Por Dani Lima
Como eu contei aqui uns dias atrás, semana passada eu ficaria atarefada e muito louca com os acontecimentos dos dias de Fashion Rio. E fiquei mesmo! Minha intenção era vir sempre aqui contar o que eu tinbha visto, o que tinha acontecido, mas eu chegava tarde, e pra completar, tive uma dor de dente tensa que me impedia de sair da cama tão cedo, rs. Mas agora tudo ficou bem, e posso contar pra vocês com calma tudo que aconteceu! =)
No primeiro dia foi tudo tranquilo, me diverti muito com a Ira, o pessoal da Yenzah… conheci a Daiane e a Gaia, que ganharam também o convite da Ira.
O lounge da L’officiel tava perfeito pra sempre e você podia acompanhar os desfiles por um telão, enquanto conversava com os amigos, tomava o drink que você quisesse, comesse os petiscos que você desejasse, enfim… eu poderia morar em um lounge desses for a lifetime!
Conheci tambem as meninas do Nosso Vício e estou chegando a conclusão que essas mocinhas de blogs de unhas/esmaltes são mesmo umas fofas!Rolou um imprevisto com relação aos convites do lounge, e em tese, a diversão da gente , que à princípio tinha duração de 3 dias, passaria a ter apenas 1 dia. Então os dias que seguiram a fatídica quinta de abertura do evento, foram basicamente de busca à um novo convite que nos desse free pass! Consegui o meu com o pessoal da C&A /@tanavitrine e tive mais um dia de evento pra curtir!
Então, em uma segunda-feira muito fria, chuvosa e de muitos – eu disse muitos – carros na rua, rumei em direção ao espaço compreendido entre o Armazém 1 e 2 lá do Cais do Porto, esperei por volta de 2 horas a Ira conseguir chegar da Central até o Cais hahaha (é isso mesmo, povo carioca! da Central do Brasil até o Cais… ela ficou engarrafada por dias! haha) e depois nos prensenteamos com mais risadas, mais desfiles, mais muita gente estilosa (e muito mais estilosa, já que o tempo estava frio ;)) e mais divertimento! Neste dia, conheci a Taty do Passaneura, e descobri que a bonita mora aqui na Ilha, hahaa. Tem cabimento? Morri de rir! Ela é um amorzinho, tirou foto com a gente e estava lá com a Juh, uma leitora que ganhou um sorteio lá no Passa! Na foto abaixo estamos nós , Juh, Taty e Ira, junto com o Rodrigo, da Yenzah. O pessoal todo, muito amor!
Volto em um outro post pra falar sobre tendências e o que vi sobre os desfiles num próximo post! (Eu pareço novela, né? Nunca acabo tudo em um só capítulo hahaha)
E agora peço a atenção de vocês para um assunto sério, um desabafo!
Embora tenha sido tudo liiindo, ryco e bem vestido e eu tenha saído de lá no último dia hiper realizada por enfim ter visto – em tese – de perto, um pedacinho das semanas de moda oficiais do Brasil, nem tudo foram flores!
É de consenso geral da comunidade “blogueira”, o descaso para com essa classe de imprensa, que não é tida pelas assessorias como imprensa. Acredito que à partir do momento que nós escrevemos e temos um certo público que busca informações no que nós passamos, somos um veículo de imprensa, concordam?
Eu sempre quis fazer parte de uma semana de moda de alguma forma e sempre tentei, mas nunca consegui. Este ano, por um acaso, depois do início da minha participação aqui no Mulherão, consegui chegar nos lounges e ver mais de perto como que tudo acontece! Digo “por um acaso”, pois a forma que eu consegui participar agora, eu teria conseguido também se não escrevesse aqui! Participei de um sorteio lá no Mão Feita e fui sorteada, e o segundo convite, consegui através do twitter da C&A, ou seja, qualquer pessoa conseguiria! Eu tentei credenciamento para o Mulherão, na época estabelecida para isso, e recebi um email negando a solicitação!
Na época, acreditei que tivesse acontecido uma verificação de perto, por parte da assessoria que cuida dos credenciamentos do Fashion Rio, SPFW e seus respectivos salões de negócios, e ao ver que a temática do Mulherão fosse muito específica e direcionada para “mulherões”, tivesse rolado uma segregação e um sentimento de que não tinha “nada a ver” eu participar de uma semana de moda convencional. Pura babaquisse, com o perdão da palavra, mas acatei. Agora quão grande não foi a minha surpresa, ao ver que a segregação rolou não por eu falar de moda para gordinhas, e sim pelo meu veículo ser um blog, visto que a Ana, a Taty, a Ira, a Jô e a Carla, a Rapha, a Amanda e a Gabriela e tantas outras meninas que me servem de inspiração e estão no meu blogroll pessoal, também não conseguiram credenciais e tiveram que “meter a cara” e batalhar convites para poder participar e divulgar o evento em seus respectivos meios. Ou seja, nós, da imprensa “alternativa”, é que temos que implorar pra poder participar deste tipo de evento e passar a informação para nossas leitoras? Não tinha que ser ao contrário? Alguma coisa não está errada?
Parabéns ao pessoal da GNT, que abriu um espaço para a “nossa classe” e convidou algumas blogueiras para acompanhar de perto o Fashion Rio, pois é pura BURRICE não apostar no poder dos blogs em relação ao mundo das comunicações atual, onde as mídias sociais ditam os rumos da informação. Sem esquecer que muito do que é consumido, só o é, porque tais e tais blogueiras desmistificam os produtos, para que o público possa consumí-lo! Os tempos, Graças a Deus, são outros… e são essas meninas – nas quais me incluo – cada qual no seu nicho, que tiram leite de pedra para simplificar e traduzir o que é vendido (seja no ramo da moda – com seus desfiles conceituais, ou até mesmo na beleza e etc.) para a vida comum, já que o público não pensa como o vendedor e sim como público; e é muito mais fácil se identificar com uma pessoa que é gente como você, do que com o vendedor!
Acredito que as blogueiras tem que passar a ser vistas como amigas, parceiras em potencial e não como um bando que só quer brindes e drinks de graça!
A Ana falou sobre ser blogueira de moda, no Moda pra Todo Mundo, A Jô assinou um post no (f)utilidades, a Vivi no Trendy Twins!
Fotos da Yenzah e Passaneura!
Paulistana, criadora do Blog Mulherão. Jornalista, escritora, cronista, consultora de moda, modelo plus size, empresária, assessora para assuntos aleatórios, mulher com “m” maiúsculo, viciada em temas pertinentes ao universo feminino. Há um bom tempo gorda. Quase sem neuras. Eu disse quase, não se iludam!
Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar