13 de janeiro de 2011 21:06

Por Dani Lima

Localizada em um dos melhores pontos do Rio de Janeiro, a Marina da Glória, estive essa semana no Senac Rio Fashion Business, maior bolsa de negócios da América Latina, que faz parte do calendário oficial da semana de Moda carioca (junto ao Fashion Rio e Rio-à-Porter), e conta com stands de expositores de marcas de diversos locais do Brasil, nos segmentos como Vestuário e Acessórios. Além disso, traz uma área especializada em tecnologia aplicada a Moda, o Salão Tech, com novidades em automação para lojistas e confeccionistas que visitam a feira! Tem ainda diversos desfiles de grandes grifes do circuito nacional, expondo suas coleções da temporada!

A vista!

Fui para o evento a convite de Dany Padilla, consultora de moda que trabalhou duro, dando conultoria no Salão Modelo do Senac. O trabalho da Dany foi tão árduo que sempre tinha fila para receber sua valiosa consultoria, o que me impediu de ir conversar de fato com ela! Espero que tenhamos outra oportunidade em breve, numa época de agendas menos lotadas! rs

A fila imensa pra consultoria da Dany

Uma vez lá, virei “repórter da Hilde“, uma brincadeira promovida pelo blog da Hildegard Angel, e  tive uma vida de imprensa de verdade, com caderninho de anotações e correria entre os desfiles e tudo! hahaha

Os pontos altos do evento, pra mim, foram os desfiles e o bate-papo informal super bacana no qual tive o prazer de participar, com o estilista Alexandre Herchcovitch, de quem sou grande admiradora desde os 13/14 anos, quando ainda achava que seria estilista! rs

Ele contou sobre o início precoce de sua carreira, falou sobre licenciamentos e exportação de sua marca, as dificuldades a curto prazo para instalar a sustentabilidade na Moda e deu valiosas dicas para quem quer ingressar no ramo da Moda e fazer do fashion, o seu business.

Um ponto repetido inúmeras vezes por ele ao longo da conversa, foi sobre a defasagem de estilistas que fizessem parte de todo o processo criativo de suas coleções, não só investindo no desenho artístico, mas sabendo conceitos básicos de corte, costura e modelagem; segundo Alexandre, o mercado precisa desse profissional completo. (E acredito que essa seja uma dica super relevante para alguém que queira investir na carreira criativa da Moda e trabalhar como estilista. Busque tempo para suas próprias pesquisas, invista em um curso de modelagem e corte/costura, para que você seja o profissional completo que o mercado precisa, conhecendo todas as etapas da produção do que você venderá!)

Ao fim, ele contou que vê a moda como forma de comunicação e que não enxerga relação entre elegância e forma de vestir. “Elegância é educação, bom senso e ética“, disse.

uma história de sucesso!

Participar da palestra foi muito importante pra mim, pois embora tenha me dado conta (a tempo, rs) que não tenho vocação para criação, ainda sou fã do trabalho do Alexandre e o considero um dos grandes criadores dos nossos tempos!

Alexandre e o mediador do bate-papo

Os desfiles? Bom, vou contar melhor sobre o que vi no próximo post, pra não ficar um post maior do que já está! hahaha

Com relação aos looks que usei…

Primeiro dia muuuito quente e corrido, não deu pra pensar muito no que vestir… só tinha certeza de querer usar a bermuda da coleção de Alto Verão da Leader que comprei recentemente. (Pra quem gostou, as araras da loja estão com muitas peças iguais e em cores lindas e super bacanas, com tamanhos que vão até o 56! – Ahn, vale comentar que a bermuda é compridinha… dei uma dobradinha a là barra italiana pra ficar mais com a minha cara rs)

No segundo dia, tinha até chuva e com a temperatura mais amena, pude procurar uma roupinha mais legal! 😉

E enquanto o Fashion Weekend Plus Size não chega para nos mostrar a utilização prática das tendências para os nossos corpitchos, (e essa edição EU VOU! rs) depois eu volto pra falar sobre os desfiles e tendências pra próxima estação, vistas no FB!