01/03/2010 Bullying e Preconceito

Mulherão internacional: Plus Size em Portugal

Por Lane Ferreira

Olá meninas, é com muito orgulho que escrevo pela primeira vez para o Mulherão, o blog que se tornou referência em minha vida.
Sou natural de São Luís do Maranhão, mas moro há 4 anos no Porto, Portugal. Em toda minha adolescência fui gordinha, com problemas de auto-estima, sempre ouvia frases típicas como: “você tem uma rosto tão lindo, SE emagrecesse, SE…SE…SE… o SE ainda mandou em minha vida por muito tempo…”.

Mesmo com toda falta de confiança, ou mesmo por causa disso, encontrei meu marido pela internet, porque assim ele viu em primeiro lugar o que eu era de verdade, se apaixonou e esta apaixonado até hoje.

Deixei o SE de lado pela primeira vez na vida e vim com meu marido para Portugal, com mais inseguranças e medos, onde tudo é diferente, comportamento, moda, comida, educação, habitações, língua que apesar de ser a mesma língua-mãe têm imensas diferenças, tanto que o português que nós falamos aqui é chamado de BRASILEIRO!!
Como já tinha problemas em encontrar roupa no Brasil, foi muito mais assustador encontrar em Portugal. Não sabia o que vestiam aqui, sentia que todas eram mais chiques do que eu.

Preconceito contra mulheres acima do peso em Portugal

Aqui em Portugal, o preconceito com o excesso de peso é muito cruel. As lojas resumem suas coleções até o 38 e ponto final. Até parece que têm vergonha que uma pessoa que vista o 46, assim como eu, use uma peça sua. As grandes marcas e grifes excluem qualquer pessoa que esteja fora do padrão europeu. Padrão esse muito mais severo que o brasileiro. A mulher européia é muito mais fina e sem curvas e entrar nesse modelo é muito mais dificil.

A grande maioria das brasileiras que moram aqui e as portuguesas nem sabem o que é moda plus size (raras excessões!), até parece que estou a contar uma piada por dizer que existe moda pra gordinhas. Para as pessoas de mais idade isso é quase inconcebível.

Então, depois de conhecer o Blog Mulherão, tomei coragem para mostrar para esse país pequenino que nós, mulherões, temos os mesmos direitos e que nosso dinheiro é igual ao de todas as outras mulheres e que nós que usamos tamanhos maiores temos vaidade e precisamos nos sentir valorizadas.

O grande problema está mesmo na nossa cabeça. Costumamos nos moldar para mostrar às outras mulheres como estamos mais magras e nos esquecemos que a grande maioria dos homens gosta de curvas, gosta de pegar e de sentir a mulher com quem estão.

Onde comprar roupas em Portugal?

Não adianta procurar para comprar roupa Plus Size em Portugal. As lojas que vendem tamanho grande se resumem a três: C&A, El Corte Inglês e H&M (que gosto em particular). Algumas vezes podemos encontrar algumas peças 44 na ZARA e, pelo meu conhecimento, existe pelo menos uma loja especializada em moda Plus Size que fica em Portimão, mas como ainda não a visitei, não posso dar opiniões.

Mas preparem-se! Vou trazer algumas dicas de moda diretamente de Portugal e algumas novidades para vocês.

Estou muito orgulhosa com o sucesso do blog MULHERÃO, pelo sucesso da Renata e dos todos os seus parceiros nesta jornada, fico muito orgulhosa porque essa vitória é nossa, todas as mulheres que se sentiam excluídas de alguma forma.

Contamos com o vosso apoio, das leitoras desse blog para fazer Portugal ver o que há de melhor nas mulheres de verdade. O primeiro passo já foi dado, vamos fazer-nos ouvir e fica aqui prometido o Dia De Modelo de Portugal!

(Visited 908 times, 1 visits today)

Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar

MAIS MATÉRIAS INTERESSANTES