11/05/2022 Saúde

Alimentos contra ansiedade: nutrientes que te ajudam a controlar ansiedade

A maioria de nós mulheres, tem a mania de sair cortando tudo da alimentação porque viu na internet que tal alimento não faz bem à saúde e etc. E é aí que o perigo mora. Esse hábito pode fazer com que você consuma menos nutrientes do que o necessário e não beneficie sua saúde. Por exemplo, sabe quais alimentos contra ansiedade? Antes de reprimir, vamos entender como usar a alimentação a nosso favor.

Vamos lá! A sua alimentação também está relacionada com o seu nível de ansiedade. Isso porque existem alguns alimentos que possuem nutrientes chaves para, por exemplo, produção de hormônios importantes. Um exemplo, é o hormônio da serotonina responsável pela sensação de prazer e de bem-estar. Quando ela está baixa, tudo parece que fica desequilibrado e desarmonioso.

Assim, incluir estes alimentos ou nutrientes na sua alimentação pode ajudar a deixar a sua rotina mais calma.

As mulheres estão cada vez mais ansiosas

Isso é um fato. Vou usar minha prática clínica como exemplo. Meu público é 99,9% feminino. A grande maioria delas está sofrendo com ansiedade. Algumas já fazem acompanhamento com terapeuta ou psicólogo (o que é ótimo). Mas o restante não. Por questões como rotina corrida, trabalho, marido, filhos, são tantas atribuições que muitas vezes elas não têm tempo sequer de parar e comer direito. E mais uma vez eu ressalto: a falta de nutrientes pode agravar crises de ansiedade.

Quais são estes nutrientes, Nutri?

Bom, primeiro de tudo eu preciso falar do seu intestino.

“O que, Nutri? O que o intestino tem a ver com a ansiedade? ”

Tudo! Isso mesmo. Tudo começa no seu intestino. Alguns estudos indicam que os tipos de bactérias existentes no seu intestino podem determinar o seu nível de ansiedade também. Ou seja, consumir iogurtes, kefir e produtos fermentados (Kombucha) podem ajudar a colonizar seu intestino com bactérias boas. Além disso, consumir fibras (legumes, frutas, cereais integrais) também vai ajudar a melhorar o funcionamento do intestino.

Alimentos contra ansiedade: vitaminas do complexo B são aliadas

São extremamente importantes quando falamos sobre alimentos contra ansiedade. Elas, juntamente com o triptofano (que vou falar mais a seguir) são fundamentais para a produção da serotonina.

E acreditem: na minha prática clínica, 95% das mulheres estão com falta dessas vitaminas. E olha só, para você que sofre com a TPM (vai ter artigo sobre isso aqui no Blog também), a deficiência desses nutrientes pode piorar ainda mais os sintomas da TPM. Além de agravar a queda de cabelos.

Essas vitaminas podem ser encontradas no abacate (gostam de guacamole?), carnes, ovos castanhas, nozes, cereais integrais, entre outros.

Magnésio e triptofano

Esses são dois nutrientes (no meu ponto de vista) essenciais para mulheres. A falta de magnésio por exemplo, é muito presente nas minhas pacientes. Esses dois aqui estão diretamente relacionados a produção da serotonina. Sabe aquela vontade de doce que surge quase todo dia no período das 15 horas? Então, é a sua serotonina caindo e pedindo por tudo o que é mais sagrado: triptofano, triptofano. Mas você acaba entendendo: doces, doces. Kkkkk

Existem dois alimentos chaves que eu adoro colocar de lanche da tarde e que são ricos nesses dois nutrientes: aveia e banana.

“Ah nutri, mas todos os dias comer banana e aveia? ”

Não, gente! Claro que vocês podem variar. Inclusive existem inúmeras possibilidades para se fazer com banana e aveia. Por exemplo a panqueca de banana com farelo de aveia. Colocar uns pedacinhos de chocolate meio amargo no meio fica sensacional.

Falando em chocolate

O chocolate com maior porcentagem de cacau também é rico em zinco. Outro alimento contra ansiedade, inclusive crises também geram uma queda no seu sistema imune. E o zinco vem para auxiliar a aumentar a imunidade, juntamente com a vitamina C, que também é antioxidante. Outros alimentos que contém zinco: gema de ovo, leite e derivados, feijão.

Carboidratos

A grande maioria de nós já fez alguma dieta que restringiu parcial ou completamente os carboidratos, certo? Pois é, isso é completamente errado. Não se deve restringir carboidratos da alimentação. Eles não são vilões, acreditem. Na verdade, existem carboidratos de excelente qualidade que podem ajudar a controlar a ansiedade. A falta deles pode piorar ainda mais as crises.

Batatas, mandioca e pães integrais são ótimos exemplos. Mas fica tranquila, se você gosta do seu pãozinho francês de todos os dias, pode continuar comendo sem culpa. Inclua outros tipos de carboidratos integrais no seu dia também e fica tudo certo.

Gorduras boas

Além disso, consumir fontes de gorduras boas também auxiliam no controle da ansiedade: azeite, abacate são ótimas fontes de insaturadas. Sardinha, atum e linhaça são fontes de ômega 3. Além, logicamente, das castanhas e nozes também.

Mastigar direito

Sim! Parece bobo mas é algo extremamente importante. Afinal hoje em dia comemos no piloto automático e muitas vezes não prestamos atenção no que estamos comendo. Comemos assistindo TV, mexendo no celular e etc, eu pratico o mindful eating (comer consciente ou comer com atenção plena). Para isso, mastigue bem os alimentos, prestando atenção nas cores, sabores e texturas.

Chás

Existem tipos de chás e fitoterápicos que podem ajudar a acalmar os nervos, são eles: mulungu, passiflora, camomila, capim limão, entre outros.

Mas atenção: sempre procure um profissional da área da saúde para prescrever o melhor tipo de chá ou fitoterápico de acordo com a sua necessidade. Não é porque é natural que não terá contraindicação ou efeitos colaterais, certo?

Mas me conta aqui nos comentários, vocês sofrem com ansiedade? Querem saber mais como a nutrição pode ajudar vocês com isso? Entre em contato pelo meu Instagram aqui abaixo.

(Visited 37 times, 1 visits today)

Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar

MAIS MATÉRIAS INTERESSANTES