Por Renata Poskus Vaz
Sim, é isso mesmo o que você acabou de ler. A Revista Glamour publicou um manual de autoajuda das férias. A matéria está disponível também na internet, que você pode ler clicando aqui.
Um dos trechos que me deixou de queixo gordo caído foi o seguinte:
”
Como ser uma vencedora na praia quando a dieta não funcionou:
• Invista em caftãs enormes e estampados. Além de ficar moderna tipo o Dudu Bertholini – e é muito chique ser moderna na praia –, você se passa por rica do resort, que prefere tomar sol na piscina e dar pinta na praia só para ver quem está por lá.
• Enturme-se com crianças e fique o tempo todo fazendo castelinhos de areia com elas usando um vestidinho leve. Se sentir muito calor, peça para uma das criancinhas encher um balde de água e jogar em você, mas se o calor não passar, faça os pequenos cavarem um buraco e te enterrarem. Só com a cabeça para fora da areia, ninguém percebe que você ganhou uns quilinhos, além de ser a tia mais legal da praia.
“
Isso mesmo! Aquela velha ideia preconceituosa de que se sua dieta falhou (ou se simplesmente você não fez dieta nenhuma o ano todo) não pode se exibir em um biquininho e tem que ficar lá, escondida, com vergonha, como se fosse uma criminosa. Eu espero que tenha sido uma piada das colunistas Camila Fremder e Jana Rosa. Mas essa, que é a melhor das hipóteses, ainda é uma brincadeira muito de mal gosto.
Sabe porque fiquei puta decepcionada ? A Glamour sempre dá essas bolas foras. Recentemente publicou uma matéria endeuzando a magreza anoréxica de uma modelo. Depois se retratou, reeditou a matéria. Vez ou outra ela se redime postando matérias de autoestima (quase sempre são matérias publicadas nas revistas Glamour de fora e traduzidas para o português, não matérias feitas pela redação brasileira).
Jana Rosa, uma das autoras deste texto da Glamour é uma menina magra, blogueira, que integrou uma famosa rede de blogueiras de moda hoje milionárias. Já teve programa na MTV e já fez matérias no nosso Fashion Weekend Plus Size.
Eu evito ao máximo falar sobre a beleza de mulheres magras. Acho que beleza é igual fiofó, cada um tem a sua. Porém, diante do exposto e até mesmo para justificar o quanto essa matéria é perigosa, afirmo que a magreza de Jana Rosa é tão excessiva e potencialmente prejudicial para a saúde dela quanto a obesidade de muitas de minhas leitoras. Ou seja, mesmo que existisse um manual de beleza para se enfrentar a praia neste verão, que tivéssemos que seguir um padrão, Jana Rosa estaria bem longe dele.
Foto: Jana Rosa/ Facebook
A pergunta que fica é como a editora da revista Glamour permite uma publicação dessas e como a Globo permite que isso aconteça em uma de suas publicações.
Milhares de mulheres compram revistas femininas na esperança de encontrar conforto e dicas realmente aplicáveis em suas vidas. Sugerir que uma mulher cave um buraco na areia para se refrescar é uma agressão sem tamanho. Precisamos estimular que as mulheres, sejam gordas ou magras, sintam-se bem consigo mesmas e sejam felizes em qualquer lugar.
Se sugerir esse tipo de coisa para leitoras é ter Glamour, eu prefiro minha vida eterna e pobrinha na Freguesia do Ó.
Postei o print da revista no Facebook e espero que comentem lá também, ok?
Clique aqui e vá para o Facebook.
update: a autora Jana Rosa, pediu que eu publicasse a seguinte nota:
Sei que não adianta eu explicar muitas vezes que o texto é um deboche e que inclusive fiz a piada pensando em mim e nas minha inseguranças, a fúria da internet é maior que isso e ninguém vai querer saber qual foi a verdadeira intenção das autoras, se podem simplesmente nos xingar e ofender.
Todas as dicas e títulos são absurdos, justamente com a ideia das pessoas fazerem o contrário, mas talvez não tenha ficado claro no texto de abertura que era uma ironia e por isso causou tanta comoção.
Então só me resta pedir muitas desculpas pela piada mal entendida e garantir para todas as gordas e gordinhas do Brasil que quando eu escrevi eu estava falando de mim e não de vocês, afinal quem sou eu pra pagar de magra malvada se nem magra sou.
Entendam que foi uma brincadeira que foi interpretada como mau gosto por vocês, o que posso fazer é pedir perdão e aprender com esse erro.
Dedico esse comunicado aos blogs Blog Mulherão e Entre Topetes e Vinis que fizeram posts indignados sobre a matéria, posso garantir que sou a pessoa menos preconceituosa que existe e se assinei a matéria foi porque a piada pareceu engraçada e bobinha na hora.
Gente, eu não quero confusão, o que posso fazer é isso, pedir desculpas.
Cada um tem que se aceitar do jeito que é, tenho muito o que aprender com vocês.
De coração e com toda a humildade
Jana
Paulistana, criadora do Blog Mulherão. Jornalista, escritora, cronista, consultora de moda, modelo plus size, empresária, assessora para assuntos aleatórios, mulher com “m” maiúsculo, viciada em temas pertinentes ao universo feminino. Há um bom tempo gorda. Quase sem neuras. Eu disse quase, não se iludam!
Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar