15 de janeiro de 2011 13:10

Por Dani Lima

Essa semana tomei um táxi a caminho de um compromisso e assim que o adentrei, com minha latinha de coca-cola gelada e pela metade, uma nutricionista dava entrevista na rádio que o motorista escutava, falando sobre sucos e mais sucos para o verão. Inconveniente, eu pensei, já que minha coca parecia tão mais gostosa! rs Mas uma coisa chamou a minha atenção na entrevista… a moça passou algumas receitas e indicou sempre a utilização do mel para adoçar as bebidas.

Pensei que muito se escuta falar em todos os cantos sobre os benefícios do mel em relação aos malefícios do açúcar – ainda mais o refinado – mas eu mesma, sabia bem pouco a respeito. Fiquei curiosa, fiz uma pesquisa e vim dividir com vocês! ;)

Entendendo o funcionamento do açúcar no nosso metabolismo

Quando consumimos as substâncias doces, o sistema digestivo faz a “quebra” dos alimentos, transformando-os em glicose. O sangue logo carrega essa glicose pelo corpo, que passa a ser fonte de energia para as células.

Açúcar: Refinado X Mascavo

O açúcar mascavo seria o “verdadeiro” açúcar. Naturalmente extraído do caldo da cana de açúcar, sem tratamento químico! (o que acontece com o açúcar branco/refinado) Tem sabor semelhante ao da rapadura e a coloração depende da estação da colheita da cana. Contém proteínas, cálcio, fósforo, vitamina B1, B2, sódio, potássio, magnésio, cobre e zinco. Dentre todos, seu principal componente é o ferro.

O açúcar branco é o Michael Jackson dos carboidratos hahaha seria o açúcar mascavo depois de um processo químico de branqueamento.

Justo por isso, é carente de vitaminas, uma vez que ele perde suas propriedades nutricionais ao longo do processo.

O pior, é que além de não ajudar, ele atrapalha, já que “rouba” um pouco mais do nosso estoque de vitaminas e minerais, para ser digerido e absorvido.

E na ausência desses componentes, o nível de glicemia aumenta rapidamente, fazendo nossas células ficarem com muito mais “gordura localizada” Achei essa listinha que fala dos malefícios da ingestão diária de açúcar refinado…

  • Acidificação constante do sangue: o organismo rouba cálcio dos ossos para neutralizar essa acidificação, desequilíbrio imunológico.
  • Perturbação do metabolismo glicídico: hipoglicemia, depressão e diabetes.
  • Perda lenta e constante de magnésio: infecções, câncer.
  • Perda lenta e constante de cálcio: cáries, osteoporose.
  • Perturbação do metabolismo lipídico: obesidade e arteriosclerose.

É uma loucura pensar que o açúcar nosso de cada dia possa ajudar a causar tudo isso, né? Mas pelo que pesquisei é isso mesmo. Tem que tentar deixá-lo trancafiado, rs! Até aqui, a idéia maior é abolir de vez o açúcar refinado e lançar mão do mascavo!

Muito embora, seja de conhecimento geral que o teor de carboidrato (sacarose) se equivalem nos dois açúcares. Em relação às calorias, o açúcar refinado tem 99 calorias em cada 100 gramas, enquanto o açúcar mascavo tem 90 calorias a cada 100 gramas.

Mel: a melhor solução?

Produzido pelas abelhas, o mel é um alimento de alto teor energético. Riquíssimo em elementos nutritivos, a Organização Mundial de Saúde garante que tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo.

Substituir o açúcar pelo mel é uma escolha super saborosa, além de muito saudável, uma vez que uma colher (chá) de açúcar fornece cerca de 40 calorias, enquanto a mesma medida de mel contém 25 calorias, além de ter um poder adoçante muito maior que o do açúcar.

Além disso, o mel fortalece o sistema nervoso, ajuda a desintoxicar, facilita a digestão, é um excelente antisséptico e antibiótico, além de ajudar na expectoração em doenças como gripe, asma, amigdalite e bronquite!

Ufa! Sem sombra de dúvidas vale a pena adotar o mel às suas receitas, ein?! Se parecer estranho à princípio, vamos tentar começar pelo cafézinho da tarde, no suquinho do café-da-manhã… vai que rola?! ;)

  • http://dakabazar.blogspot.com Daniele

    Hummm …
    Adorei o post e trouxe algumas informações que eu realmente desconhecia!
    É bom lembrar que até os açucares refinados tem diferença… Aqui no RJ o mais usado o refinado (o pior de todos), no nordeste quase não se acha desse, a maioria é o que aqui chamamos de “açúcar cristal” que é menos pior pra saúde (mas eu considero que adoça mal! rs).

    O açucar mascavo é perigoso PARA MIM pq tendo a comer de colheradas! è muito gostoso!!!

    E o mel…
    Esse aí temos que prestar atenção!
    Apesar dos grandes benefícios, não são indicados para crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas e pessoas com doenças graves que baixam a imunidade! Principalmente o mel artesanal!

    Mas esses papos nutricionais são muito polêmicos…

  • Raquel Ap.

    huuuum, bom saber de tudo isso.

  • http://www.tatianagaiao.com.br Tatiana Gaião

    Nossa, Dani! Arrazou no post com toda uma pesquisa científica e tal… adorei!
    bjs

  • Selminha

    Ei Dani linda!!!
    Aki só uso açucar refinado pra fazer sabe o que?Docinho de leite ninho rsrs ai que delícia!!!
    Mel é tudo de bom….uso sempre!
    A criançada torce o nariz,mas de manhã incentivo o uso de pelo menos uma colherinha de mel…e qdo eles gripam,aí mel com limão!
    Maravilha de post…Bjinho

  • Evelyn Ioungblood

    Oi Dani,
    Muito legal a sua matéria sobre o açúcar, bem explicativa….
    Na minha casa meu marido é o maior consumidor de açúcar refinado do Brasil (ele come colheradas dentro do iogurte integral), vou ver se consigo convence-lo de maneirar com a sua matéria.
    Bjs

    • marcia regina

      Bom dia ,não sei que aconteceu o mel artezanal esta fazendo mal para mim e so tentat ingerir e colocar apra fora sera que meu organismo fez algum tipo de reação alergica.

  • Liliana_NK

    Olá Dani!
    Muito interessante a matéria, porém o que eu vejo é que a maioria das pessoas quando vai às compras, não pensa no longo prazo, apenas no momento… o que se traduz em compra de alimentos que estão em preço mais acessível e que geralmente fazem mal à saúde… não pensam que gastando um pouquinho a mais hoje ( tudo bem que nem sempre é pouco…açúcar refinado é barato… e o mel mais caro) podem economizar amanhã…

    Isso serve não só para o açúcar, como para muitos outros alimentos….

    Espero que as pessoas comecem a perceber que é um investimento na saúde.

    Beijos

  • Sandra

    Aqui mudei para um açucar quase natural, não se encontra fácil da marca Clarion, adoça 2 vezes mais que o tradicional branco e não é tão forte na quimica, todos adoram, quando acaba vou correndo buscar mais, compro num atacado aqui perto de casa e economizo bem mais!

  • Octávio

    lançar mão <3 hahahah

  • Cristina de Almeida

    Pesquisa interessante.
    Muito Bom, dividir com a gente.
    Vou tentar adotar a medida, apesar de sempre usar o adoçante como substituto.

    Bjokas

  • Tha

    Já provaram o “adoçante” de Frutose? É muito bom, não tem química, é um pouco mais caro, mas é ótimo.

  • manoel oliveira

    entao bela pesquisa a sua parabens,a 1 ano atraz fiz a mesma pesquisa e adotei o mel na minha alimentaçao cortando de vez o açucar refinado, e o resultado foi impressionante perdi medidas e meu umor melhorou e muinto e até um cansasso q sentia. abraço

  • http://www.facebook.com/AngelicaDamas Angelica Damasceno

    muito legal essa materia…..otimo post……
    grata.

  • barbarete

    nao entendi mel faz mal para imunidade do organismo? se em tudo que eu leio diz exatamente o contrario .quem souber explicar tire minhas duvidas por favor.

  • http://FACEBOOK Maria Silva

    Errado quando diz aí nesse poste que em 100 gs de açucar tem 100 calorias, se assim fosse era bom demais! Mas o certo é que o açucar branco refinado tem 397 calorias em 100 gs, e o mascavo tem 375 calorias em 100 gs, entenderam ou querem que lhes faça um desenho do dito cujo? Lolol

    • renatavaz11

      Quando vc quer explicar ou rebater uma informação, não precisa ser grosseira, irônica e arrogante. Fica a dica!

  • marcia

    Meninas, querem mais informações sobre os malefícios do açúcar refinado?? Leiam o livro SUGAR BLUES, de William Dufty. É fantástico. Baixei esse livro, mas não lembro o site. Se alguém quiser, envio por e-mail, é só pedir!!

    • Vlamir

      Eu recomendo o livro negro do açucar. Aposto que quem ler este livro nunca mais coloca açucar na boca. Para encontrá-lo basta fazer uma pesquisa simples no google, tem em e-book para baixar.

  • http://www.facebook.com/deiae Andréia Eickoff

    Vale a pena falar sobre o açúcar demerara. É um açúcar intermediário entre o cristal e o mascavo. Apresenta uma cor amarela, mas não tem o gosto de melado. E não passa pelo processo de branqueamento, que é o maior mal do açúcar branco.
    Muito bom o post, vou começar a acompanhar o blog. ;)

  • hadassa mary

    eu não sei se troco o adoçante por mascavo ou mel,estou em cima do muro kkkkkkk

  • Amanda

    Adoro mel,mas aqui em casa não estou sozinha,meu filho não gosta,já tentei colocar escondido,haha,mas ele sente o cheiro do danado do mel,ai fica difícil,meu esposo tbm não não gosta e percebe rápido,o negócio é meio difícil ,mas eu vou tentando,particularmente eu adoro,e recomendo,faz muito bem a saúde.

  • Tulio

    Boa dica! Todo mundo deveria se preocupar mesmo com isso! Três enormes insanidades em termos de saúde: 1) Fumar. 2) Tomar refrigerante rotineiramente. 3) Usar açúcar industrial rotineiramente. Aboli o açúcar no preparo rápido de tudo há anos. Uso o mel. As vantagens são muitas. É necessário adaptar o paladar mas isso ocorre muito rapidamente. Para adoçar bebidas quentes com mel é fácil. Café (sem açúcar) com leite adoçado com mel é MUITO mais gostoso! Chás ficam MUITO mais gostosos também. Antes eu não tomava chá (que é excepcional principalmente contra câncer), porque sem adoçar era ruim, e adoçando com açúcar a consciência pesava. O café puro, se adoçado com mel fica bem diferente, mas com pouco tempo você passa a gostar! Para bebidas frias e geladas, se você colocar o mel diretamente ele endurece e fica muito difícil dissolver (quase impossível). Então vai uma dica: aqueça o mel junto com um pouquinho (menos de 50ml) de água no microondas (ou de qualquer outra forma). Não pode ferver! É só aquecer pouquinho (um pouquinho acima do morno). 15 segundos ou até menos bastam para virar um líquido super dissolvido e extremamente doce. Aí você coloca isso no suco, por exemplo, e será mais fácil do que dissolver açúcar! E fica MUITO, mas MUITO mais gostoso (além, é óbvio, de ficar infinitamente mais saudável). Não afeta a temperatura (gelada ou fria) da bebida, porque o volume é pequeno, e juntando num suco de polpa congelada, por exemplo, até ajuda a dissolver flocos de gelo em excesso.

  • http://cursodecalculotrabalhista.com PEDRO VIEIRA

    Podíamos fazer essa mesma análise entre o MEL e o açúcar DEMERARA, pois o mel tem o seu preço muito elevado, bem como o mascavo; pelo menos aqui na cidade de Salvador.

  • https://plus.google.com/117541162928030917422 Marcelina Santos

    Eu tbem já sofri de muita canseira tirei o açucar da minha dieta normal e me livrei deste mal, beijoooooossssssssss

  • https://plus.google.com/117541162928030917422 Marcelina Santos

    Como livrar-se de inflamação pélvica com dores