Embora nós, mulherões, sejamos mais da metade da população brasileira, apenas 37,7% dos cargos de gerência são ocupados por mulheres. Este não é o caso do Banco Bmg, que é liderado por Ana Karina Bortoni Dias, única mulher CEO de um banco brasileiro com capital aberto, eleita a “CEO do Ano” pela Consumidor Moderno, em 2021, e capa da edição “Mulheres de Sucesso” da Forbes, em 2022, e que tem investido para que mais mulheres ocupem cargos gerenciais na empresa.
Para que mais mulheres alcancem cargos de liderança, o Bmg lançou o Catálise, programa de aceleração de carreira para colaboradoras do banco.
“O Catálise tem como objetivo ampliar a participação feminina, em especial, no ambiente corporativo e prepará-las para assumir posições de liderança no futuro. Todo conhecimento, dicas e mentoria que nossas colaboradoras receberão, vão funcionar como catalisadores da transformação do talento que elas já possuem, para que estejam aptas a abraçar novos desafios, crescer e serem protagonistas de suas carreiras”, explica Rosana Aguiar, gerente Executiva de ESG, Diversidade e Transformação Organizacional do Bmg.
Ao todo, até 130 colaboradoras do Bmg poderão participar do programa. Para isso, elas precisam atender a alguns requisitos de performance e ocuparem cargos de analista, coordenadora ou especialista.
O ecossistema do programa inclui habilidades e comportamentos aceleradores de carreiras, base sólida sobre os negócios e o mercado financeiro e bancário e, por fim, a participação como mentora e mentorada, interagindo, aprendendo e ensinando outras profissionais do banco, num processo de retroalimentação do ecossistema Bmg para transformar.
Todas as colaboradoras inscritas terão acesso por um ano à plataforma digital Todas Group, desenvolvida para disponibilizar uma trilha de conhecimento com base nas habilidades de mulheres de sucesso e impulsionar jornadas profissionais femininas. Além disso, 35 delas serão selecionadas para mentoria técnica sobre finanças na Saint Paul Escola de Negócios.
“Com o Catálise, esperamos desenvolver habilidades fundamentais de liderança em nossas colaboradoras, em busca de um Banco cada vez mais igualitário e diverso. Dessa maneira, contribuiremos não só com a construção de uma sociedade mais justa para todos, mas também nos tornaremos uma empresa mais competitiva, inovativa e disruptiva, e que, consequentemente, gera mais valor para nossos clientes, colaboradores e acionistas”, afirma Daniel Pavelec, Diretor de Transformação do Bmg.
Além dos programas voltados para lideranças femininas dentro da empresa, o Bmg também apoia iniciativas do futebol feminino. Atualmente, o banco é patrocinador da Nossa Arena, espaço em São Paulo destinado exclusivamente para a prática do esporte por mulheres. A Nossa Arena fica na Rua sem saída, 200 Acesso pela, Av. Nicolas Boer, 100 – Parque Industrial Tomas Edson, bairro da Barra Funda.
esq. para dir.: Milene Domingues (ex-jogadora de futebol), Ana Karina Bortoni Dias (CEO do Bmg), Júlia Vergueiro (fundadora da Nossa Arena e CEO do Pelado Real FC) e Sarah Tonon Reis (responsável por Marketing Esportivo no Bmg)
Paulistana, criadora do Blog Mulherão. Jornalista, escritora, cronista, consultora de moda, modelo plus size, empresária, assessora para assuntos aleatórios, mulher com “m” maiúsculo, viciada em temas pertinentes ao universo feminino. Há um bom tempo gorda. Quase sem neuras. Eu disse quase, não se iludam!
Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar