Por Renata Poskus Vaz
“Tudo bem ser jornalista e preta, desde que ela não faça sucesso e não ocupe o lugar de uma mulher branca no Jornal Nacional”. Péssima, cruel, desumana, racista e nojenta essa frase, não? Mas infelizmente é assim que pensam milhares de pessoas.
Fingem que não são racistas, mas quando enxergam uma pessoa negra se destacando, destilam todo o seu ódio.
Nesta tarde, a jornalista Maria Júlia Coutinho, conhecida como Maju, que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional, da Rede Globo, foi alvo de racismo no Facebook. Em uma publicação que falava da previsão do tempo, com a foto da Maju, recebeu mais de 7 mil comentários, muitos com injúrias raciais à jornalista.
Foi triste ver entre os comentários, a jornalista sendo chamada de “macaca”, “puta africana”, “vagabunda”, entre outras agressões. Criminosos usando perfis fakes para revelar o pior de si e tentar acabar com a moral e dignidade de outro ser humano.
Após a repercussão do caso, a postagem recebeu diversos comentários apoiando Maju e defendendo que os comentários preconceituosos fossem denunciados. O comentário mais curtido no fim da tarde de sexta dizia: “Acabo de fazer um print de todos os comentários dessa postagem e irei levá-lo às autoridades cabíveis. Racismo é crime.”
No vídeo divulgado pelo Jornal Nacional no fim da tarde de sexta, Bonner diz:
A hashtag #SomosTodosMajuCoutinho já está em primeiro lugar nos trending topics brasileiros no Twitter. O vídeo publicado pelo JN já tem 30 mil curtidas e 10 mil compartilhamentos. A assessoria de imprensa da Rede Globo informou que Maju não vai conceder entrevistas sobre o assunto, e a emissora discute internamente se vai emitir ou não uma nota oficial sobre o caso.
Paulistana, criadora do Blog Mulherão. Jornalista, escritora, cronista, consultora de moda, modelo plus size, empresária, assessora para assuntos aleatórios, mulher com “m” maiúsculo, viciada em temas pertinentes ao universo feminino. Há um bom tempo gorda. Quase sem neuras. Eu disse quase, não se iludam!
Quer trocar relatos de experiências sexuais e tirar dúvidas com outras mulheres gordas? Entre no GRUPO SECRETO DO MULHERÃO, no Facebook, com entrada permitida apenas para mulheres: Clique aqui para acessar