Fonte: Veja São Paulo
Com 90 quilos distribuídos em 1,65 metro de altura, a executiva Márcia Ornellas já passou por constrangimentos em shoppings. Uma vez, ao observar vitrines, foi recebida com uma frase à queima-roupa da vendedora: “Nossos modelos só vão até o 44”. Lojas de roupas estão entre os ambientes temidos por grande parte dos obesos, assim como várias situações da vida social. Para avaliar como são tratados e atendidos, VEJA SÃO PAULO convidou a executiva Márcia, o designer Roberto Labate, também acima do peso, e um casal dentro das medidas para um teste ao redor da metrópole. As duas duplas percorreram mais de vinte endereços na capital para checar possíveis diferenças no atendimento.
DUPLA 1
Elena Mesa Marquez ■ Profissão: compradora técnica de uma empresa multinacional do ramo automotivo ■ Idade: 29 anos ■ Altura: 1,75 metro ■ Peso: 63 quilos ■ Manequim: 38
Marcelo Alves Germano ■ Profissão: gerente financeiro da SP Escola de Teatro ■ Idade: 27 anos ■ Altura: 1,75 metro ■ Peso: 71 quilos ■ Manequim: 40
DUPLA 2
Márcia Ornellas ■ Profissão: executiva de uma multinacional farmacêutica e modelo plus size ■ Idade: 39 anos ■ Altura: 1,65 metro ■ Peso: 90 quilos ■ Manequim: 48
Roberto Labate ■ Profissão: designer e empresário. Já fotografou para o catálogo de lojas GG, como Kauê ■ Idade: 31 anos ■ Altura: 1,80 metro ■ Peso: 112 quilos ■ Manequim: 50
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PRIMEIRA PARADA: LOJAS DE ROUPAS Duplas só entraram em locais que não teriam peças da numeração de Márcia e Roberto
RUA OSCAR FREIRE E ARREDORES Carmin, Track and Field, Tufi Duek e Planet Girls — Os funcionários foram simpáticos e trataram os quatro com atenção semelhante Avaliação: atendimento bom
Carlos Miele — A dupla GG chegou primeiro. A vendedora foi formal, explicou que a numeração é limitada e logo deixou Márcia de lado para atender Elena, que ouviu a funcionária tomar um sermão de sua superiora: “Quando for assim, não perca tempo. Avise qual é a numeração e atenda o outro casal”. À reportagem, a empresa disse que “lamenta o ocorrido” e que agirá para que ele não se repita Avaliação: atendimento ruim
SHOPPING FREI CANECA Hering — Os atendentes exageraram ao insistir em elogiar o caimento de roupas apertadas para Márcia e Roberto Avaliação: atendimento razoável
Simulassão — A vendedora mostrou as maiores peças, mas não forçou a barra quando viu que não serviam Avaliação: atendimento bom
Calvin Klein — Após ver que não havia nada para Roberto, o vendedor o trocou por Marcelo. Com Márcia, foi pior: a vendedora sumiu. “Deve estar esperando eu ir embora”, disse a executiva. A grife declarou que as próximas coleções terão numeração até 50 Avaliação: atendimento ruim
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SEGUNDA PARADA: BALADAS DA MODA Glamourosas, caras e conhecidas pelas hostesses implacáveis com quem está malvestido, as casas noturnas Disco, Mynt e B4 (essa última considerada “pré-balada”), todas na Zona Oeste, receberam os dois pares da mesma maneira. Os funcionários foram simpáticos, apresentaram os preços da noite e convidaram todos para conhecer o interior da casa Avaliação: atendimento bom
TERCEIRA PARADA: ACADEMIAS DE GINÁSTICA Para esse item do teste, Márcia e Roberto foram juntos a três academias: a Bio Ritmo da Avenida Paulista, a Runner de Moema e a Body Company, na Vila Mariana. Em todas elas, houve um tour para conhecer as dependências e uma apresentação de diversos pacotes. Obesos eram exceção entre os frequentadores, mas os atendentes insistiram em dizer que recebem gente de diversos perfis e que seus programas de emagrecimento são eficientes Avaliação: atendimento bom
QUARTA PARADA: SELEÇÃO DE EMPREGO Elena e Márcia visitaram algumas das lojas do Shopping Villa-Lobos com vagas fixas e temporárias para vendedoras
Colcci — Foi o maior contraste entre os locais visitados. Márcia odiou: “confirmaram que tinha vaga, mas ninguém sorriu e uma moça me olhou dos pés à cabeça com hostilidade”, disse. Elena adorou: “Quando pedi informações, um vendedor interveio e chamou o gerente, que disse que eu era o perfil procurado”. Avaliação: atendimento ruim
Animale, TNG, Forum, M. Officer e Le Lis Blanc — Funcionários atenciosos esclareceram para as duas os trâmites da seleção para a equipe de vendas Avaliação: atendimento bom
Osklen — para Márcia, disseram que o recebimento de currículos para vendas havia se encerrado e sugeriram a vaga de estoquista. Já Elena foi atendida pelo gerente, que afirmou que poderia tentar encaixá-la direto nas entrevistas Avaliação: atendimento ruim
Paulistana, criadora do Blog Mulherão. Jornalista, escritora, cronista, consultora de moda, modelo plus size, empresária, assessora para assuntos aleatórios, mulher com “m” maiúsculo, viciada em temas pertinentes ao universo feminino. Há um bom tempo gorda. Quase sem neuras. Eu disse quase, não se iludam!
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