20 de agosto de 2010 04:04

Por Renata Poskus Vaz

Hoje, uma das modelos do Fashion Weekend Plus Size, a Kassia Pessoa, completa 28 aninhos. Parabéns, Kassia! Ela se formou em técnica de enfermagem, ingressou na dança de salão, dança flamenca e de quebra emagreceu 32 Kg com reeducação alimentar. Ufa! Ela é ou não é um mulherão?

 “Cresci numa família religiosa, onde os valores espirituais e morais tinham um papel muito importante. Sou a caçula de 03 filhos. Como toda criança gorda, também sofri discriminação (atualmente denominada como Bullying) em forma de apelidos maldosos, zombaria e até exclusão de alguma atividades.

Mas eu não senti muito o efeito de tudo isso, pois quando chegava em casa, meus pais faziam com que minha mente e meu tempo fossem preenchidos com atividades saudáveis do meio religioso, com pessoas de várias idades, raças, classes sociais e estereótipos. Isto fez com que eu fosse aprendendo a lidar com as diferenças dos outros, aceitando as minhas e respeitando as dos outros.

Eliminei 32 Kg com dança e reeeducação alimentar e me formei

Até os meus 18 anos, segui crescendo e aumentando meu peso (cheguei aos 130Kg) sempre rodeada pelo carinho da minha família e de muitos amigos e amigas. A partir dessa fase, quando comecei a trabalhar e fazer faculdade, ou seja, quando entrei em contato com o mundo externo, senti a necessidade íntima e pessoal de emagrecer. Por isso, fui ao Endocrinologista e Nutricionista. Ambos passaram uma lista de coisas que eu podia e não podia fazer, visando uma alimentação saudável e balanceada em conjunto com atividade física regular. Foi então que disse para mim mesma: eu vou conseguir, vou pegar firme pra alcançar meu objetivo, que era emagrecer!!!

Comecei a mudar meus hábitos radicalmente de acordo com as recomendações médicas. Matriculei-me numa academia e numa escola de danças, onde fazia Dança de Salão e Dança Flamenca, a qual é minha paixão! Exige muita disciplina e determinação, mas vale muito a pena… E pude confirmar isso na emoção e satisfação que senti quando participei do meu 1º Espetáculo de Dança em 2008.

Na mesma época, comecei o curso de Técnico em Enfermagem. Eu trabalhava, estudava, estagiava e ainda encontrava tempo e disposição para malhar e dançar!!! Sentia-me muito motivada, por ver os resultados de todo esforço. Foi uma luta árdua!!! Posso dizer com orgulho que só com a mudança de hábitos eliminei 32kgs em torno de 1ano e meio. Exigiu muita força de vontade e persistência, mas os resultados eram tão nítidos e maravilhosos, que compensavam todo esforço e dificuldade!!!

Formei-me e, desde então, exerço minha profissão de técnica de enfermagem na UTI Neonatal de um Hospital e Maternidade, onde cuido de bebês prematuros e/ou com síndromes congênitas. Posso afirmar com toda certeza, que é um trabalho gratificante e prazeroso, principalmente quando acompanhamos a melhora do bebê e quando nosso zeloso trabalho é reconhecido pela família do pequenino paciente!

 Fui descoberta como modelo plus size em um hospital

Durante um dia de trabalho, tive um mal estar e fui até o Pronto Socorro do Hospital. Enquanto aguardava atendimento médico, notei que uma elegante senhora, não parava de me olhar. Por mais que eu tentasse disfarçar, sempre que eu olhava em sua direção…lá estava ela ‘me admirando’. A princípio, me senti incomodada, mas depois, por conta do mal estar, acabei me distraindo. Finalmente fui chamada pelo médico. Quando retornei à mesma sala de espera, lá estava a mesma senhora, que então me abordou, e muito educada e discretamente me perguntou se eu já havia pensado em ser modelo. Quando ouvi aquilo, comecei a rir justamente pelo fato de que as modelos que eu conhecia eram todas magérrimas. Mas a mesma começou a me explicar que havia um novo tipo de modelo a Plus Size, e que ela era estilista da grife Plus Size Palank e me deu seu telefone, se colocando à minha disposição caso me interessasse. Ouvi tudo aquilo, que era totalmente novo pra mim, que já havia passado maus bocados em encontrar roupas adequadas à minha idade e tamanho.

Recebi o apoio incondicional daqueles que me amam

Cheguei em casa e contei pra minha mãe, a qual teve a mesma reação que eu. Mais tarde, conversei com meu namorado a respeito, e o mesmo me supreendeu com uma reação totalmente diferente. Ele totalmente empolgado disse: “amor, você é linda e leva o maior jeito. Vamos ligar pra ela agora”. Eu, ainda descrente, pedi para que tivesse calma, pois antes de qualquer coisa eu iria pesquisar a respeito. Então, sentei em frente ao computador e comecei a digitar o termo Plus Size…e ualááá…. Meu Deus, ela tinha razão! Choveram sites e matérias sobre isso. Animei-me, afinal era uma realidade do século 21. A partir daí, entrei em contato com a estilista que me deu algumas dicas, inclusive de fazer um book. Através daquela pesquisa, encontrei o Blog Mulherão e fiz o Dia de Modelo, onde tirei muitas dúvidas e recebi várias dicas e incentivo.

Depois disso, participei de alguns desfiles e programas. Mas o ponto alto de tudo isso, foi ter sido aprovada para desfilar no II FWPS, que foi uma experiência inesquecível e enriquecedora em muitos sentido para mim. Principalmente no sentido de poder ver a alegria e o orgulho estampados no rosto do meu amado namorado Allan, que sempre foi o meu maior incentivador e parceiro, que não mede esforços para me ver feliz e realizada, sempre me apoiando e ressaltando que sou linda e amada por ele exatamente como sou e pelo que sou. Sou muito grata por tê-lo em minha vida nesse momento tão especial.

Enfim, posso afirmar que sou uma pessoa feliz e realizada, mesmo estando acima do peso. Acredito que todos têm esse direito, independente do que os outros acham, e que devemos lutar para provar isso a nós mesmos, sempre respeitando as diferenças e extraindo das pequenas coisas e momentos o que há de melhor.”