29 de novembro de 2010 20:24

Por Edu Soares

Que raios um cara entende sobre maquiagens, dirão vocês. Nada, respondo na maior cara-de-pau. Conheço no máximo meia dúzia de marcas e até pouco tempo atrás confundia gloss com blush e George Bush. Mas posso deixar aqui o fascínio que determinadas maquiagens causam nos homens!

Abro um parêntese: Vou direcionar o texto de forma individualista, pois nas próximas linhas estarei fazendo uma espécie de entrevista, tudo bem? Com a concordância de vocês (acredito), começo pegando pesado.

Para começo de conversa, lanço uma polêmica. Já ouvi dizer que você, mulher linda e esbelta, se maquia ou para seu parceiro ou para ficar mais atraente do que sua colega de trabalho, por exemplo. Confere?

Bom, fica complicado acreditar na primeira opção. Afinal de contas, você, que sai de casa as seis da matina só verá o maridão na hora do Jornal Nacional. Pode até colocar uma maquiagem esperta para receber o amado durante a noite. E cobre dele uma “produção” também. Não, o cara não vai se maquiar por sua causa. Se ele fizer isso numa época fora do Carnaval, preocupe-se. Mas alguns picaretas espertalhões de hoje são assim: querem encontrar a patroa linda, perfumada, gatissima enquanto o bonitão está amarrotado, suado, com “perfume natural” pós dez horas de trabalho serviço típico de Le Grand Gambá e mesmo assim quer agarrá-la para ter aquele namoro (literalmente) quente na cozinha. Santa canalhice, Bat Girl! Não tem tesão no mundo que resista a isso! Ou então coloque um pregador de roupas no nariz e diga a ele que isso é um fetiche seu…

Certas maquiagens realçam aquilo que a natureza deu a você. Tens um bocão carnudo típico de Angelina Jolie? Que beleza, mas não vá exagerar no batom, mulher! Senão, quem vê-la na rua vai pensar que você foi picada por abelhas e marimbondos ensandecidos!

Use e abuse do gloss! Ainda mais do tipo perfumado (todos são?). Taí um componente da maquiagem que sempre agrada a gregos e troianos! E para ajudar, é simples, baratinho e dá um efeito prá lá de especial no seu visual.  Ah, confissão a fazer: uma boca com gloss nas cores rosa ou vermelho…é um convite para beijos calientes!

Diferentemente deste último, cuidado ao usar blush. Em excesso e você terá a cara do Michael Jackson assustado! Ou então fica aquela coisa muito artificial e você ficará com ar robótico.

Tem gente que usa cílios postiços. Sei lá, tenho lá minhas dúvidas quanto a beleza disso. Pra mim, é algo para ser usado apenas em desfiles ou festas a fantasias.

Deixei por último uma região facial que admiro demais e que oferece um repertório infinito de maquiagem. Se tem algo que muda o semblante de alguém são as sombras nos olhos! Fiz uma consulta rápida e achei essa dica bacana: se tiver olhos castanhos, use cores como preto, cinzento, azul-marinho, castanho chocolate, dourado e vermelhos escuros; se os seus olhos são azuis, escolha o preto, cinzento, todo o tipo de castanhos, cor-de-rosa, pêssego, lilás e azul claro; com olhos verdes ou cor de avelã, opte por cor-de-rosa e pêssego claro, verde, bronzeado, khaki, caramelo, dourado e todo o tipo de castanhos e cinzentos.

 Agora, e deixa até eu suspirar, não há nada mais espetacular do que lápis nos olhos! Ver uma mulher (pode até ser feia, coitada) com lápis faz enlouquecer qualquer monge! Honestamente, fico hipnotizado com essas pequenas linhas traçadas ao redor de um olhar. Me faz lembrar aquelas belas mulheres do Egito antigo. Como pode algo tão discreto oferecer um resultado tão avassalador!

É isso. Espero não ter dito muita besteira. Passei no teste de análise masculina para maquiagem?

Cá pra nós, vocês têm o poder! E ele está em suas mãos, rostos, olhares, sorrisos, expressões…

  • Cynthia Alonso

    Adorei Edu! Vou aproveitar as dicas para olhos verdes… kkk
    Ah, e lápis nos olhos sempre! kkk
    Cheiro querido!

    • Edu Soares

      Que isso, Cynthia!! Olhos verdes já são chamativos! Imagina com uma produção caprichada! O Ceará não será o mesmo depois disso..hehe
      Cheiro carioca!

      • Cynthia Alonso

        Eduuuuuu, adoro o Ceará, mas é Pernambuco!
        kkkkk…
        Cheirocas!!!

  • Maravilhoso, parabéns !!!

    • Edu Soares

      Obrigado, Selma!

  • Rosar

    Edu, amei suas considerações!!!!
    Beijão!!!

    • Edu Soares

      Gostou, Rosar? Que bom…
      Beijão.

  • Raquel Ap.

    aaaah Edu eu sou viciada em passar lapis nos olhos.. eu saiu pra trabalhar 4hrs da manhã(nem sempre graças a Deus) mis o lapis esta sempre presente e o gloss é claro.. td basico e da uma melhorada no rostinho lindo..

    • Edu Soares

      Não é preciso muito, né Raquel?
      Melhora o que já é bonito!

  • Dani

    Edu,

    Arrasou. Acredita q meus primeiros passos em relação a maquiagem foram incentivados por um homem? Resultado: hj não saio casa sem maquiagem. AMO!
    Seu texto está bárbaro, parabéns!

    • Edu Soares

      Se o relacionamento acabou ou não é uma outra história mas podemos dizer que pelo menos o rapaz deu um upgrade na sua beleza, concorda?

      Obrigado pelas palavras, Dani!

  • Aninha @ninhacbt

    Ahhh Edu adorei sua visão, eu tinha parado de usar lápis..acho que irei voltar a passar kkkkkk
    Blush eu amooo e nem ligo se ta escuro hehehe mas tbm nd mtooo exagerado, sem kra d boneca rss

    E sobre gloss..tive um namorado que não gostava aff, dizia q parecia q estava babado aff kkkkkkk mais nem ligava..pq prefiro mil vzs um gloss do q um batom rssss

    Obrigada por colocar seu ponto de vista, é sempre bom saber o que os homens pensam hehehe #adoooooroooo rss

    Bjinhossss Aninha

    • Edu Soares

      Aninha, acho que o batom está com os dias contados (me sinto um analista de estética…)! Depois que inventaram o bendito gloss, dificilmente a mulher vai querer usar outra coisa!
      Esqueça do lápis, não! Faz falta, vai por mim!
      Beijos.

      • Aninha @ninhacbt

        hehehe pode deixar Edu..não esquecerei mais..lápis, rimel ( q eu amo) e gloss hehehe
        Bjsssss

  • Edu, eu gostei do que escreveu, achei o texto engraçado… e vou começar a olhar melhor para o lápis….hehehe

    beijos
    Michelle

    • Edu Soares

      Olhe melhor e com carinho…rs
      Beijos.

  • Faz tempo que não comento seus textos, mas esse não tem como não fazê-lo…. tá muito show!!!
    A maquiagem é um poder a mais que nós mulheres possuímos. Há quem diga que a maquiagem serve como uma máscara e assim as mulheres se sentem protegidas para poder mostar o seu íntimo!!! ” Veja o comportamento das pessoas em bailes de máscaras, não vai longe… carnaval!!! Tudo é possível e liberado.
    Então, é aí que entra o lance da maquiagem… inconscientemente a mulher se sente mais poderosa e nada e nem ninguém pode a impedir de algo!!!
    Quanto ao lápis nos olhos… no Egito era usado para proteção devido a claridade e a poeira, mas tenho certeza que depois que a Cleopatra descobriu o efeito misterioso, não abriu mais mão de seu olhar fatal!!! Risos

    • Edu Soares

      Pois é, Fabiana. Suas sábias palavras fazem falta!
      Como jornalista e historiadora, você dá um show de informações.

      Sobre a relação maquiagem/bailes de máscaras, discordo da tese. Não podemos comparar uma simples produção estética voltada para vaidade com desejos e fantasias escondidos em mentes libertinas por detrás de máscaras.

      Concordo sobre o poder dos cosméticos. E quando é o caso daquela produção (numa noite inspirada) estiver voltada para alimentar o desejo do parceiro, de fato, ninguém pode segurá-las. Eu que o diga…

      Dizem os historiadores, e você pode (ou não) afirmar essa tese, que Cleópatra era uma bela mulher. Tenho a imagem de Elizabeth Taylor (no filme que leva o nome da rainha) na cabeça, e isso favorece minha impressão quanto a beleza da mulher egipcia.

  • se não aprendemos de maquiagem, aprendemos a saber os gostos do Edu, não é, meninas?

    • Edu Soares

      Bom gosto, por sinal…rs

  • Bom Edu, eu não vivo sem maquiagem, nem que seja só o lápis e rimel!

    Ia para a faculdade as 6h da matina já produzida, discreta, mas produzida.

    E olha, homem repara sim… muitos dos meus amigos de faculdade reparavam e comentavam, com alguns galanteios é claro (que meu marido não leia isso! kakakakakaka)

    Por falar em marido, o meu amadinho repara e muito também… sempre que dou uma caprichada a mais para eventos ele comenta… Nossssaaaa que linda! isso enche a bola de qualquer uma né!?

    Fique tranquilo que não falou nenhuma besteira não! kakakakaaka

    Bjs

    • Edu Soares

      Por mais que a galera da faculdade comete, é sempre melhor ganhar o elogio ”caseiro”, certo?
      Ah, obrigado pela crítica positiva! Logo, logo farei uma revista especializada no assunto!

      Bjos.

  • Liliana

    Achei seu ponto de vista interessante.. e como foi colocado “de forma individualisa”… fico aqui pensando com meus botões… O que há de errado com meu marido que diz que batom, gloss, rímel, lápis não fica bom( e olha que uso certinho e na medida certa!) e diz que me prefere sem maquiagem porque fico mais bonita?!

    E provavelmente esse pensamento dele se extenda para roupas… você não daria dicas de moda tb? rs

    Beijos da sua nova Fã!

    • renatavaz11

      kkkkkkkkkkkk…. Já que a Danizinha sumiu, vou passar o cargo de consultor de moda ao Edu. kkk

      • Edu Soares

        Qual será minha próxima missão, chefe? rsrsrs

    • Edu Soares

      Esquenta não, Liliana. Tem quem goste, outros, nem tanto. Mas convença o maridão com seu jeitinho. Daqui a pouco ele será tão fã dos cosméticos citados quanto eu!

      Dicas de moda? Não, não…deixo esse posto para a Danizinha. Aliás, preciso pegar umas dicas com ela..rs

      Beijos e obrigado pelo carinho!

  • Ele foi bem direto meninas..!!!!!!!
    Deu todas as dicas para conquistar ele…rsrsrs
    Beijos sabor sushi Ká

    • Edu Soares

      Convenhamos, Karine. Com esse kit de beleza, qualquer homem fica conquistado!

      Bjos!

  • Keka Demétrio

    A visão de meu ar blasé, meio madre, te inspirou um excelente texto, hem Edu!rsrs
    Em tempo, não saio de casa sem rímel, lápis e gloss.

    Bjos

    • Edu Soares

      Muito bem! Assim, seus alunos ficarão caidinhos por você! Comporte-se…rs

      Bjos!

  • Adorei entender o ponto de vista de vocês (ou pelo menos o seu!)… Sempre ando maquiada!
    Acordo 30 min mais cedo pra ter tempo de cuidar da pele e vir pro trabalho no estilinho “Oi, acordei e comi uma fruta” com corretivo, rímel, blush e hidratante nos lábios!
    Engraçado que o único dia que não vim maquiada, as pessoas vieram perguntar se eu estava doente!

    Acho fundamental, por mais simples que seja a sua make pra sair de casa! Como não tenho maridão, chego em casa com o que sobrou dela mesmo! 🙂

    • Edu Soares

      “Engraçado que o único dia que não vim maquiada, as pessoas vieram perguntar se eu estava doente!”

      Esse comentário foi feio…rs
      Não era pra tanto!

      O fato de vc não ter marido não quer dizer que seu rosto não mereça uma produção! Seja vaidosa, mas sem exageros!

  • FABIANA SOARES

    Adorei saber a visão de um homem, por isso quando eu passo lápis arraso os homens ficam doidos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já descobri o segredo.

    Conta mais pra gente poder usar e abusar dos homens com todo o respeito é claro rsrssssssssssssssssssssssssss

    • Edu Soares

      Segredos de estado, Fabiana…rs

  • Vania Salles

    Passou no teste sim, meu querido.
    Só espero que os homens que eu conheço tbm observem isso, pois acho meio difícil. De qualquer maneira, obrigada pelas dicas.

    • Edu Soares

      É preciso que alguém abra a porteira, Vania. Acho que agora a rapaziada vai ser mais “declarante”.

  • Patricia Abrão

    q post mais fofo!!! Um homem q dedica tempo a escrever sobre algo tão importante pra nós merece aplausos e até uma piscadinha, rsrsrs.

    Beijos, parabéns!

    • Edu Soares

      A idéia foi abrir uma porta para que a rapaziada faça o mesmo. Não me recordo de ver/ler homens falando sobre estética feminina. É bom para ambos, pois vocês ficam sabendo sobre nossos gostos e como resultado soltamos elogios sinceros e ficamos babando nossas belas mulheres!

      Obrigado pelo carinho! Bjos!

  • Joyce

    Nossa Edu amei seu ponto de vista a respeito da maquiagem!Eu ja sou super fã,uso todos os dias.Pra trabalhar,estudar sair…Ñ dispenso mesmo.Sei q a maquiagem tem um certo fetiche.Principalmente o gloss em tom de rosa e vermelho.Pura seduçao.Lapis no olho?Outro q ñ pode faltar,tinha dado um tempo pq achei q tava usando de mais,mas por sua causa voltarei hoje mesmo (rsrs)
    Ah! Como ñ dizer qual parte mim chamou mais atençao:”Cá pra nós, vocês têm o poder! E ele está em suas mãos, rostos, olhares, sorrisos, expressões…”(adoroooo)
    Beijus edu!!!!

    • Edu Soares

      Bacana ver como um simples texto pode resgatar aquilo que estava guardado lá no fundo da imaginação. Assim como você outras meninas disseram a mesma frase (foi combinado?rs): tinha dado um tempo pq achei q tava usando de mais,mas por sua causa voltarei hoje mesmo!

      Bom, se o texto serviu para deixá-la mais feliz, posso dizer que valeu a pena.

      Beijos!

  • THAMIRIS DE BARROS DIAS

    comédia vc hen!

  • Bruna

    Olá Edu! Amei este texto! Amo maquiagem! É tudo de bom! Uso sempre um blush, um rimel, um lápis… rsrs Faz diferença, sem dúvida deixa a mulher muito mais bonita!

  • Deyla Cerqueira

    Adorei o post Edu,ri imenso,pois não são todos os dias que sabemos a visão de um homem sobre a poderosa maquiagem,em que diversas ocasiões fazem milagres,podemos assim dizer!!
    Parabéns,fico aguardando o próximo!
    bju

    • Edu Soares

      Foi como eu disse, espero não ter viajado demais na maionese, Deyla!
      Bjos.

  • Então meu comentário…
    Eu amo maquiagem…e não saio nunca de casa sem um pózinho….e me sinto a mais poderosa das criaturas quando abuso do meu lápis…e minha coleção de gloss é bem extensa…tem com sabor, cheiro…
    Beijo

    • Edu Soares

      Vou usar o comentário da Fabiana Camilo para smplificar sua resposta: quando maquiada, inconscientemente a mulher se sente mais poderosa…
      Bjo.

      • Mas é bem assim que eu me sinto…
        Certas vezes não acreditamos no nosso próprio potencial…e muitas vezes, e na grande maioria, basta um lápis e um gloss e o mundo é NOSSO!

  • Andreia

    Edu, adoreeei o post, que maravilha de informações, amo de paixão uma bela maquiagem ,não dispenso uma sombra e um blush. Meu ex odiava me ver de lápis porque ele dizia que quem usava ficava com cara de mulher da vida mas eu nem ligava e usava mesmo. Porém (não por causa dele) eu havia deixado de usar lápis porque acho meus olhos pequenos demais, mas apartir de agora eu voltarei a usar, porque uma dica dessas vinda de um homem não podemos dispensar.
    Bjss Edu e muito obrigada!!!!

    • Tamirys

      Andreia,o problema dos olhos pequenos pode ser facilmente resolvido:
      É só você passar um lápis da cor branca/bege na linha de dentro do olho até a linha d’agua,vai dar a impressão que seus olhos são maiores,e ai se quiser usar um lápis preto é só por na parte de fora ou um rímel nos cilios inferiores!
      Beiijos

      • Andreia

        Tamirys Obrigada pela dica!
        Bjsss

  • Vanessa Souza

    Quem dera se todos conseguissem ter a mesma visão que vc!

    Adorei o texto e a sua visão sobre a produção feminina, é bom saber q vcs percebem, assim nosso empenho não será em vão.

    beijoss

    Nêssa 🙂

  • Mi Moraes

    Arrasou Edu, como sempre a sensibilidade que é privilégio de poucos e tu é um deles…. bahhhh….gloss e rímel indispensável …sempre uso.
    Bjão!!!!

  • andrea

    esse Edu sabe agradar a mulherada! rsrss, bj!

  • Lidiane Gomes

    Até que para um homem você está muitíssimo bem informado hein! Obrigada pelas dicas e com certeza as colocarei em prática.

  • Carinhoso

    Na moral o texto, Edu.
    Concordo em gênero, número e grau.
    Papo reto? essas lindas nos enfeitiçam!
    Levam-nos reféns com seus lindos artifícios.
    They have the power!!!
    Abraços.

    • Arrasou no coment carinhoso!!!
      Bjo

    • Edu Soares

      Yeah, buddy! They have the power, always!

  • Edu arrauos nas dicas!!!!
    Olhar masculino, por mais que nós mulherões tentamos resistir, é sempre bem vindo e muito útil.
    Amei a parte que o maridão tbem tem que se produzir.
    Pra mim, homem pode até ser feio, mas tem que ter estilo e ser muitoooooooooooooooo cheiroso.
    Valeu Edu, fale mais, fale sempre
    Bjos

  • Edu Soares

    Até agora vc foi a única que citou o trecho da produção masculina, Débora. Pensei que ninguém havia notado..rs

    Bjos.

  • Edu Soares

    Meninas,

    Fui lembrado num papo recente a respeito do rimel. Por isso, fiz uma pesquisa e encontrei um site bacana que fornece altas dicas sobre a utilização do mesmo.

    http://www.dicasdemulher.com.br/beleza/rimel.php

  • Cris Miranda

    Eduardo Soares falando de maquiagem??…hahahahha! Essa é boa!!
    Continue assim e a Rê passa vc pra comentárista de moda e dicas..rs!
    Maquiagem, não vivo sem ela!! Nada como uma visão masculina sobre o
    que eles pensam, sobre o que usamos no nosso rostinhoooo lindoo! rsrs..
    Ahhhhh, qt tempo eu não venho aqui néaann??? = )
    Parabéns pelo texto Duda!

    • Edu Soares

      Pois é, Cristiane Miranda. Estou desbravando terras desconhecidas…rs! Fique tranquila, não tenho a pretensão de rivalizar com Dani Lima. Essa sim, é a expert no quesito moda.
      Procurei deixar aqui um pouco do meu gosto sobre maquiagens e parece que as meninas, como você, gostaram da iniciativa.
      Muito obrigado pelos elogios. Demoraram, mas apareceram! rs

  • Dani

    Edu, há tempos vejo seus comentários nos post e acompanho suas matérias; essa em especial chamou minha atenção pq quando vejo homem falando de maquiagem ou é Carnaval e eles querem ficar com cara de peruas e exageram no look ou estão reclamando que o nosso batom borra a carinha deles … Vc me surpreendeu e provou que curte nos ver sempre bem cuidadas !!! Parabéns pelo homem q demostra ser ! Fica expressa minha admiração. Bjs

    • Edu Soares

      Dani, acredite no que vou dizer. Todos os comentários de quem lê meus textos são guardados na memória. Mas alguns ficam mais em evidência, seja devido ao carinho ou a pelo teor de confissão da leitora/amiga.
      O seu comentário está nesse rol dos que ficam em maior destaque. Agradeço o elogio e sinto que minha responsabilidade neste espaço basicamente feminino só tende a crescer.
      Adaptando sua frase, parabéns pela mulher q demostra ser ! Bjo.

      • Dani

        Que alegria saber pertecer a este rol ! Estou me sentindo toda, toda !!!! Sua responsabilidade realmente é grande, mas não se sinta precionado por isso, basta continuar sempre sendo vc ! Já o tenho como amigo. Bjs

  • keilla

    Edu…
    Quase morri de rir no inicio do texto(sou franca).
    Mas olha mandou bem como sempre.
    Eu amo maquiagem…mas nem sempre uso.
    Mas lápis é tudoooooo amo.
    Ainda bem que tem homens como vc.

  • Pingback: Meninas Se Liguem!!!!! | Maquiagens()