30/03/2023 Carreira

Como criar um Podcast: Camila Fremder explica

E aí, mulherão, está se perguntando em cromo criar um Podcast? Poder se comunicar com seu público, por meio de um programa de rádio, super bem planejado e que pode ser ouvido por seus seguidores na hora em que eles quiserem? Muito legal, não é mesmo?

Saiba mais sobre o que é um podcast:

Camila Fremder é um exemplo de Podcaster de sucesso. Ela é escritora, roteirista de TV, influenciadora e apresentadora de podcast e comemora 4 anos de sucesso do programa “É Nóia Minha?”, que pode ser conferido no Spotify.

Convidada pelo Blog Mulherão, Camila preparou algumas dicas para quem deseja investir na carreira e criar o próprio programa de Podcast.

5 DICAS DA CAMILA PARA VOCÊ CRIAR O SEU PRÓPRIO PODCAST

1) Escolha um tema que você goste e domine

Não há segredo melhor para o sucesso do que investir em algo que você goste de verdade e com o podcast não é diferente. Sua paixão e conhecimento pelo tema escolhido gerarão identificação com seu público e são fatores decisivos para garantir engajamento.

“Escolha um tópico que tenha a ver com você e o seu universo. Certifique-se de escolher um tópico que você esteja apaixonado e que seja interessante para seu público-alvo. Isso ajuda a manter a motivação”, explica Camila.

Por exemplo, no Podcast da Camila, os entrevistados relatam suas paranóias, que podem ser tristes, sérias, polêmicas e divertidas aos olhos de terceiros.

2) Invista em bons equipamentos

“Uma das coisas mais importantes para um podcast é ter um bom áudio. Invista em um microfone legal e em um programa de edição de áudio, existem alguns ótimos e gratuitos, assim você garante que seu podcast tenha um som profissional.”

3) Planeje seu conteúdo

Agora que você já recebeu algumas dicas de como criar um podcast, atente-se ao conteúdo. “Antes de gravar, planeje o conteúdo de seu podcast. Crie um roteiro para cada episódio, incluindo um tópico principal, segmentos e convidados, se necessário”, ela explica.

4) Crie uma rotina de criação e postagem de conteúdo

Não dá para você fazer a postagem de um episódio do seu Podcast em um dia e depois passar meses sem postar um novo material. Com isso, a audiência de perde. Camila Fremder diz que consistência é fundamental.

“Consistência é importante para construir uma audiência fiel. Escolha uma programação para seus episódios, como uma vez por semana ou uma vez por mês, e siga essa programação. Dessa forma, seus ouvintes saberão quando esperar um novo episódio”

5) Promova seu podcast

A divulgação é a alma do negócio. Segundo Camila, você deve promover seu podcast em todas as plataformas disponíveis, como redes sociais, sites de podcast, blogs e outros canais relevantes.

“Crie um trailer ou teaser atraente para ajudar a atrair novos ouvintes e mantenha-se engajado com sua audiência, respondendo a perguntas e comentários”.

Sobre Camila Fremder

Camila Fremder é escritora, roteirista de TV, influenciadora e Podcaster no programa “É Nóia Minha?”. Autora de cinco livros, entre eles o bestseller “Como ter uma vida normal sendo louca” que foi adaptado para o teatro, e o mais recente, “Adulta sim, madura nem sempre” pela editora Paralela. É criadora do newsletter “Associação dos Sem Carisma” que conta com mais de 40 mil inscritos. Produz conteúdo para agências e produtoras.

Sobre o “É Nóia Minha”

Inspirado na ideia das crônicas de vida escritas pela escritora, roteirista e podcaster Camila Fremder, o Podcast “É Nóia Minha?” celebra seu aniversário de quatro anos no dia 30 de março, um marco quando pensamos em tempo de vida nesse formato de mídia. A produção atualmente soma mais de 24 milhões de inicializações e já contou com a presença de mais de 100 convidados, que compartilham suas nóias em diversas áreas de suas vidas.

O que mais chama atenção na produção é sua diversidade; seja de convidados ou de temas. O “É Nóia Minha?” se tornou palco de discussões que vão desde relacionamento, maternidade, cotidiano, até trajetória profissional – sempre com o bom humor característico de Fremder.

Entre os convidados, já participaram nomes como: Carole Crema, Anielle Franco, Maria Bopp, Dandara Pagu, Camila Coutinho, Thalita Rebouças, Ellen Milgrau, Fernanda Paes Leme, Dudu Bertholini, Gabriela Prioli, Leandro Karnal, Manu Gavassi, entre outras personalidades.

Em cada episódio são debatidas as paranoias dos convidados, que também tem a oportunidade de contar sobre sua trajetória e desafios que enfrentam em suas profissões e no cotidiano. Sem deixar de lado pautas mais sérias, o podcast se tornou também um espaço de dividir conhecimento sobre política, feminismo, causas sociais, e assim por diante.

Com dois episódios lançados semanalmente, o programa, além dos clássicos encontros com convidados, conta também o #Rapidinhas com quatro quadros fixos, que podem ou não ser interpretados apenas por Camila, são eles: Batalha de Nóias, Roleta do Unfollow, Dates Ruins e Vingança, com histórias trazidas pela audiência do programa.

Em celebração aos seus quatro anos, o Podcast “É Nóia Minha” trará, na data de aniversário, um episódio especial com a participação do marido de Camila Fremder, André Faccioli, mais conhecido como Codré, que debaterá as principais nóias da audiência com o intermédio de Rodrigo Rosner, estilista e amigo do casal.

O Podcast “É Nóia Minha” é um original do Spotify e vai ao ar na plataforma todas as segundas e quintas-feiras. Para escutar basta acessar gratuitamente sua conta via internet ou aplicativo para Android e iOS.

(Visited 139 times, 1 visits today)

Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar

MAIS MATÉRIAS INTERESSANTES