Eu e Simone
Por Renata Poskus Vaz
Conforme a Simone Fiuza contou aqui no Blog Mulherão, desde a quinta-feira passada estamos no Spa Jardim da Serra, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.
Uma coisa que sempre me perguntam é se o SPA surte bons efeitos para quem deseja emagrecer.
1) Spa é para emagrecer?
Não. SPA está mais relacionado à saúde física e mental do que ao emagrecimento. A idéia é equilibrar as energias, com uma alimentação de qualidade, relaxando, dormindo bem, fazendo massagens e exercícios físicos. Nada com exagero. O emagrecimento é uma consequência dessa mudança positiva de hábitos. Então, não dá para esperar entrar em um SPA e emagrecer 10 Kg em 1 semana. Isso não existe. Emagrecimentos rápidos e exagerados normalmente são frutos de restrições alimentares severas, desequilibradas que não existem em SPAs.
2) Quanto é possível emagrecer em um SPA?
Isso varia muito, de organismo para organismo. O que percebi, nesta minha terceira experiência em SPA, é que pessoas mais gordinhas eociosas e que tem mais peso a perder, costumam emagrecer mais do que pessoas mais magras, que estão mais próximo do peso ideal.
Quando você chega no SPA será indagado se deseja apenas relaxar ou também se exercitar e inciar uma dieta restritiva. Você escolhe. Aqui no SPA onde estou existem dietas de 600, 800, 1000, 1200 e 1700 calorias por dia. Eu escolhi a de 800, mas ontem passei fome no almoço e pedi para aumentarem para a de 1000 calorias.
Há pessoas que escolhem a dieta de 1200 calorias e emagrecem 3 Kg em 1 semana sem fazer exercícios físicos e outras que fazem uma dieta de 600, exercícios físicos e perdem 2 Kg. Tudo depende do metabolismo do indivíduo.
Porém, em uma dieta de 800 a 1200 calorias, em média, fazendo exercícios leves, é possível perder cerca de 300g por dia no SPA. Ou seja, em 7 dias uma média de 2 Kg.
3) No SPA vão me pressionar a emagrecer?
Existem SPAs linhas dura, conhecidos como Spas médicos. Muita gente que opta por esses SPAs tem problemas graves de saúde e precisam em pouco tempo emagrecer para operar etc. Então, reza a lenda que as malas são revistadas quando se entra neste tipo de SPA.
No SPA Jardim da Serra, este que estou, as pessoas são livres para entrar e sair a hora que quiserem. Além disso, ninguém vai revistar suas malas ou pertences. Se o seu objetivo for emagrecer e você quiser se autosabotar trazendo guloseimas na bolsa, vai se sabotar, porque aqui é um SPA que lida com pessoas adultas e não com uma creche.
Ninguém te pressiona a nada. Nem mesmo a fazer exercícios. Se quiser dormir o dia todo, pode dormir. Se quiser aumentar a dieta, pode aumentar.
4) E se eu quiser emagrecer bastante?
Se a sua meta for emagrecer bastante, sem pressa, o SPA é uma boa pedida, mas para isso seria preciso ficar um bom período no SPA (e ter um dimdim guardado também, pois não é baratinho não).
Além disso, você tem que se dedicar (tomar bastante água, fazer muitos exercícios físicos com dedicação). Aqui, por exemplo, a Simone Fiuza emagreceu em 4 dias mais do que uma outra paciente emagreceu em 15. Mas isso porque a Simone optou pela menor dieta e faz mais de 5 atividades aeróbicas por dia. Milagres não caem do céu, mas a vantagem do SPA é que ele te reeduca a levar uma vida mais saudável em sua casa, podendo continuar a dieta e os exercícios físicos lá fora. SPA não pode ser uma muleta, tem que ser o empurrãozinho. E tudo isso você alinhará com a nutricionista e o educador físico do SPA.
Bom, mulherões, vou ficando por aqui porque amanhã tenho mais um dia de malhacao pela frente. Um beijão!
Paulistana, criadora do Blog Mulherão. Jornalista, escritora, cronista, consultora de moda, modelo plus size, empresária, assessora para assuntos aleatórios, mulher com “m” maiúsculo, viciada em temas pertinentes ao universo feminino. Há um bom tempo gorda. Quase sem neuras. Eu disse quase, não se iludam!
Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar