O tempo passou como um sopro. De repente, tenho 40 anos. Olho para o passado e lembro da mulher de 40 anos que eu pensava que me tornaria. Foram centenas de sonhos e planos que nunca se concretizaram. Porém, tive a felicidade de viver milhares de outras experiências que jamais ousei sonhar em viver quando era mais jovem.
É como uma troca bem-humorada do destino. Você pede algo aos 20, mas recebe outros presentes do destino.
Com os meus 40 anos, finalmente, entendi o significado da palavra paciência. E, não se enganem, não a paciência descompromissada dos ociosos. É a paciência da resiliência, de quem sabe que o melhor, mesmo que demore, sempre irá acontecer.
Aprendi a ver beleza nas pequenas coisas da vida. A gastar a minha energia apenas com o que é valioso para mim. A não ter medo de julgamentos, a rir das desgraças. A ter paz, ao invés de razão.
Finalmente aprendi a me amar plenamente. E não falo daquele amor próprio midiático dos meus 20 anos, em que precisava desesperadamente mostrar aos outros o quanto me amava. A necessidade de aceitação estava sempre lá. Agora, aos 40 anos, apenas amo quem sou, sem que eu necessite convencer quem quer que seja sobre isso. É um amor, por mim mesma, delicado e respeitoso. O amor próprio que sempre mereci.
Aos 40 anos perdi o medo da solidão. Aprendi que sou a minha melhor companhia. E que grandes amores, família e amigos são sempre bem-vindos, mas se quiserem partir também, que tenham uma boa viagem.
A mulher de 40 anos que sou hoje, não deseja ser mais jovem. Mas, se pudesse voltar no tempo, diria para a Renata de 20 e poucos anos: “fique calma, viva um dia de cada vez, tudo vai dar certo”.
Paulistana, criadora do Blog Mulherão. Jornalista, escritora, cronista, consultora de moda, modelo plus size, empresária, assessora para assuntos aleatórios, mulher com “m” maiúsculo, viciada em temas pertinentes ao universo feminino. Há um bom tempo gorda. Quase sem neuras. Eu disse quase, não se iludam!
Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar