13 de Fevereiro de 2017 23:26

Olá, mulherões! Hoje vamos falar de como perder um concurso de Miss Plus Size com dignidade. 

Há anos participo como convidada e como jurada de concursos de beleza plus size, de diversos organizadores. Como parte da platéia, adoro. Como não gostar de assistir a um show de beleza? Mulheres plus size lindas, em vestidos de gala e moda praia, desfilando, vencendo a timidez e seus próprios limites? Como não amar mulheres que, com sua beleza e ousadia, dão um tapa na cara da sociedade, principalmente daqueles que um dia já as subestimaram e deslegitimaram sua beleza?

Eventos que tinham tudo para ser um local de encontro, amizade e superação se tornam um ambiente de inimizades, vaidade, perseguições, de ameaças e mais ameaças de processo. Foi por isso que criei essas dicas de “como perder um concurso de Miss Plus Size com dignidade“. Pra gente aprender a ter vergonha na cara e a se portar como mulherões e não como menininhas mimadas que não aceitam perder.

Dica 1: Você precisa mesmo ter sua beleza avaliada por terceiros?

Você já passou a sua vida inteira sendo avaliada por seus familiares, namorados em potencial, empregadores, amigas cobras e ainda assim quer passar por uma sabatina de avaliação em um concurso de Miss Plus Size? Por qual motivo você precisa desse título, dessa aprovação? Não basta você se achar bonita, precisa que os outros te considerem bonita?

Sabe, eu amo assistir concursos de Miss e quando avalio, sempre sigo critérios de avaliação de concursos de Miss e não critérios que eu usaria, por exemplo, para selecionar modelos para meus desfiles. Miss é uma coisa, modelo fashion é outra. Gisele Bundchen, por exemplo, nunca participou de um concurso de Miss Brasil. Ela, inclusive, ficou em segundo lugar em um concurso de beleza fashion, e a primeira deve estar em algum lugar por aí, vendendo empadinha.

Se você precisa participar de um concurso de beleza para se sentir bonita de verdade, minha amiga, concurso de Miss Plus Size não é para você.  Entenda, uma pessoa bem-resolvida e que se ama não precisa de aprovação alheia.

Dica 2: Assuma que está entrando em um concurso para vencer

Todas as candidatas que entram em um concurso de Miss Plus Size, usam do argumento de que estão lá só para resgatar a autoestima e que não esperam vencer. Desculpaê, sociedade, mas quem paga tratamentos de estética, taxas caras de inscrição, manicure, pedicure, depilação, cabeleireira, aluguel ou compra de vestido baphônico, maiô, sapato novo, meia-calça, compra convites para o avô, vó, sobrinho, vizinho, só pra participar? Tá pensando que está enganando quem? Todas que estão lá querem ganhar. Todas! E assumir que se quer ganhar é o primeiro grande passo para vencer ou para perder com dignidade.

Se só quer resgatar a autoestima, faça uma terapia, um book, um tratamento de beleza e vá para a balada, não para um concurso. Concursos podem ser cruéis para quem não se ama, pois definem apenas 1 vencedora. Assuma isso. Que entre 30 mulheres apenas 1 irá vencer e que você quer vencer, assim como qualquer outra. Mas se você se amar de verdade, mesmo querendo vencer, saberá tirar de letra um resultado desfavorável, pois sabe bem que sua vida não acaba ali e que o mundo está cheio de novas oportunidades para você.

Dica 3: Aprenda que concursos não resgatam autoestima

Suponhamos que você se considere a última das mulheres. Que se ache feia, insuficiente e mais um monte de coisas negativas e baixo-astral. Acha mesmo que perder um concurso a fará se sentir melhor? Ver meninas ganhando notas altas por beleza e você uma nota baixa te fará se sentir melhor? Não, para não lidar que não é bonita o suficiente para aquele evento ou aqueles jurados (lembrando sempre que beleza é subjetiva), você tentará desqualificar aqueles que a julgaram ou o próprio evento do qual participou. Dói perder, dói saber que não te acharam desenvolta ou bonita. Se você entra com autoestima abalada, sai com ela em frangalhos. Então, primeiro recupere sua autoestima e só depois participe de concursos de beleza. Aí sim você fará amizades, se divertirá, além de extravasar a princesa que existe em você.

Dica 4: Não acuse a vencedora de não merecer o prêmio

Algo muito comum que vejo em concursos de Miss Plus Size é ver a vencedora sendo acusada de ser puxa-saco do organizador, ou de ter comprado o título ou feito qualquer outra coisa para se beneficiar do prêmio. Isso já começa bem antes do concurso acontecer. Nas reuniões e ensaios, as meninas mais bonitas e deslumbrantes, aquelas que se destacam entre a multidão, que tem brilho próprio, quase sempre são isoladas pelas outras participantes no pré-evento. Já são acusadas quase que cara de estarem sendo favorecidas. Na verdade, as outras concorrentes já sabem desde o começo quem tem chances de ganhar e tentam de todas as formas aniquilar as campeãs em potencial.  De cara, se você acha que alguma participante tem chance de ganhar, fique amiga da futura Miss. Você só tem a ganhar. Não entre no coro das invejosas.

Dica 5: Ensine seus amigos e convidados a aceitarem sua derrota

É muito chato presenciar, ao final dos concursos, familiares e convidados de candidatas ofendendo, vaiando e hostilizando a campeã. Tem também quem saia agredindo e questionando jurados ou fomentando a revolta das candidatas que perderam. Isso é baixo e digno de pena. É claro que você será sempre a mais linda para sua mãe. Então, oriente-a a ser educada e se colocar no lugar da mãe da campeã que não merece ter a filha esculachada por uma legião de pessoas mal educadas.

***

Perdendo ou ganhando, sinta-se especial. As mulheres fodástica que mudaram o mundo, não precisaram se faixas ou prêmios para mudar a história da humanidade. ♥

p.s: Este texto não é uma critica aos concursos ou organizadores, mas àquelas (poucas, graças a Deus) que precisam aprender a perder.