29 de agosto de 2011 09:08

Por Keka Demétrio

Falamos e discutimos tanto sobre a alma feminina, tentando entender esse turbilhão de emoções que se conectam dentro de nós nos transformando em seres muito especiais e, de acordo com a grande maioria dos homens, complicadíssimas e impossíveis de serem explicadas.

Mas acho que estou começando a nos achar egoístas. É, somos E G O Í S T A S! Na maior parte do tempo em que falamos e trocamos idéias só sabemos discutir sobre nosso mundo cor-de-rosa, em como vamos realizar nossos sonhos e desejos, de como nos sentirmos mais bonitas e firmes diante da vida. Além, é claro, de esbravejarmos que somos incompreendidas, que os homens são uns cafajestes, que estamos com eles porque é um mal necessário, que isso e que aquilo.

Ãhn, mas como assim?!

Homem, mas estou dizendo homem de verdade, daqueles modelo com H maiúsculo (aiai, até suspiro quando penso. Sim, porque sou dessas, não desisto never!!!), não é mal necessário coisíssima nenhuma, muito pelo contrário, é um bem mais do que necessário, diria que é essencial e possuem alma. Isso mesmo, nosso egoísmo nos fez esquecer que homens possuem alma.

Você já parou para pensar sobre a alma masculina, os mistérios contidos nela, sonhos, desejos, fugas? Já passou pela sua cabeça que não deve ser nada fácil para eles crescerem ouvindo que homem não chora, que homem não pode expressar sentimentos, porque quando o faz isso pode fazê-lo parecer fraco? Já passou pela sua cabeça que seu companheiro já quis te dizer um monte de coisas bacanas, mas não o fez porque se sentiu inseguro e temeroso? Você sabia que por detrás daquela expressão máscula e forte de quem quer proteger existe um menino que muitas vezes só quer recostar a cabeça em seu colo, sentir a delicadeza das suas caricias e ter a certeza de que pode contar com você?

Se eu perguntar do que os homens gostam, automaticamente muitas mulheres irão responder: futebol, cerveja e mulher, não necessariamente nesta ordem. Mas será que é realmente só isso que interessa aos homens? Será que não está na hora de darmos uma trégua, baixar a guarda e começarmos a reparar em nossos companheiros não só como macho procriador e realizador dos nossos desejos, mas como seres humanos que também erram e acertam, que caem e levantam, que são feitos de sentimentos e que, embora possam parecer muito diferentes de nós porque usam muito mais a razão do que a emoção, também possuem um coração que precisa ser aquecido?

Será que não está passando da hora de enxergarmos que em um relacionamento existem duas almas distintas e que nenhuma deve prevalecer sobre a outra, mas sim agirem de forma a complementarem-se. Que os sonhos de um não pode causar a morte dos sonhos de quem ama, e isso não quer dizer que vai ter que se sacrificar ou se anular, o que quero dizer é que se souber usar de sabedoria irá conseguir adequar os seus sonhos à mesma estrada da realização dos sonhos do seu companheiro. Um auxiliando o outro em todos os sentidos. Antoine de Saint-Exupéry retrata isso muito bem em uma frase super conhecida, porém pouquíssimo compreendida: “Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.”

  • arney

    Vc tem TOTAL razão Keka!!! Egoismo sim (Alias foi por isso que parei de ler o blog de voces. Pura androfobia) E OUTRO ERRO SEU NÂO EXISTE HOMEM COM H MAIUSCULO!!! TODO HOMEM ASSIM È MACHISTA E PORTANTO UM CONTRASENSO COM O QUE VC DISSE. PODE COMPROVAR!!! ISSO È MACHISMO DA PARTE DE VOCES (DA ABSOLUTA MAIORIA DAS MULHERES) POIS HOMEM PERFEITO NÂO EXISTE!!!

    SIM HOMEM PERFEITO È AQUELE DOS SEUS SONHOS HOJE NÂO HA HOMEM QUE NÂO TENHA PROBLEMAS FINANCEIROS E DE EDUCAÇÂO

    • Keka Demétrio

      Androfobia: s.f. Medicina Horror ao sexo masculino.

      Gato, o que tenho horror mesmo, e acho que sempre deixei isso bem claro, é de preconceito, falsidade, hipocrisia, maledicência, falta de fé e amor. Quanto a homens, vou repetir o que falei no texto: homens são um bem mais q necessário, são essenciais. E realmente amo muito tudo isso. Rs
      Mas eu nunca pensei que alguém pudesse olhar o blog sob este ângulo que vc apresentou e devo estar surpresa pq realmente a intenção do Mulherão, e principalmente dos meus textos, sempre foi a de resgatar a autoestima das mulheres para que possam se amar e assim terem condições de amar aos outros e serem amadas como merecemos, pois só podemos oferecer aquilo que possuimos. Jamais, em tempo algum, pensamos em fazer com que as mulheres se achem superiores aos homens, ou pior, criem horror ao sexo masculino. Sempre auxiliei as mulheres na descoberta de si mesmas, porque acredito que a busca do autoconhecimento e do fortalecimento do amor próprio é essencial para a transformação de nossas vidas no todo.
      Posso parecer retrógrada, antiguinha, sonhadora ou qualquer outro adjetivo que quiserem usar, mas sim, eu acredito em homem com H maiúsculo. Mas penso que temos uma visão diferente do que seria esse tal homem: para vc um típico exemplar machista, para mim é aquele que quer uma companheira não para servir como troféu, mas para caminhar com ele nas estradas da vida, sejam elas tranquilas ou não. Homem com H é aquele que sabe o valor que tem e sabe o valor que sua companheira possui. Homem com H é aquele que nunca quer abaixar para olhar sua companheira pq tem ciência e consciência que ela deve estar no mesmo patamar que ele. Home com H é aquele que sabe dizer Eu te amo e se sente mais homem por ter expressado o que vai ao coração.
      Quanto ao homem perfeito, bom, acho que vc se equivocou também, já que sempre deixei muito claro que perfeição não existe e q até seria mto sem graça se fosse tudo perfeitinho. Aliás, sou tão imperfeita que não consigo imaginar o que seria um homem assim.
      É realmente uma pena que tenha deixado de seguir o blog, gostava mto dos seus comentários e da sua presença por aqui.

      Bjo

      • arney

        Nãããão Keka ! ANDROFOBIA NADA TEM A VER COM MEDICINA E SIM COM HOMOFOBIA OU ANDROGINIA. Significa basicamente em EXIGIR QUE OS HOMENS DE HOJE SEJAM OS HOMENS DO PASSADO!. É UM PRECONCEITO que deve ser combatido URGENTE!

        Hoje os homens heteros, sobretudo após os 38-40 não podem ser pais, não tem direito a emprego, são culpados ou suspeitos de pedofilia sempre, e são os únicos agressores e culpados de tudo sempre.

        E a ABSOLUTA maioria não tem dinheiro nem pra comprar passagem ou pão. Portanto JA PASSOU A HORA de voces entenderem a nova realidade “feminista” (entre aspas, pois não vivemos nenhum patriarcalismo onde a modernidade domina, mas tambem nenhum matriarcalismo, graças a meu pai Oxossi ou à mamae Oxum) que vivemos hoje e que domina cada vez mais o mercado moderno.

        Mas tudo tem seus lados bons e ruins. O que não pode são as feministas fazerem tudo como os homens sempre fizeram. Sendo machistas ultrapassadas como vem fazendo. Como a Dilma a Maria do Rosario e outras. Sem igualdade, impossivel se falar em respeito.

  • Paula Regina

    Keka, parabéns pelas palavras tão bem arrumadas na crônica nota 10!

    Um relacionamento bacana e saudável começa nesses entendimentos abordados no texto.
    bjins.

    • Keka Demétrio

      Paulinha, por iso tão importante o autoconhecimento, a valorização de si mesmo. Penso q qdo valorizmaos os outros sem fazermos isso por nós é o mesmo que estarmos sendo falsos.
      Bjokass

  • Edu Soares

    Então você está desvendando nossa alma? Hum…e o fez com maestria.
    Nunca vi tamanha percepção e perfeição a respeito do que “os homens querem”, e quando vemos tal analise através da mente de uma mulher, nada mais posso fazer a não ser aplaudir de pé a melhor psicóloga diplomada pela Faculdade da Vida que conheço. E essa universidade é infinitamente melhor do que as Harvards, Oxfords, UERJs, e PUCs existentes por aí.
    Sua nova fase/visão tem proporcionado ótimos frutos para você. Parabéns e (vamos tirar a formalidade da prosa) continue assim, maravilhosa menina morena! Você tem futuro…

    • Keka Demétrio

      Duduzitoooooooooo,
      fico tão feliz por vc estar percebendo minhas mudanças. Ok, eu sei q eu já era um espetáculo, mas gato, sem noção do qto estou mto melhor agora. kkkkkkkkkk
      Sabe pq vc foi eleito o meu melhor amigo? Pq a gente consegue se ler, pq temos amor um pela vida do outro, pq sua sensibilidade é latente e muito parecida com a minha. Você é o exemplo de homem com H. E por isso mesmo qq mocinha por quem vc se encantar vai ter q passar pelo meu crivo, pq vc tem muito futuro! E tenho dito! rsrsr
      Bjosss

  • PERFEITO! simples assim!
    bjus ADORO-TE!

    • Keka Demétrio

      Rezinhaaaaaaaaa,
      simples e encantadora é vc, q me faz te adorar cada vez mais!
      Bjosssss

  • Keka…sempre aprendo algo com vc!
    E este texto hj..ARRASOUUUUUUUUU!!!
    Talvez eu até esteja com a alma um pouco masculina hj…kkkkkkkk
    Bjks de quem lhe ama…

    • Keka Demétrio

      Ju, linda, maravilhosa!
      Aiai, um monte de gente veio me perguntar se eu hoje amanheci mulher macho. kkkkk
      Respondi que não, que se olharmos para dentro de nós iremos perceber que todos temos um pouco do outro sexo, e essa descoberta nos fazer querer entender o outro em sua amplitude, pq para amar é preciso conhecer.
      Amo vc tumati! 🙂

  • “Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.”..É exatamente o que falta hj em dia!

    • Keka Demétrio

      E é exatamente o que quero. Se não for assim, continuo sozinha. 🙁

      • Rsss é isso aí!

      • arney

        nada melhor que isso (continuar sozinhos)
        Não existe esse negocio de amor romantismo por muito tempo etc… Tudo isso é mito. Temos que aprender a se casar com amigos

      • Keka Demétrio

        Na verdade, Arney, é preciso entender que a amizade faz parte do relacionamento amoroso e é mto importante para o seu sucesso. Marido, namorado, noivo, companheiro, seja lá o que for, tbem tem q ser amigo, e vice versa.
        Bjos

      • arney

        Mas não é necessario atração ou sexo num casamento pra ser bom MUITO PELO CONTRARIO (só se temos certeza que o casamento é passageiro absurdamente arriscado e perigoso) e muito menos exclusividade sexual ou atração só pelo parceiro. Isso ACABA com qualquer amizade ou casamento . 90% das experiencias dizem isso.
        O sexo tem que ser LIVRE e casual SEMPRE (embora sempre com prevençao. Na verdade as pessoas deveriam ser sempre inferteis e só se tornarem férteis por planejamento exclusivo que também não necessita de sexo…)

        Não se pode esquecer que tambem a amizade é temporária, fragil, e facilimima de virar inimizade pro resto da vida, em questões de segundos… E filhos definitivamente nada tem a ver com nada disso. Muito menos com sexo. Pois para ser pai/mãe, basta adotar

  • Verdade julgamos sim,mas como vc disse não desisto eu tbem não,sei que ta para chegar e Deus sabe de tdas as coisas,e os homens sõ um bem necessario sim,cada um é unico em sua especie eu amo esse ser humano perfect,admiro,apesar de ja ter me decepicionado,não desisto ,E concerteza amor e contruir algo juntos sim,amiga beijasso

    • Keka Demétrio

      Bjossssssssss, Drizinha!!! 🙂

  • “Será que não está passando da hora de enxergarmos que em um relacionamento existem duas almas distintas e que nenhuma deve prevalecer sobre a outra, mas sim agirem de forma a complementarem-se.”

    Bom, isso é tudo! É o segredo, a fórmula, só basta dedicação, entusiasmo, comprometimento de ambas as partes para que tudo caminhe bem. Fácil talvez não seja, também não está escrito em lugar algum que seria. Mas vale a pena, disso eu tenho certeza!
    Cheiro pra tu, coisa linda!

    • Keka Demétrio

      Disse tudo, né poderosa!!!
      Amo tu!

  • Cocordo copletamente e acho que quem não entende isso não consegue construir um relacionamento saudável, pois a pessoa egoísta só consegue se relacionar com pessoas de baixa auto-estima, que se deixam excluir pelo companheiro e isso eu definitivamente não quero pra mim, ne pra pessoa ao meu lado. Já pude ver muitos relacionamentos construidos assim, e é muito triste, algo que não desejo para ninguém.

    Parabéns pelas reflexões…

    • Keka Demétrio

      Ahhhh, é isso mesmo, Lari. Algumas pessaos só conseguem brilhar se rebaixarem seus companheiros. Tenho pena de quem faz e de quem permite. 🙁

      Bjkass

  • Paulo Matos

    Que absurdo um texto desses né hehehe. Ferindo toda a fortaleza masculina…
    Tentando desbravar todo o interior Chuck Norriano do homem, Nunca , Jamais conseguirá hehehehe

    … mas… é tudo verdade… rs

    Parabéns pelo texto.

    • arney

      que fortaleza??? fala serio…

      • Keka Demétrio

        É, os brutos também amam!! kkkkkkkk

        Bjos, meninos

      • arney

        ha muito os homens já são reconhecidos como o “sexo fragil”…

  • Ótimo texto Keka. Você tem toda razão em dizer “Já passou pela sua cabeça que não deve ser nada fácil para eles crescerem ouvindo que homem não chora, que homem não pode expressar sentimentos, porque quando o faz isso pode fazê-lo parecer fraco?” lembrei minha infância e adolescência com isso.

    • Keka Demétrio

      Ahh, gato, espero que vc tenha superado essas bobagens! 😉
      Bjos

  • Achei seu texto impressionante, uma leitura leve e muito organizada, palavras simples que chamam atenção de todos os olhos curiosos, muito sucesso pra ti e concordo com seu texto.
    Abraço
    Rafael Lisboa

    • Keka Demétrio

      Oi, Rafael, acho que é sua primeira vez aqui, né. 🙂
      Bem vindo, gato!
      Bjos

  • ana claudia

    keka acho que todos nos somos complicados pq se nao ,nao ia ter grça,sou casada a 19 anos ,e um completa o outro ,pra mim ele pode ate nao ser perfeito mais o amor ,carinho, compreençao, bastante dialogo ,e sexo tb e´claro e´muito importante ,saber respeitar o espaço do outro e´fundamental ,em fim sou muito feliz .a tenho 37 anos,ele 42anos e temos 2 filhos de menino 18 anos e a menina15 anos beijos pra todos

    • Keka Demétrio

      Ai, gata, q delicia, hem.
      Concordo com vc, perfeição é coisa bem chata mesmo. rsrs
      Felicidades pra vcs!
      Bjoss

  • Guedes

    Li e gostei. Parabéns.
    Aliás, excelente vôo.

    • Keka Demétrio

      Uauu, fiquei mto feliz por ter dispendido um kadinho do seu tempo pra vir aqui.
      Aliás, excelente vôo…pensando bem, excelente cia.
      Bjos