Por Renata Poskus Vaz
Pessoas, faz quase 5 anos que dei entrada no registro da marca Mulherão no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Isso leva muito tempo e é necessário acompanhamento semanal, o que por um tempo, por motivos de saúde e questões familiares, deixei de fazer.
Recentemente contratei uma nova empresa para acompanhar este processo, a FG Marcas e Patentes, a quem agradeço imensamente atenção e dedicação.
Felizmente, em decisão final, o uso da Marca Mulherão é definitivamente nosso. E não estou falando só do logo não, mas também do nome, pois trata-se de uma marca mista.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e pedir encarecidamente para que as outras empresas respeitem o nosso direito à marca Mulherão. Recentemente, fui surpreendida com a notícia que uma antiga marca que vende produtos em nosso segmento, que inclusive já integrou o Fashion Weekend Plus Size que organizo, que me conhece, que conhece o Blog Mulherão, e que estava fazendo uso indevido da minha marca em uma palestra anual que organiza em uma de suas lojas, e em seu site. Achei de uma baixeza sem tamanho que uma empresa familiar, com anos de mercado, tenha feito isso conosco e mesmo diante dos contatos de meus advogados e de nossas explicativas dizer que Mulherão é uma palavra de uso comum. Não, não é. Aliás, quando comecei a usar a palavra Mulherão quase ninguém a usava no Brasil. Usava-se aqui palavras no aumentativo mantendo o feminino: mulherzona, mulherona etc… Aí é muito fácil quando uma marca está fazendo sucesso em um nicho bem específico, que é o plus size e a tal empresa utilizá-lo, para vender seus produtos e serviços, sem cerimônia.
As proprietárias sabem disso, mas é muito mais fácil para certo tipo de gente fingir que desconhece princípios básicos morais, éticos e até legais e se apropriar de nomes que não são seus do que fazer uma parceria, pedir, pagar por isso.
Fiquei com dó de interromper o evento, dó da vergonha que passariam com suas clientes endinheiradas se eu levasse até as últimas consequências os meus direitos, mas o aviso já foi dado e esse tipo de situação não será mais tolerada.
Publico aqui, se necessário, o nome da empresa, nome das pessoas com quem falei etc, numa boa. Sou jornalista e esse direito de propagar a verdade me é inviolável.
Enfim, divido com vocês essa felicidade (apesar dos pesares e desgastes). Hoje sinto que meu filho que nasceu há muito tempo está devidamente registrado.
Agradeço, por fim, ao meu ex-quase-futuro-pretenso cunhado Rafael Steinhof que criou essa logomarca e à sua esposa, minha ex-quase-futura-pretensa concunhada Rebecca Steinhoff, que encheu muito o saco do maridão para que ele me fizesse esse favorzão. rsrs
Amo o nosso logo! Amo o nosso nome! Amo ser, viver, sentir, amar como mulherão!
Paulistana, criadora do Blog Mulherão. Jornalista, escritora, cronista, consultora de moda, modelo plus size, empresária, assessora para assuntos aleatórios, mulher com “m” maiúsculo, viciada em temas pertinentes ao universo feminino. Há um bom tempo gorda. Quase sem neuras. Eu disse quase, não se iludam!
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