20 de outubro de 2011 21:02

Por Renata Poskus Vaz

fotografia é um importante meio de esclarecimento popular acerca dos padrões midiáticos impostos, mesmo que indiretamente, para que a mulher aprenda a analisar essa habitual cultura ao corpo “perfeito”. As fotografias permitem que  surjam discussões sobre o direito de se usar um manequim GG, sem desqualificar aquelas que usam um manequim PP. Uma única imagem pode mudar conceitos, literalmente.

Katie Halchishick e os traços que transformariam suas curvas em um corpo de Barbie

Já circula na internet uma imagem da  O (Oprah Magazine) do mês de novembro, em que Katie Halchishick – co-fundadora da “Healthy is the New Skinny and the Perfectly Unperfected Project” (Saudável é o Novo Magro e o Projeto Perfeitamente Imperfeito) aparece com uma boneca Barbie nas mãos e linhas pontilhadas em seu corpo, como as feitas por um cirurgião plástico. As linhas indicam o que teria que ser arrumado na linda modelo para que ela tenha um corpo magro considerado por alguns estilistas como “ideal”, ou em outras palavras, um corpo de Barbie. Essa brincadeira serve peirfeitamente para mostrar que até mesmo uma modelo linda e deslumbrande como Katie precisaria passar por inúmeras intervenções estéticas ou, na melhor das hipóteses, muitos retoques em editores de imagem para ficar com um corpo de “capa de revista”.

Lizzie Miller na página 194 da Glamour

Mas não é de hoje que os debates sobre beleza plus size aquecem o mundo dos fashionistas. O grande “boom” que tornou o marginalizado manequim GG em algo “Cult” sem dúvida foi a foto que ilustrou a edição de setembro da revista Glamour americana. Nela, a modelo Lizzie Miller exibia um largo sorriso e um “aventalzinho” na barriga livre de Photoshop e que lhe rendeu o apelido de “a mulher da página 194”, que correspondia à tão comentada página da revista estrelada por Lizzie.

Modelos Plus Size da Glamour

Com o sucesso das fotos de Lizzie Miller naquele setembro de 2009, a Glamour inovou e, na capa de novembro, exibiu a foto de 7 modelos plus size nuas. Kate Dylon é uma delas e já foi eleita uma das 50 pessoas mais bonitas pela revista People. Também brilharam na foto a belíssima Crystal Renn, Lizzie Myller a queridinha da publicaçãoe os mulherões Jennie Runk, Ashley Graham. Amy Lemons e Anansa Sims.

Tara Lynn estrelou em 20 páginas da Elle francesa

No mesmo ano, Tara Lynn estampou nua diversas páginas da revista francesa Elle. Essas fotos, vira e mexe, são apontadas em matérias que abordam a beleza da mulher plus size e elevaram Tara à condição de uma das modelos mais bem pagas do mercado da moda GG.

 

Foi também em 2009 que o Brasil abriu os olhos para a Top Plus Size Fluvia Lacerda. Fora do País se falava muito na primeira edição do Full Figured Fashion Week em Nova Iorque e, Flúvia,  era a nossa única representante em terras estrangeiras. Em uma de suas entrevistas, Fluvia aparecia apenas com uma provocante camisa aberta, sem sutiã.

 

Dia de Modelo abriu portas para discussão sobre a mulher plus size no Brasil

Na mesma época, coincidentemente, criei o primeiro Dia de Modelo Plus Size, que se realizou em 12 de julho de 2009. Uma das fotos resultantes daquela divertida e pioneira sessão fotográfica com gordinhas é a que podem conferir acima. O sucesso da foto com mulherões reais sorrindo, radiantes e tão bem resolvidas (ao menos na foto), fez com que esse evento ganhasse destaque em todos os principais jornais, revistas e emissoras de TV do País. O evento foi tão admirado, que hoje é objeto de cópia em todo o território nacional. Hoje, eu e fotógrafo Hilton Costa, juntamente com nossa amada equipe, estamos em nossa 21° edição do Dia de Modelo em São Paulo e já realizamos edições em Belo Horizonte e Rio de Janeiro também.

 O extinto grupo das TOP 5

Já em 2010, a modelo Simone Fiúza sugeriu reunir um grupo de modelos plus size brasileiras experientes para divulgar a carreira no País. Adorei a idéia e a auxiliei na escolha dessas 5 modelos e na concepção das fotos do TOP 5. Na época, as modelos mais requisitadas para trabalhos no Brasil eram: Bianca Raya, Mayara Russi, Andrea Boschim, Celina Lulai e a própria Simone. Uma nova foto circulou na internet, revolucionando o culto ao corpo perfeito, uma em que as 5 modelos estavam de costas, só de calça jeans, exibindo adoráveis pneuzinhos e barriguinhas salientes. Embora as modelos não tenham dado prosseguimento ao TOP 5, ele foi um excelente instrumento de divulgação para o Fashion Weekend Plus Size – FWPS que, pela primeira vez, teve uma sessão fotográfica digna de um grande desfile de moda.

Mayara Russi, Alessandra Linder, Rita Carrera, Bruna Gonçales, Nathy Contier e Bruna Oliveira

Em 2011, novas fotos de divulgação para o FWPS foram realizadas, sempre privilegiando a diversidade de corpos, altura, peso e manequins. E, mais uma vez, essas fotos circularam pela internet e outros grandes veículos de comunicação como um exemplo de democratização da moda.

Gostaram? Amanhã tenho muitas histórias bacanas sobre fotos que marcaram o cenário plus size no Brasil e no mundo. Até lá!