista em uma país que a grande maioria é negra,o Brasil é uma país com raízes africanas e isso ninguem pode contestar,a mulher brasileira é linda justamente por essa mistura os nosso quadris largos, nossa bunda, nosso gingado não veio da russia da holanda ou da suécia pode ter certeza, da mesma forma que a grande a maioria da população está com acima do peso, a grande maioria é negra.Sinceramente fiquei muito chateada já não basta a discriminação por ser gorda ainda mais essa.

  • Berenice

    Se pra representar a verdadeira beleza a beleza real tem quer ser todos os tipos de verdade não só loiras ,o negro é bonito também e somos consumidores também quase não ve modelo negro nos desfiles de magros se é pra fazer a diferença não spode ter esse tipo de exclusão.

  • Vanessa Malvão

    Não sei se alguém se lembra, mas racismo é CRIME no Brasil. Não acredito q até as grandes crifes ñ respeitem as leis neste país. A família plus size tem q tomar alguma providencia urgente, isso ñ pode continuar.

    As brasileiras são as mulheres mais lindas do mundo, justamente pela mistura de todas as raças. Inclusive a negra. Não podemos esquecer, nem aceitar essa exclusão.

  • LEkAH *yas

    O preconceito tem de ser qubrado dentro da nossa própria cabeça, antes de tudo. Depois de aceitarmo-nos como realmente somos, aí sim, o mundo passa a nos ver diferente. Não sou plus size, mas, sou negra e defendo com afinco a questão de RESPEiTO e não de IGUALDADE. pois eu não quero lutar para ser igual a ninguém, e sim, para ter os meus valores e direitos respeitados! O *phoda* é ter de conviver com o slogan de BELEZA BRASILEIRA: loiras, magras, olhos azuis, filézinho ou bundão , peitão e etc. Pelo amoooor de Dadá! Acima de tudo, somos mulheres e queremos algo mais que ter as partes exposta para deleite alheio. Isso é legal? Sim, é. Mas a forma como é conduzida que não é nada agradável. Seja Plus ou Não, a mulher é seeempre exposta como frango de televisão, sabe? Aquele frango que roda a valer nos fornos de padaria ? Então. Percebo isso no mundo da moda onde, corpo, é tudo! Já a imagem desse corpo, é outra história.
    Sucesso , pé no chão e auto-afirmação para TODAS nós. (-_^)

  • Lilian Pissigate

    Bom, começei a ver sobre o mundo da moda Plus agora e ja estou fascinda………..gostaria de dicas de como engressar no ramo……..

  • IDADE= 13 ANOS
    PESO=50 KG
    ALTURA=1.56,5
    PELE=morena clara
    CABELOS=castanho
    OLHOS=castanho
    TENHO SONHOS DE SER MODELO
    ESPERO QUE VCS POÇÃO ME AJUDAR.
    DESDE JA AGRADEÇO.
    TODO SUSSEÇO A VCS,BJS
    AGUARDO POR RESPOSTAS.

  • Amanda

    Gostaria de saber como faço para participar de seleções.Tanbém quero receber emails com atualidades, sobre o assunto MODA PLUS SIZE.
    Gostei muito da matéria, me tirou várias dúvidas.

  • Gabriela

    Gente.. To adorando esse blog!
    Não sabia que nós gordinhas tinhamos um lugar no ramo da moda! Sou de MG e nunca vi nd parecido por aqui… Gostaria de saber se rola algum evento de moda Plus Size em MG pois to mto interessada!!!
    Um abraço!!!

  • gostaria muito de ser uma modelo Plus Size adoro .

  • Isso é muito legal! Eu gostaria muito de ser modelo plus size. Mas ser gordinha pode estar virando moda, mas negra ainda não. Pena!

  • Bia Calastro

    Gostaria de saber mais sobre como ingressar, onde posso me candidatar? Como devo proceder???

  • olá meninas adoraria ser uma de vocês,mais tenho cicatrizes,o que posso fazer para me candidatar?tenho 40 anos será que tenho chance?

  • Diana

    Já fiquei chateada sou negra e pelo jeito não temos espaço no mundo da moda plus size…chato isso!!

  • IDADE= 20 ANOS
    PESO=90 KG
    ALTURA=1.67
    PELE=Morena
    CABELOS=Preto
    OLHOS=Preto
    TENHO SONHOS DE SER MODELO
    ESPERO QUE VCS POÇÃO ME AJUDAR.
    DESDE JA AGRADEÇO.
    TODO SUSSEÇO A VCS,BJS
    AGUARDO POR RESPOSTAS

  • Mylla

    adorei o post, gostaria de ser uma plus size, mais infelizmente o preconceito predomina!!!!!
    beijos!!!!!!!

  • andrèa batista torri

    Olà moro na Suìça e gostaria muito de me informar onde posso encontrar uma agência por aqui..Adorei a materia!!!

  • aguardo ansiosa!

  • Sonia

    Avante Meninas….. Vocês são poderosas

  • Camila

    Oi,em Florianópolis existe alguma agencia para modelos plus size??

  • Elaine Cristina Silva Soares Gonçalves

    Olá sou do Rio de Janeiro, tenho 32 anos, tenho 1,60 de altura e 70kg, cabelos castanhos escuros e olhos verdes, vivo em Portugal, sou casada com um português. Bem pela minha altura e peso podem perceber que sou gordinha sim, mas quando digo isso a ele fica logo chateado e diz que é tonteira da minha cabeça. Ele me acha linda, ainda bem rsrs, porque nem sempre fui assim mas ele continua a me achar linda. Quando me casei tinha 45 kg. Depois tive gravidez ectópica, tiveram que me fazer um aborto, foi uma cirurgia de emergência e eu corria risco de vida ( segundo o médico, me restavam alguns dias se não me operassem), logo; engordei 25kg devido a distúrbios hormonais. Sei que estou a me estender muito no assunto, mas o que eu quero dizer é que quando a gente é bonita é mesmo em qualquer circunstância, seja gordinho, magérrimo, negro, oriental, ou ” deficiente”, somos todos especiais,não interessa somos nós sempre e ponto final. Muitas pessoas me acham linda mesmo gordinha, com vcs deve acontecer o mesmo, presumo. O que realmente importa é que somos diferentes e podemos fazer a diferença. Chega de preconceito! Ser diferente é legal! Imaginem se fossemos todos iguais, arg!!! O mundo seria então uma chatisse.
    ahh e também tenho cicatriz da cesariana, porisso não tenho chance nesse ramo, mas fico feliz por estar viva e nada vai mudar o fato de que sempre me amei, seja magra ou seja gorda. Ahh e sem essa de sou cheinha diga sou gordinha mesmo, ou então ahh sou morena, é sou negra assumam-se com atitude e estilo, no mundo da moda é preciso atitude, senão não rola!
    beijinhos lindas.

  • Ludmila

    O site é lindo… mas a discriminação das modelos negras acaba com tudo!

    ;x

    • renatavaz11

      Nós não discriminamos modelos negras. Acho que vc entendeu errado.

  • sou alguém muito mais muito apaixonada pela moda, é um dos meus sonhos q quero alcançar. já participei em vários concursos de moda mas nunca a sorte caiu em mim, mas lutarei até o alcançar…

  • barbara

    quero ser modelo tenho 8 anos

  • magali

    meu sonho é ser uma modelo plus size.todos dizem que eu deveria tentar.

  • tenho manequim 40 e 1,62 de altura eu poderia ser uma modelo plus size mesmo assim?

  • Karina Unas

    Olá meninas.tenho 34 anos, 1.68 e manequim 50.vivo na espanha e a muito tempo que gostaria de me dedicar ao mercado da moda e nunca tive chance por ser “cheinha”(adjetivo que o povo achava bonito me rotular!!)Ja que o mercado aqui é tao ecletico,vocês teriam alguma indicaçao de alguma agencia ou alguem por aqui na europa(em qualquer país)onde poderia tentar me candidatar?Agradeço ja pela atençao.Karina

  • Luh Galvão

    Bom dia!
    Gostaria muito de me tornar modelo plus size. Tenho 1.68cm, 85kg e cabelos curtos e cacheados. O meu único problema é minhas costas que tem algumas marquinhas (manchas) de espinhas. Isso pode atrapalhar minha tentativa de me tornar uma modelo plus size??

  • Meu sonho é um dia ser modelo fotografico mesmo sendo cheia de curvas,esse mundo de trabalhar com moda e mostrar que não existe diferença entre ser magra ou gorda,todas são lindas cada uma na sua forma de ser. Isso me encanta……

  • Esse munda da moda pra nós gordinhas me encanta e me fascina adoraria fazer parte desse time,meu sonho é ser modelo fotografico.