14 de setembro de 2010 09:39

Por Eduardo Soares

Como você reage diante de um elogio? Dependendo de quem for o autor das belas palavras, é certo afirmar que o ego fica massageado. Qual mulher não gosta de ouvir um singelo “como você está linda” ou até o provocante “você está cada vez mais gostosa”? E quando o marido/namorado abre a boca para soltar tais palavras, todo mundo sai ganhando: ele, por ser um admirador explicito da parceira e ela por sentir-se tão valiosa quanto a última cocada do balaio numa feira do Pelourinho. 

Estamos num espaço destinado a um público específico (mulherões de beleza deslumbrante), logo vou usá-las como exemplo. Tem dias em que a mulher se considera o ser mais feio do mundo. Chega a ser engraçado: nesse período , ela dorme como uma Cinderela e acorda se achando a Fiona! Se fosse possível ninguém poderia vê-la. Coisas de hormônios em ebulição, Eduardo! dirão vocês. Eu entendo, aliás, procuro entender.

Tem homem que merece medalha por bravura desmedida. Numa atitude audaciosa, diria até quase suicida, desafiando seu humor a essa altura quase glacial, seu parceiro surge para colocar álcool na fogueira enfurecida da sua TPM! Não era o dia para ele aparecer, pensariam algumas. Já era, ele está na sua frente e vai permanecer lá enquanto não soltar a frase mágica “meu amor, pare de bobeira. Você sempre foi e sempre será  linda!” Fúria? Mau humor? Acabou tudo. Nocaute. Golpe certeiro, direto de direita no queixo da TPM!

Está tudo muito bom, tudo muito bem se não contássemos com algo perigoso: os elogios! Sim, eles podem ser danosos. Tem mulher que fica cega e surda diante de meia dúzia de palavras elogiosas. Situação: você é um mulherão fascinante e acima de tudo consciente, sabe que precisa controlar o peso afinal cuidar da saúde nunca é demais. Porém o danado do parceiro fica dizendo para você engordar “só mais um pouquinho” ou que ele a conheceu um tantinho mais fofinha. Aí a bobilda, insegura que só ela, vai e cede aos encantos e pedidos do sujeito com medo de não ser mais atraente aos olhos dele. Só que o Língua de Veludo Doce está marombando a carcaça todo santo dia. Adaptando uma frase teatral para a situação, podemos dizer que há algo errado no Reino da Dinamarca. Se ele pode, por qual motivo, razão ou circunstancia você não? Que egoísmo barato é esse? Ou também seria uma insegurança camuflada? Vai que o namoro termina, você vai ficar triste, sem eira nem beira, desamparada e sentindo-se um Dragão-de-komodo, mesmo estando a léguas de ser como um.

Amor é algo raro e pelo visto não é o sentimento maior do casal citado. Quem gosta, se preocupa. Quer ver o outro sempre bem. Não interessa se eu a conheci mais fofinha no passado. Posso ter meu gosto ponto de vista diferente do seu, afinal ninguém aqui é capacho sem opinião. Posso manter minha linha de pensamento e preferência. Posso realmente achá-la mais atraente antes do que agora, só que antes eu conhecia e fiquei encantado apenas pela estética e hoje eu admiro, além do visual, seu jeito de ser, caráter, procuro lidar com os defeitos e enalteço as qualidades.  Por isso existe o tempo: para que possamos conhecer melhor quem está do nosso lado e para que possamos admirar principalmente a beleza que existe dentro de cada um de nós. Afinal, de que adianta ser escultura linda de gelo se existe frieza e vazio por dentro? 

  • Mi Moraes

    Oiiii Edu!!!!!! adorei o texto…voltamos sempre a máxima, seja essência, não perca o que és. Porque corpo, pele, tudo muda, nós transformamos ou o tempo se encarrega de mudar.
    Bjossssss

    • Edu Soares

      Concordo, Mi. A beleza física envelhece, mas nossa essência, não.
      Bjos.

  • Vania Salles

    Texto mto bom.
    Com relação ao assunto, mtas das vezes o namoro acaba e o idiota arruma logo outra mais magra e a mulher fica em casa na “fase da engorda” (comendo e chorando). Tudo tem um limite. Não vou fazer 100% do q meu parceiro quer pois assim estaria vivendo uma vida q não seria a minha, sem MINHA vontade e desejos. Ele tem q gostar do q eu sou, do jeito q eu sou.
    Se não me quiser assim….TCHAU!!!

    • Edu Soares

      Independente do cara arrumar uma mais magra, ninguém pode ficar trancado (a) em casa, derramando rios de lágrimas por alguém que não merece uma gota, sequer.
      Podemos mudar, sim. Nunca por causa de A ou B. E sim por vc.

  • Bruna Barbosa

    Concordância plena, se formos fazer tudo que o parceiro pede viveriamos a vida dele e não teriamos identidade própria….

    Otimo texto DU…Melhorando a cada dia!

    Bjos
    *-*

    • Edu Soares

      É isso aí, Bruna. Se vc perder a identidade, pode considerar que sua vida foi pro ralo.
      Obrigado pelo carinho. Prometo melhorar mais…
      Bjos.

  • Vanessa Santos

    Congratulations on the text, as always you have written everything that needed to be read.

    • Edu Soares

      Temos uma leitora residente nos EUA? rs
      Não agradeça, moça. Isto aqui é uma troca de confidências, pensamentos e experiências. Aprendo muito com as histórias relatadas aqui.

  • Keka Demétrio

    Duduzinho…ahauahauhau, aproveita que hoje a Keka voltou…hehe
    Acredite se quiser, mas certos elogios deixam a boneca aqui com as bochechas rubras…rsrs
    Brincadeiras à parte, até para degustarmos um gostoso elogio é preciso gostar de nós mesmos, porque se não, sempre iremos achar que quem elogia está querendo algo em troca e que não merecemos ser elogiados. E dependendo de onde vem o elogio, ele se torna terapêutico, e mais, em alguns casos ainda nos ajuda a descobrir pontos favoráveis que nem sabíamos que existia.
    Quanto ao elogio com intenção de te colocar para baixo, bom, esses só acreditamos ser elogio quando anulamos a nossa vida para viver a do nosso companheiro. Já passei por isso, e não desejo para ninguém, porque a reconstrução do que verdadeiramente somos passa pelo auto-conhecimento, e nem sempre é fácil percebermos o quanto somos vulneráveis e fracos em certos aspectos. Ainda bem que sempre é tempo de mudar nossa postura diante de nós mesmo e consequentemente dos outros.

    Um monte de beijos de Minas pra vc!

    • Edu Soares

      Lilica, minha cara. Que milagre a senhora por aqui…
      Elogios negativos não existem! A palavra sugere coisas boas. No caso vivido por vc, ainda bem que o quadro foi modificado. Claro, é preciso ter o famoso auto-conhecimento. E, talvez por preguiça ou soberba, poucas pessoas buscam esse conhecimento interior. Assim fica fácil tornar-se presa morta de gente aproveitadora.

      Um monte de beijos cariocas pra vc!

  • Ariane

    Arrasou Edu!!

    Você sempre encanta.
    Quem dera muitos dos homens por aqui em sampa fosse assim como você..
    Não haveria tantos mulherões desacompanhadas por aqui…rs

    Bjusss

    • Vania Salles

      No Rio tbm….rsrsrsrs

      • Edu Soares

        Ih, Vania! Tenho um caminhão e duas kombis de defeitos…

    • Edu Soares

      Ih, Ariane! Tenho um caminhão de defeitos…

  • Elaine

    Ameii o texto dudu!!O de hoje foi especial, teve muita sensibilidade.
    Vc está cada vez melhor com as palavras….

    p.s: Eu leio e gosto de todos tah,rss, só que só hj é que deu tempo de comentar.

    • Edu Soares

      Não estou usando tanta sensibilidade nos textos, Elaine. Ultimamente tenho sido até meio ríspido, talvez seja reflexo do momento atual. Mas é bom saber que você gosta deles.

  • oi edu , e tbem sou assim ai depende do elogio , e de que falou …fko molimha , molinha kkkkm mas…. quando isso deixa de ser elogio? quando essas mesmas palavras machucam e doem muito??ai sobra o que?Ate dias atras eu tinha certeza que tinha me encontrado,mas me enganei .. ainda to procurando…. e naum vou desistir de procurar bjinhoo

    • Edu Soares

      Não tenha pressa, Eliane. Encontrar sua essência leva tempo. Tenha cuidado para não se perder no caminho. Desistir? Sem chance.
      Bjos.

  • joice

    Morri de ri com a frase”e a língua de veludo doce está marombando a cárcaça todo santo dia”kkkkkkk você é hilário!!!!!!!!!!

  • Camila Duarte

    Duda você escreve muitooooooooooooo bem, e é muito fofinho com suas palavras…. hehehehehe.
    Me senti linda agora e amavel pelo meu namorado mais do que nunca.
    Concordo com tudo que disse, o que esta por dentro é o principal, sempre pensei assim. Mas descordando um ponto acho que no começo nao se interessam so por fora, e sim mais por dentro. Pode ser atraido mas interessado não. E quando é atraido por fora e começa um relacionamento tenho certeza que não dura, ou dura e é falso e alguem é enganado na historia. Mas adorei e lerei mais seus textos maravilhosos. beijos

    • Edu Soares

      Ah, Camila. Respeito e até admiro seu ponto de vista. Na sua idade, meu pensamento era mais ou menos parecido com o seu. Claro, homens e mulheres pensam de maneira diferente, mas noto algumas semelhanças.
      Com o tempo, nossa visão muda um pouco, sabe? Ganhamos, perdemos, erramos, aprendemos. E assim, nosso pensamento é moldado.
      Bjos.

  • Mais o que vc falou mta de nós quando ficamos cegas vamos pela cabeça do outro mas nunca podemos ir por eles , pois o que vale é o que vc pensa sobre si homem é um bicho louco engraçado por isso que os amo rarara!!
    Mas temos que ir por nós , tem dias que escutamos um monte de elogios e outros nem tanto mais a vida é uma coisa linda de se viver é um aprendizado lindo!!
    Bju
    =)

    • Edu Soares

      Absorver o que ouvimos é o diferencial. Se for algo bom, ótimo, guarde num cantinho especial do seu ego. Se for ruim, jogue fora sem pensar duas vezes. Vale a pena prestar atenção no autor das palavras…
      Bjos.

  • Camilla Martins

    Bem… seus textos são ótimos, não tenho o que argumentar, super descritivo, e essencial, cabe como luva em nosso cotidiano, estou comentando pelo blog o que falo ao vivo mesmo, mas como você fica feliz por ver esta página pipocando de comentários, então vamos comentar!!
    Você é um cronista nato, e isso é fato (como diz), vá em frente, vá a luta, tem muito a crescer!!! Acredito em você.
    E algumas frases colocadas aí são minhas né… como: Tô feia hoje, tem que ver minhas olheiras… rsrs; Mas fico grata pelos seus elogios.Super Bjos.

    • Edu Soares

      Vindo de uma futura jornalista, fico lisongeado. Também acredito tanto no seu talento como na sua dedicação. Comentários como o seu geram uma responsabilidade enorme. Procuro sempre dar o melhor de mim em cada texto, mesmo quando a inspiração está em baixa.
      Frases suas? você me conhece, sabe que minhas olheiras estão cada vez mais evidentes! Quanto a ser feio, bem, tenho espelho em casa…rs
      Grande beijo.

  • Cynthia

    “Por isso existe o tempo: para que possamos conhecer melhor quem está do nosso lado e para que possamos admirar principalmente a beleza que existe dentro de cada um de nós.”

    E isso é que faz a gente ter vontade de amar sempre mais…
    Cheiro!!!

  • Nadja

    “Afinal, de que adianta ser escultura linda de gelo se existe frieza e vazio por dentro? “……

    Edu, eu particularmente, prefiro um doce e caloroso coração 😉
    tem uma frase (de Paulo e Lauro Raful) que gosto muito que diz assim: -” Não veja a pessoa amada apenas como um corpo.
    Ela é mais do que isso,
    é um brilho que vem de muito longe.”

    e assim acho que devemos olhar para todas as pessoas 😉

    amei o texto Edu, parabéns, esse blog esta cada vez melhor 😉

  • Liz

    Abeleza e juventude se vao… mas o conteudo da alma permanece!!! bjo Edu querido.

  • Gisele Pinheiro Belmont

    Oi, Pessoa !! Saudades ! Precisamos sempre derreter o gelo e nos preencher com o calor da Vida…sozinhos ou acompanhados, a vida não dá uma paradinha básica p vc ir alí e voltar rapidinho não ! As coisas no mundo se movem velozmente pelo impulso da emoção (dor ou alegria) é um sinal vital e jamais nos pegaremos estáticos. Vamos pôr pimenta malagueta em tudo o que fizermos !! Pois às vezes é o que falta para vc tomar atitude no meio do marasmo de doçura em que se encontra sua vidinha medíocre, cuidado p não se afogar no comodismo e aí deixar passar o gosto exótico de viver. E sobretudo não irá se deliciar virando várias páginas em seu livro da vida. Vamos começar agora pondo um pouco do que lemos ou estudamos em prática ? Deixo aqui um desafio lançado já pra 2011. E que Deus nos fortaleça a cada fôlego de Vida. Bjs