18 de março de 2015 14:44 Lingerie

Por que não existe sutiã com bojo acima do tamanho 54?

tess munster 3

 

Por Renata Poskus Vaz

Há quem diga que o sutiã é o símbolo da opressão feminina. Para mim, sutiã é vida. Só quem tem a comissão de frente do tamanho das minhas para saber o quanto é dificil andar em passos rápidos sem sutiã. Tudo balança, incomoda.

Sutiã é mais que vaidade e feminilidade, é sustentação e proteção. Tem as que prefiram os sutiãs levinhos, mas os meus preferidos são os de bojo, com aro.

Qual a vantagem de se usar bojo com aro?

Quem tem seios enormes e mesmo aquelas com seios pequenos, nem sempre têm a benção deles serem simétricos, arrebitados, formando um colo bonito. Muitas mulheres tem seios separados e caídos (não é incomum e não há nada de mal) e não curtem usar blusas decotadas por causa disso.

O aro, que fica por baixo do sutiã, ajuda a dar aquela levantada nos “amiguinhos”. Quando são sustentados pelo aro, automaticamente seus seios dão aquela ajuntadinha básica, formando um risquinho no colo bonito e sensual.

Já o bojo complementa esse aspecto de sustentação, ajudando a unir e dar formato aos seios e criando uma espécie de proteção. Eu, por exemplo, não curto usar sutiã só com tecido, porque ele denuncia quando estou com o “farol” aceso. Sim, como explicar para os tarados observadores de mamilos alheios que nós, mulheres, não ficamos com o mamilo durinho só quando estamos excitadas, mas quando estamos com frio também?

tess munster 4

O sutiã com bojo e aro aumenta o seios? 

É mito que mulheres plus size não possam usar sutiã com bojo (a espuminha) e aro (aquele arame que fica por baixo do bojo). Podem sim. Imagine só, que diferença faz um bojo com 1 cm de espessura, para quem já tem 130 cm de busto? Seus seios vão parecer mega maiores com 131 cm? É algo que não faz diferença alguma em mulheres com o nosso tamanho.

Porém, é óbvio que o serviço do aro e do bojo em unir e dar forma aos seios, os concentra. Cria um colo aparentemente maior, mas também os eleva, fazendo com que seu tronco pareça mais longo.

tess munster 2

Por que não existe sutiã com bojo acima do tamanho 54?

Não existem sutiãs com bojo no Brasil acima do tamanho 54 porque as fábricas de bojo brasileiras, não fazem essa medida. Para compreender o porquê, você tem que conhecer também um pouco sobre o processo de fabricação de lingeries no Brasil.

As confecções de lingerie desenham o sutiã, mas compram cada parte necessária para a sua confecção separadamente. O tecido, a renda, a linha, detalhes em strass ou metais, o fecho com colchete, o bojo e o aro. Cada item desses é comprado de uma fábrica diferente. E as fábricas que fazem os bojos não fabricam além do 54.

Um absurdo, você deve pensar.

Porém, a moda plus size no Brasil é muito recente. Os Estados Unidos sempre foi o País das peitudas siliconadas e, com isso, já fabricava sutiãs em tamanhos maiores bem antes do plus size se tornar moda. Já aqui, fomos por décadas o País das bundudas, com pouco seio. Somos um país gordo (e siliconado) há pouco tempo.

É difícil para um fabricante ser ousado. Ele precisa de investimentos tecnológicos e financeiros para criar bojos maiores, tudo custa dinheiro e tempo. Não vale a pena, para ele, criar um bojo maior para atender a um só fabricante.  Liguei para 6 fabricantes de bojo antes do fechamento deste artigo e todos me revelaram isso, terem poucos clientes que fabricam plus size.

Existe no mercado sutiãs 56, 58, 60 e até maiores, com aro, mas sem bojo.

Nos resta esperar, reclamar e pressionar as confecções, que por sua vez pressionarão as indústrias de bojo, até que ampliem suas grades de tamanhos. E assim, todas nós desfilaremos nossas comissões de frente felizes por aí.  <3 <3 <3

*a modelo da foto é a norte americana Tess Munster

Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar

MAIS MATÉRIAS INTERESSANTES