2 de novembro de 2010 11:47

Por Dani Lima

Pavor de muitos e queridinha de outros. Muito se fala sobre as clogs (ou babuches/babuchas, no old school way haha), mas gostando delas ou não, uma coisa é inegável: chegaram pra ser usadas com força no verão!

Clog, do inglês, significa tamanco e começaram a ser produzidos para serem parte de um conjunto de roupas “protetoras” (de segurança) em fábricas, minas e fazendas. Eram muito utilizados na Holanda, por trabalhadores rurais e ficaram conhecidos como “tamancos holandeses”.

Trabalhadoras nativas holandesas, por volta 1890/1900, com suas clogs nos pés! – Foto: Wikipédia

Neste período, o calçado era feito de uma única peça de madeira, tanto o solado como o cabedal.

Foto: Wikipédia

Pelo desconforto do peso, logo seu cabedal foi trocado e confeccionado em couro. Os tempos passaram e as clogs foram reinventadas e muito utilizadas na década de 70, sendo repaginados e muito utilizados, na década de 90!

Agora nos anos 2000, mais precisamente pro Spring/Summer 2010 da Paris Fashion Week, Karl Lagerfeld resolveu trazer as babuchinhas pro pé de suas modelos, no desfile Prêt-àporter da Chanel!

E assim sendo, foi só uma questão de tempo pro pessoal voltar a usá-las, mesmo que muitas pessoas tenham batido no peito dizendo que NUNCA as usariam again! haha

Eu não falo nem que sim, e nem que não. Na verdade, hoje em dia eu já falo que depende muito do modelo, já que as clogs tão indo além dos simples tamancos e já servem de inspiração pra ankles e sandálias mais pesadas

O que tenho certeza é que é um sapato bacana pras gordinhas, já que por ter a base e salto mais largos, distribuem melhor o peso do nosso corpitcho, diferente de sandálias de salto fino, por exemplo! E quando na cor caramelo (camel é a cor, ein!), ficam muito bem com os libertys do verãozão! 🙂 Vejam só na Stéphanie

E os modelos são váários, como falei…

Acho que vale a pena não ter taaanto preconceito prévio, e tentar dar uma chance à elas! 🙂

O que vocês acham?

  • Eu aderi desde o inverno desse ano. Já são três no meu armário. ADOROOOOOOOOOOOOO! Meu preconceito foi às avessas, quando vi que eles voltaram, sai descontrolada atrás do meu. Como você disse, o peso deles equilibra o visual e esse ar setentista… Ai ai! Recomendo super!

  • viviane

    olasss.Nao gosto naum..tenho meus trumas hahaha com esse tipo de calçado..Anos atras comprei e deu um chuleeee horrorosso..kkkkkkk;;bjim com sabor de pao de queijo pra vcssssssss

  • Adoro o blog, é muito divertido e dá ótimas dicas!
    Ahhhh… mas clog não dá não. Acredito que seja mais confortável, distribui o peso e tal, mas não consigo acha-las bonitas, sorry.
    Dá um visual muito pesadão, se quero um sapato de salto, e que distribui o peso melhor opto por um salto um pouco mais grosso.
    Massss gosto é gosto, né?

    Beijos,
    http://diademeninasbsb.blogspot.com

  • A pergunta que não quer calar? Será que a Nathália vai conseguir andar com isso sem cair? rs

  • Era muito horrivel a 20 anos atras e continua feio demais

  • Hoje não gosto tanto desses modelos, mas lembro de já ter gostado em um passado remoto…rs, moda é assim, é preciso ter a mente aberta =D

  • Luciana

    Nossa galera do jeito que eu sou insana com certeza vou cair com um clog desse, admiro quem usa e consegue andar, kkkkkkkkkkk bjus gatonas!!