12 de fevereiro de 2010 17:43

Por Ana Paula Menezes

De acordo com uma pesquisa veiculada pela Reuters quase nove entre dez adolescentes americanas se sentem pressionadas pela moda e mídia a serem magras.

A pesquisa online colheu respostas de 1000 meninas entre 13 e 17 anos  que disseram que preferem comprar roupas que elas vêem em modelos reais mais do que roupas que vêem em modelos magérrimas.

Três em cada quatro meninas classificou o tema “moda” como muito importante para elas. Funciona assim: as meninas tentam conciliar aquilo que vêem em revistas e na TV sobre moda e padrão de beleza, além da influência de amigos e famílias com o que elas vêem no espelho e é daí que surgem os conflitos.

Mais de 80% das meninas declararam que preferem ver as imagens reais de modelos do que fotos digitalmente alteradas. E as porcentagens absurdas não param por ai: uma em cada três meninas já se obrigaram a não comer para perder peso e pelo menos metade delas conhece alguém que já se forçou a vomitar depois das refeições.

Nicole, na foto acima, é uma adolescente brasileira bem resolvida, ao contrário das adolescentes americana scitadas na pesquisa.