23 de fevereiro de 2015 23:41 Saúde

SPA é para emagrecer?

renata e simone

Eu e Simone

Por Renata Poskus Vaz

Conforme a Simone Fiuza contou aqui no Blog Mulherão, desde a quinta-feira passada estamos no Spa Jardim da Serra, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Uma coisa que sempre me perguntam é se o SPA surte bons efeitos para quem deseja emagrecer.

1) Spa é para emagrecer?

Não. SPA está mais relacionado à saúde física e mental do que ao emagrecimento. A idéia é equilibrar as energias, com uma alimentação de qualidade, relaxando, dormindo bem, fazendo massagens e exercícios físicos. Nada com exagero. O emagrecimento é uma consequência dessa mudança positiva de hábitos.  Então, não dá para esperar entrar em um SPA e emagrecer 10 Kg em 1 semana. Isso não existe. Emagrecimentos rápidos e exagerados normalmente são frutos de restrições alimentares severas, desequilibradas que não existem em SPAs.

2) Quanto é possível emagrecer em um SPA?

Isso varia muito, de organismo para organismo. O que percebi, nesta minha terceira experiência em SPA, é que pessoas mais gordinhas eociosas e que tem mais peso a perder, costumam emagrecer mais do que pessoas mais magras, que estão mais próximo do peso ideal.

Quando você chega no SPA será indagado se deseja apenas relaxar ou também se exercitar e inciar uma dieta restritiva. Você escolhe. Aqui no SPA onde estou existem dietas de 600, 800, 1000, 1200 e 1700 calorias por dia. Eu escolhi a de 800, mas ontem passei fome no almoço e pedi para aumentarem para a de 1000 calorias.

Há pessoas que escolhem a dieta de 1200 calorias e emagrecem 3 Kg em 1 semana sem fazer exercícios físicos e outras que fazem uma dieta de 600, exercícios físicos e perdem 2 Kg. Tudo depende do metabolismo do indivíduo.

Porém, em uma dieta de 800 a 1200 calorias, em média, fazendo exercícios leves, é possível perder cerca de 300g por dia no SPA. Ou seja, em 7 dias uma média de 2 Kg.

3) No SPA vão me pressionar a emagrecer?

Existem SPAs linhas dura, conhecidos como Spas médicos. Muita gente que opta por esses SPAs tem problemas graves de saúde e precisam em pouco tempo emagrecer para operar etc. Então, reza a lenda que as malas são revistadas quando se entra neste tipo de SPA.

No SPA Jardim da Serra, este que estou, as pessoas são livres para entrar e sair a hora que quiserem. Além disso, ninguém vai revistar suas malas ou pertences. Se o seu objetivo for emagrecer e você quiser se autosabotar trazendo guloseimas na bolsa, vai se sabotar, porque aqui é um SPA que lida com pessoas adultas e não com uma creche.

Ninguém te pressiona a nada. Nem mesmo a fazer exercícios. Se quiser dormir o dia todo, pode dormir. Se quiser aumentar a dieta, pode aumentar.

4) E se eu quiser emagrecer bastante?

Se a sua meta for emagrecer bastante, sem pressa, o SPA é uma boa pedida, mas para isso seria preciso ficar um bom período no SPA (e ter um dimdim guardado também, pois não é baratinho não).

Além disso, você tem que se dedicar (tomar bastante água, fazer muitos exercícios físicos com dedicação). Aqui, por exemplo, a Simone Fiuza emagreceu em 4 dias mais do que uma outra paciente emagreceu em 15. Mas isso porque a Simone optou pela menor dieta e faz mais de 5 atividades aeróbicas por dia. Milagres não caem do céu, mas a vantagem do SPA é que ele te reeduca a levar uma vida mais saudável em sua casa, podendo continuar a dieta e os exercícios físicos lá fora. SPA não pode ser uma muleta, tem que ser o empurrãozinho. E tudo isso você alinhará com a nutricionista e o educador físico do SPA.

Bom, mulherões, vou ficando por aqui porque amanhã tenho mais um dia de malhacao pela frente. Um beijão!

Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar

MAIS MATÉRIAS INTERESSANTES