6 de novembro de 2018 17:00

Você quer ser modelo plus size? Saiba 7 coisas que uma modelo plus size deve ter. Afinal, não é só de glamour que se vive nesta profissão:

  1. BELEZA

Cada vez mais o padrão estético vem sendo quebrado e modelos com belezas diferentes têm conseguido seu espaço no mercado plus size. Por muito tempo, aqui no Brasil, as loiras com cabelos alongados, manequim 46 e cinturinha fina eram a preferência dos contratantes dos catálogos de moda plus size. Talvez isso se deva à nossa síndrome de vira-latas, sempre buscando um padrão europeu em tudo o que vendemos e compramos. Vez ou outra vemos o foco mudar entre os contratantes. Agora a bola da vez são as ruivas, mesmo que de farmácia. Mas com muito esforço e persistência, negras, morenas, carecas, tatuadas e com manequins além do 50 têm obtido destaque, sobretudo entre as grifes menores, que fabricam pouco, mas são autorais e gostam de contratar modelos com belezas não óbvias.

O importante é você descobrir a sua própria beleza. Reconhecer em você as suas potencialidades, o que te faz ser uma modelo especial. Erra quem tenta copiar a estética das queridinhas do mercado. Se você copia, será uma cópia. Só isso. Então, aposte no seu diferencial!

Beleza vai além do físico. Tem muita menina por aí trabalhando muito, super requisitadas, mas quando se olha com calma para elas, percebe-se que não há nada de simetria em seu rosto ou corpo. Mas elas brilham tanto, tanto… Têm confiança, olhares cativantes, sorrisos contagiantes e é isso o que interessa. É isso que importa, que enche os olhos, o resto é só alegoria.

Cuidar do corpo é fundamental. Dentes, pele, cabelos limpos, saudáveis é um predicado essencial. Para uma modelo plus size, celulites são irrelevantes, desde que você saiba lidar com elas. E a melhor forma de lidar é aceitá-las como uma parte especial do seu corpo.

2) COMPROMETIMENTO 

Todo contratante espera que sua modelo plus size seja comprometida. Se você aceitou uma campanha, concordou com a quantidade de looks e condições de trabalho, deve honrar o combinado. Sua palavra vale muito e uma equipe inteira foi contratada para que pudessem te fotografar. Uma modelo que falta, que muda o cabelo sem avisar, que engorda e omite do contratante apresentando uma foto antiga, que passa medidas erradas, pode comprometer todo o trabalho.

Também não é nada bacana descumprir acordos. Se prometeu exclusividade, cumpra. Se aceitou trabalhar por um determinado cachê, não desmarque o trabalho na véspera porque alguém te ofereceu um cachê um pouco maior para trabalhar na mesma data. Moda não é leilão, não coloque seus clientes em condição de barganha.

3) PREPARO FÍSICO

Nem toda gorda é ociosa. E você, se quer ser uma modelo, deve estar neste grupo das que deixam a ociosidade bem longe de sua rotina. Modelos Plus Size tem que ter excelente preparo físico, pois podem trocar mais de 50 vezes de roupa para um lookbook, andar grandes distâncias em uma passarela, tudo isso sobre um salto altíssimo.

Quando a sessão de fotos é em um ambiente externo, é possível que você tenha que andar grandes distâncias a pé, sob sol forte, sem reclamar. Quanto mais preparo físico tiver, menos esse cansaço transparecerá em sua cara.

4) PACIÊNCIA

Na carreira de modelo plus size, muitas vezes vão te pedir para chegar em um local de trabalho em um determinado horário, mas só será maquiada e produzida horas depois. É preciso muita paciência. Em todos os trabalhos há um produtor responsável pelo andamento do trabalho, e que define o momento em que você deverá ser maquiada, quando poderá parar para comer etc.

Muitas vezes você terá que refazer mil vezes a mesma pose, refotografar alguns looks, tudo com cara de quem não se importa com esse trabalho lento. É difícil, às vezes dá vontade de mandar um ou outro para aquele lugar, mas deve-se ter paciência. Muita paciência. Paciência de verdade.

5) DESPRENDIMENTO

Você se acha horrível quando veste roupa amarela. Aí o produtor te coloca fotografando de roupa amarela. Você odeia usar cabelos encaracolados, mas é assim que o produtor te imagina nesta campanha. Você não gosta do estilo de determinada marca, mas é justamente essa marca que te oferece um bom contrato de trabalho como modelo.

Seja desprendida. Enxergue-se como um cabide. Modelo não precisa gostar daquilo que veste. É como um personagem, uma atriz, as roupas e estilo do trabalho não precisam representar seus gostos pessoais. Tem que fazer cara de que está se achando linda, mesmo quando vestida com um saco de batatas. Essa é a boa modelo.

Também é necessário muito desprendimento na hora de fotografar, sabendo que é provável que tenha que se trocar na frente de muita gente. Ficar praticamente nua na frente de homens e mulheres que nunca viu na vida. Seu pudor não pode atrapalhar o andamento da produção. Imagine quanto tempo se gasta para uma ida ao banheiro para trocar de roupa?

Também não é bacana dizer que não fotografa decotes, moda íntima, moda praia, roupa curta etc… Se você está começando a sua carreira, deve estar disponível para fotografar de tudo. Aí, quando for bem famosa, você escolhe o que quer fotografar. Por enquanto, respire fundo e se entregue.

6) PONTUALIDADE

Se você sabe que um ensaio vai começar às 13h, se programe para chegar às 12h. Espere em uma cafeteria, padaria ou qualquer outro comércio próximo. É melhor chegar mais cedo do que se atrasar. Chegue já almoçada (nada de ficar pedindo comida, isso é um trabalho, não uma festinha!), com dente escovado e pronta para começar o trabalho. Não se atrase! O dono da marca pode se atrasar, o produtor, isso é problema deles. Você, nunca!

Há produções feitas em locações e estúdios que são pagos por hora. Além do dinheiro perdido, pode existir a possibilidade do proprietário do espaço ou da equipe ter outros trabalhos e não poderem disponibilizar mais tempo para cobrir o atraso que você causou.

7) HIGIENE E CUIDADOS COM O CORPO

Parece ridículo e óbvio, mas se destaco a necessidade de observar a higiene ao se preparar para um trabalho como modelo plus size, é porque situações desagradáveis costumam acontecer em nosso mercado. Ande sempre com um kit na bolsa: lenços umedecidos, desodorante sem perfume (para não impregnar nas roupas), carfree, protetor diário íntimo, absorvente higiênico etc. Se for fotografar moda praia, lingerie etc avise quando estiver menstruada e use, nesses casos, absorvente interno. Também leve consigo uma calcinha estilo tapa sexo.

Chegue de cabelo limpo e seco. Cabelo sujo fica horrível nas fotos. Para você pode parecer que o cabelo sujinho fique mais comportado, mas não. Para quem te vê enxerga só um cabelo sujo mesmo.

Faça as unhas e lembre-se de se depilar. A depilação não é falta de higiene, mas a não ser que a marca para a qual você vá fotografar seja toda desconstruidona, possivelmente irão preferir que você esteja depilada, e isso inclui pernas, buço e sobrancelha feita. Então, capriche!

Quer fazer um book plus size com a equipe do Blog Mulherão? Participe do Dia de Modelo: