Por Fabiana Camillo
Texto gentilmente roubado, daqui.
É com muito prazer e admiração que hoje apresento este post, pois pela primeira vez vejo as modelos se unirem em um NÃO super coletivo. Na quinta- feira, dia 17, recebi um email me convidando para participar do programa Pânico na tv, confesso que sou fã das brincadeiras e bobagens que fazem. Porém não comigo!!! Ao ler a pauta falava que eles queriam modelos GG para um desfile de maiô e canga para homenagear o Ronaldinho Fenômeno por sua aposentadoria. Ops… mas espera aí, que homenagem pode ser feita no Pânico e que tenha mulheres gordas envolvidas? Conhecendo muito bem o tipo de humor é claro que a minha resposta foi negativa de imediato.
Primeiro qualquer admirador de esportes e principalmente de futebol não seria conivente com uma brincadeira que pudesse ofender um atleta da equivalência de Ronaldo. E eu sendo essa amante que sou do talento desse astro do futebol jamais ridicularizaria um mito. Pensei também é claro na construção da minha carreira que vem sendo feita com seriedade e muito profissionalismo, correr o risco de ser exposta de forma negativa em um programa de tamanha audiência desnecessariamente não passou pela minha cabeça.
Quem acompanha meu blog ou me conhece pessoalmente sabe o quanto sou engajada na causa Valorização das modelos Plus Size, falo sem nenhum pudor para que não aceitem qualquer trabalho, que job é pago e que não devem se jogar em qualquer coisa só com o intuito de se promover, porque uma imagem mal trabalhada acaba com uma carreira que nem começou.
Enfim, depois do email mencionado recebi mais outros três e duas ligações. Já era domingo de manhã e ainda estava recebendo convites para o job, fiquei intrigada com a insistência e logo passou a minha cabeça que estavam tendo dificuldade em encontrar garotas para tal trabalho. Curiosa como sou, comecei a ligar e mandar mensagens para modelos que vejo como boas referências para saber se receberam a mesma proposta e se aceitaram… Dessas não foi de se estranhar, não aceitaram da mesma forma que eu. Não queriam essa super exposição e que poderia ser de forma ofensiva, mas o que me deixou mesmo de queixo caído foi ver que modelos iniciantes e que normalmente tem fama de pegar tudo também recusaram.
Começo a acreditar que o pessoal está pegando o espírito da coisa, a nossa união mostrará para o mercado que trabalhamos de forma séria e queremos ser valorizadas. Que não é qualquer aparição na tv que nos encanta os olhos e que ninguém quer se expor ao ridículo. Para isso existem atores que sabem criar personagens e podem atender as expectativas de qualquer produção. Nós modelos somos a imagem do que é belo, independente da forma, da curva, do peso e dos conceitos.
Por isso hoje tiro meu chapéu e dou parabéns para todas as modelos que souberam ter discernimento para a valorização e crescimento da nossa categoria, pois suas escolhas refletiram indiretamente na de outras modelos.
OBS: Não faço crítica as que foram, mas se nenhuma tivesse aceitado seria ainda melhor!!!
Paulistana, criadora do Blog Mulherão. Jornalista, escritora, cronista, consultora de moda, modelo plus size, empresária, assessora para assuntos aleatórios, mulher com “m” maiúsculo, viciada em temas pertinentes ao universo feminino. Há um bom tempo gorda. Quase sem neuras. Eu disse quase, não se iludam!
Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar