Por Renata Poskus Vaz
Mulherões, essas dicas são para quem é ou quer ser modelo plus size e um dia precisará passar por um casting presencial. Estamos recebendo diversas inscrições para o casting do Fashion Weekend Plus Size com perguntas básicas, que qualquer modelo plus size deveria saber e que nós, na condição de contratantes, não deveríamos ser os responsáveis em passar para elas.
Porém, entendemos que faltam agências de modelos e cursos que as orientem adequadamente, que explique como se comportar em um casting. Então, reuni 8 dicas para quem vai participar de um casting para modelo plus size:
1) Não minta
Meninas, nunca mintam. O erro mais comum é a modelo dizer que usa um manequim e, chegando lá no casting presencial, os contratantes perceberem que ela usa um manequim bem maior do que o solicitado. Por exemplo, para o casting do Fashion Weekend Plus Size estamos selecionando modelos que tenham a partir de 1,65m. Uma modelo com 1,58m pode ser aprovada com base em fotos, dizendo que tem 1,65m. Mas lá na hora, ao lado de outras candidatas, perceberemos este equívoco e ela perderá viagem. Entendem?
2) Apresentação
Quando você é contratada para um trabalho, deve comparecer sem maquiagem. Porém, no casting, você deve ir arrumadinha, com uma roupa bonita, cabelo bem penteado, unha feita e um make básico, mas nada de cara lavada. O selecionador quer ver a mesma mulher das fotos.
3) Levar salto alto
Leve sempre um salto alto, principalmente em testes de passarela, para que você consiga mostrar como caminha bem. O salto também a deixará mais alta e com uma postura ereta, mais elegante.
4) Informar-se de como chegar ao local pelo Google
Após ser informada do endereço por e-mail ou telefone, entre no Google e veja o mapa do local. Pela internet ou ligando para a Prefeitura (156 – ônibus/(11) 3286-011 metrô), você consegue informações do transporte público que deverá usar para o local. Já pelo Google é possível, inclusive, ver fotos via satélite do local, se há lugares para estacionar, se aparenta ser um local perigoso etc.
5) Não se atrase e não falte
Se você aceitou comparecer a um teste presencial, não se atrase e não falte. Embora não se trate de um trabalho, os selecionadores estão contando com você lá. Faltar sem justificativa, pode passar uma péssima impressão e te comprometer em outros futuros trabalhos, pois podem achar que você é o tipo de profissional que não tem comprometimento.
6) Seja concentrada
Ao chegar ao local do casting, apresente-se para um profissional da empresa que está promovendo a seleção. Normalmente eles te fornecem uma ficha de inscrição, pedem fotos ou composites. Depois, se pedirem para aguardar, não se perca em conversas desnecessárias com outras concorrentes, que possam inflamar fofocas e, até, te prejudicar.
7) Não peça para ser contratada
Se você foi chamada para um casting é porque gostaram do seu perfil e após a análise pessoal dirão se você foi contratada ou não. Não peça para ser contratada. Há casos em que meninas me pedem: “por favor, me contrate, estou muito mal e preciso ficar feliz com isso” ou “quebra um galho aí, você nunca me chama para nada”. Trabalho de modelo plus size não é filantropia. Também não se aproveite dos seus vínculos de amizade com o selecionador na tentativa de tentar obter alguma vantagem na seleção. Selecionadores sérios não privilegiam amigos e abominam esse tipo de postura.
8) Não questione a decisão da equipe selecionadora
Ao ser reprovada em um casting, não questione o selecionador sobre essa decisão. Lembre-se que para cada trabalho existe um perfil desejado e que se for reprovada em um casting, pode ser aprovado em outro.
Paulistana, criadora do Blog Mulherão. Jornalista, escritora, cronista, consultora de moda, modelo plus size, empresária, assessora para assuntos aleatórios, mulher com “m” maiúsculo, viciada em temas pertinentes ao universo feminino. Há um bom tempo gorda. Quase sem neuras. Eu disse quase, não se iludam!
Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar